Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um equipamento bivolt automático , funcionaria em uma rede 220 Monofásica ?

Ou seja uma bobina de trafo 220v bifásica funciona com uma 220v monofásica?

• J.Augusto F alterou o título para Bobina de trafo 220v bifásica funciona com uma 220v monofásica?
  • Membro VIP
Postado

O trafo tá nem aí pra mono ou bi. Ele não discrimina fase nem neutro. O que ele quer é que lhe seja aplicado 220Vac. Na sua...

13 horas atrás, mateus7 disse:

bobina

🙂

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
3 horas atrás, mateus7 disse:

@.if entendo ,porém vai funcionar normalmente?

Se o trafo é 220V. 

Mediu a instalação elétrica com um multímetro e tem 220V. 

Então tem tudo pra funcionar. 

Em tempo.... 

Recentemente comprei um fogão elétrico de indução. A instalação que veio indicando no manual e na traseira do fogão era assim:

images?q=tbn:ANd9GcRc6u10PQHKXNzDKcHfUeo

E também assim:

images?q=tbn:ANd9GcRVJ4piIf_xIYgAR_oRRnn

Logo vi que no meu padrão de energia, nenhuma dessas instalações combina. 

Na primeira opção, o fogão recebe 220V entre fase e neutro. 

Na segunda, temos uma instalação onde as fases são separadas, creio eu que o fogão tenha dois circuitos independentes e assim possa dividir melhor a corrente. 

O jeito foi fazer um misto das duas instalações. Meu 220V aparece entre duas fases, mas com isso o aparelho não se importa. O importante é a tensão. 

Então coloquei um disjuntor bipolar de 32A igual ao segundo esquema, mas com uma das fases ligadas no borne de neutro do fogão. 

A outra fase nos dois bornes de fase mesmo. 

Fiquei com vontade de registrar isso, pois não há muita informação sobre isso já Internet. 

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Tudo bem , pelo visto a rede de energia pra alimentação de um equipamento que pede 220vca ,pode ser ,220vca monofásico, ou bifásico ele funcionaria igual .
Deve mudar somente o fluxo de corrente no transformador tipo 220 bifásico são defasado 120grau uma fase da outra , 220 manofásico, vai estar defasado 120grau em relação fase/neutro. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...