Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal,

Venho por meio deste post para levantar uma questão que me surgiu em uma conversa com alguns "técnicos" de informática da minha cidade.

Em novembro de 2023 montei meu PC em uma loja da minha cidade, na época, eu sabia apenas o básico do básico sobre peças e componentes de PC, por isso recorri a essa loja (e eu não conhecia o CdH), então eles montaram uma configuração com base nas minhas necessidades (estudar e jogar), não que meu PC seja ruim, mas pelo valor que paguei acredito que eu poderia ter conseguido algo muito mais potente.

Depois de um tempo interagindo e tirando dúvidas aqui no fórum do CdH, pude adquirir muito conhecimento, e continuo aprendendo muito, então decidi testar os conhecimentos dos "técnicos" pedindo a opinião deles sobre um possível upgrade no meu PC, já que eu havia adquirido um monitor QHD e os jogos já não estavam rodando da forma como eu gostaria.

Disseram eles que eu poderia mudar de GPU ou aumentar a memória RAM e me deram opções: Uma RTX 4080/4080 Super ou 32GB de memória RAM. Perguntei a eles sobre a possibilidade de adquirir uma placa de vídeo da AMD e eis o comentário deles: "Processador Intel com placa de vídeo da AMD não combinam muito, é melhor pegar uma GPU da NVIDIA". Questionei eles sobre a possibilidade de futuramente mudar para a plataforma AM5 e eles disseram que era melhor ficar com o "combo Intel - NVIDIA", sai da loja sem entender muito o que aconteceu e depois me forcei a esquecer o que acabei presenciando. Essas conversas foram por volta de novembro/dezembro de 2024.

Peço aos colegas uma opinião sobre tais comentários dos ditos "profissionais" no ramo e se essa "compatibilidade" entre componentes de diferentes marcas realmente existe. 

Por exemplo: CPU AMD performa melhor com GPU AMD. CPU Intel performa melhor com GPU NVIDIA...

Agradeço desde já aos que se disporem a ler e responder.

Deus abençoe a todos! 

• CristianCDS alterou o título para Discussão sobre performance entre CPUs e GPUs Intel, AMD e NVIDIA.
Postado

Boa tarde!

Mas que absurdo! Hehehehe porém acontece...

Os melhores processadores para jogos estão na AMD, com os X3D, não que os intel sejam ruins, mas preço a preço, acredito que a AMD ganhe em processadores.

Já nas placas de vídeo, há quem prefira nVidia, pelo ray tracing ser melhor ou pelo dlss realmente ser melhor que o fsr da amd (que é o método de upscalling que fazem)

Então, pelo que vejo, não tem essa preferência de CPU Intel com Placa de vídeo da marca X ou Y, voce escolhe o que quiser hehe

Temos mais as placas de vídeo da Intel que podem vir a ser atraentes, mas ainda precisamos esperar mais um pouco para termos reviews.

Quando as placas de vídeo AMD, o FSR4, que vai vir só para as placas de vídeo Rx9070 [ e outras 9000], já deu uma boa evoluida, mas temo que será restrito as placas de vídeo novas da AMD.

E essas Rx9000, pelo que vi de notícia, virão num preço um pouco absurdo pelo que entrega. por exemplo, seria o desempenho de uma 7900 mas custando quase 50% a mais, quem vai escolher isso....

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS Até onde eu saiba não tem nenhum problema de compatibilidade entre qualquer marcar (AMD + Intel, Nvidia + AMD, Nvidia + Intel...)

Única coisa que eu sei, é que um processador AMD + GPU AMD pode te dar mais FPS por causa do SAM. Mais até onde eu saiba não tem nenhum problema, Intel + AMD.
No seu caso, pelo o que entendi, considera colocar uma GPU AMD + CPU Intel, e não teria problema nenhum no seu caso, ainda mais que o I5 14600KF é um processador muito forte.

AMD é sim melhor que intel no momento, porém isso não torna os processador da intel ruins, ainda mais quando estamos de um I5 14600KF. 

Sobre os upgrades, não acho que RTX 4080/4080s compensem. Eu esperaria a nova geração de placas de vídeo lançar, e ficaria de olho nos preços.... 
Pelo preço mesmo da RTX 4080, já é possível pegar a RX 7900 XT, com +Vram, porém menos desempenho em streams. Sem contar que ela custa quase 5 mil mais barata.

RX 7900 XT 20GB R$ 5.499,99
RTX 4080  R$9.889,95

Lembrando, essa é apenas a minha opinião, e caso deseje trocar de placa de vídeo, devemos pesquisar mais afundo, saber o que deseja fazer e estimar um orçamento.

• Curtir 3
Postado

Devem estar presos em alguma década que já passou, mas tem uma pequena parcela de verdade...

Bem AMDs tendem se sair piores em certas engines que NVIDIA/INTEL, como jogos DX11, então na teoria seria bom colocar AMD com AMD para justificar essa perda de desempenho comparado a intel/nividia em jogos DX11 ou outras engines(exceto DX12)

Aqui um post no reddit

Review Techpowerup R5 5600 se for na parte do cyberpunk pode ver que ele perde feio para processadores mais fracos, pelo esses problemas que tem com certas engines ou algum jogo especifico.

Então para contornar isso colocar AMD com AMD faria que esse problema fosse algo crônico, e na teoria não perderia desempenho, já que é o normal.

Agora se colocar Intel com GPU AMD estaria perdendo desempenho, por conta dos problemas que existem, e não atingiria o real potência de uma CPU, como 12400F + RX6600.

Então sim eles tem uma parcela de verdade, mas isso causa confusão na cabeça das pessoas, como se fosse explodir Intel+AMD, apenas resulta nessa perda de desempenho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, CristianCDS disse:

CPU AMD performa melhor com GPU AMD. CPU Intel performa melhor com GPU NVIDIA...

Sim e não, AMD com AMD tem alguns recurso de driver que pode melhorar o desempenho (se não me engano), mas é questão de software e não da capacidade física em si. Assim como o DLSS da Nvidia é melhor (software melhor).

Então se não for usar algum recurso específico, é indiferente.

1 minuto atrás, Obama1617 disse:

Única coisa que eu sei, é que um processador AMD + GPU AMD pode te dar mais FPS por causa do SAM.

Se não me engano o desempenho não mudou muito, só ficou mais fluído. O Resizable bar sem o SAM senti um leve inuput lag no COD (pode ser problema o jogo, provavelmente é).

• Curtir 3
Postado

@CristianCDS Nunca vi nada confirmando isso de um combo de cpu e gpu ser melhor por ser da mesma marca, logo pra mim não é um argumento válido (Mas sla né, vai que é vdd e tem alguma tecnologia específica que pouca gente conhece e que prova o contrário). E sinceramente, mesmo que fosse verdade, não vejo muito motivo para levar isso em consideração, uma vez que na hora de montar sua máquina você vai olhar o desempenho bruto das peças e os benchmarks das mesmas, e só então escolher o produto que você irá comprar com base nos resultados e preço.

• Curtir 1
Postado

Já usei placa-mãe Intel com processador AMD e placa de vídeo ATI. E consegui fazer tudo funcionar. Numa época em que os padrões ainda não estavam bem implementados. Imagina hoje. Acho melhor procurar outros técnicos pois estes ai estão muito enviesados. 

• Curtir 2
Postado

@Rodrigo J Polette @Obama1617 @Banunin @Pedroou @Pedro Math.pi @Davi Labre @Kleber Peters

Agradeço a todos pelas respostas!

29 minutos atrás, Obama1617 disse:

Única coisa que eu sei, é que um processador AMD + GPU AMD pode te dar mais FPS por causa do SAM. Mais até onde eu saiba não tem nenhum problema, Intel + AMD.

28 minutos atrás, Banunin disse:

Bem AMDs tendem se sair piores em certas engines que NVIDIA/INTEL, como jogos DX11, então na teoria seria bom colocar AMD com AMD para justificar essa perda de desempenho comparado a intel/nividia em jogos DX11 ou outras engines(exceto DX12)

27 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim e não, AMD com AMD tem alguns recurso de driver que pode melhorar o desempenho (se não me engano), mas é questão de software e não da capacidade física em si. Assim como o DLSS da Nvidia é melhor (software melhor).

Comentários marcados que sanaram minhas dúvidas. 👆

Agora, dando uma resposta geral, não tenho interesse em nenhum recurso específico de nenhuma das GPUs da AMD e NVIDIA, não irei fazer streaming e não pretendo usufruir 100% da capacidade do CPU e GPU (não sei nem se consigo fazer isso) que, pelo o que eu entendi, colocando diferentes marcas vá afetar muito a minha experiência, apenas quero poder jogar tranquilamente meus jogos na sua melhor qualidade e ter a melhor experiência possível neles, aproveitando a qualidade do meu monitor junto a isso, por que é triste você comprar um jogo caro e ter que se submeter a gráficos massinha ou bugados por conta do hardware não suportar.

Por um lado, as placas da AMD possuem maior longevidade e custo-benefício, mas as da NVIDIA possui um software melhor e é mais compatível com a maioria dos sistemas (questão de drivers também), porém peca em questão de longevidade e custo-benefício.

Sobre a recomendação da RTX 4080/4080 Super dos "técnicos", está longe do meu orçamento e da minha necessidade. Há algum tempo eu pedi opiniões sobre essa questão e cai na RTX 4070 Super que estava em seus R$ 3.900-4.500, mas, atualmente o cenário mudou e aguardo os novos lançamentos das duas marcas para pode pensar novamente nessa questão.

Finalizando, não considerarei mais as opiniões desses "técnicos" da minha cidade, percebo que, não é de hoje, eles não visam o melhor pro cliente e sim para si mesmos, mas com essa foi a gota d'água. 

Agradeço, novamente, todos os colegas que responderam!

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, CristianCDS disse:

não considerarei mais as opiniões desses "técnicos" da minha cidade

Geralmente trabalham com hardwares defasados e na manutenção, acabam não acompanhando todos os lançamentos e novidades. Não quer dizer que são ruins, podem fazer soldas e reparos de muito boa qualidade, só não conhecem o cenário atual.

A Nvidia tem um problema bem grande, a RTX 4060 e 4060 TI com seus 8gb são pouco, a RTX 4060 TI é muito cara. A intermediária que seria a RTX 4070 (normal mesmo, sem super e sem TI) praticamente não existe no Brasil.

Então você sai de uma placa de vídeo de entrada direto para um que é o dobro do valor.

A AMD escala menos, Tem a RX 6600 em um valor mais baixo (R$ 1.300), vem a RX 7600 (R$ 1.700) e a RX 7600 XT (R$ 2.000) e a RX 6750 XT (R$ 2.400).

Nvidia sai dá RTX 4060 (deveria custar R$ 1.800), RTX 4060 TI (deveria custa algo em torno de R$2.300) para a RTX 4070 Super (R$ 4.300 atualmente). A RTX 4060 TI 16 GiB é piada.

Nvidia não vai ser boa opção enquanto não lançar uma RTX XX60 TI/Super 12gb por volta de R$ 2.300.

• Curtir 3
Postado
20 minutos atrás, Pedroou disse:

Geralmente trabalham com hardwares defasados e na manutenção, acabam não acompanhando todos os lançamentos e novidades. Não quer dizer que são ruins, podem fazer soldas e reparos de muito boa qualidade, só não conhecem o cenário atual.

O pior é que eles sempre empurram processadores Intel de "última geração", como i5 14XXX, i7 14XXX e i9 14XXX, pro pessoal que quer montar um PC para jogos, e os i3 14XXX pros usuários mais básicos e de GPU sempre NVIDIA (raramente vi montarem um PC com Ryzen ou RX), mas sempre cobrando um valor absurdo de cada peça e não aceitando hardware antigo, mas em bom estado, mesmo que por um valor raso. Como meu exemplo, meu PC, na época, saiu em torno dos R$ 10.000,00 + R$ 1.500,00 de um no-break que na realidade custa R$ 600,00. Depois de meses fui descobrindo a furada que eu me meti e nunca mais comprei com eles, apenas levo meu PC para limpeza (já que eu não tenho muito tempo para aprender isso no momento).

26 minutos atrás, Pedroou disse:

A Nvidia tem um problema bem grande, a RTX 4060 e 4060 TI com seus 8gb são pouco, a RTX 4060 TI é muito cara.

O que me surpreende é a RTX 3060 ter 12GB...

27 minutos atrás, Pedroou disse:

A intermediária que seria a RTX 4070 (normal mesmo, sem super e sem TI) praticamente não existe no Brasil.

Vejo que só existem, em sua maioria, as RTX 4070 Super, que seria uma intermediária substituindo a normal, e a RTX 4070 TI Super, que extrapola no valor, provavelmente sendo substituta da RTX 4070 TI.

29 minutos atrás, Pedroou disse:

A AMD escala menos, Tem a RX 6600 em um valor mais baixo (R$ 1.300), vem a RX 7600 (R$ 1.700) e a RX 7600 XT (R$ 2.000) e a RX 6750 XT (R$ 2.400).

Por isso estão sumindo rápido das lojas, a realidade do brasileiro é essa, NVIDIA é quase que produto PREMIUM.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, CristianCDS disse:

saiu em torno dos R$ 10.000,00 + R$ 1.500,00

🥲

5 minutos atrás, CristianCDS disse:

Realmente... O Agrtron Saiu de um RTX 4060 pra uma RTX 3060 12GB. Por causa que ele não conseguia editar com facilidade um vídeo, graças a faltam de Vram.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, CristianCDS disse:

Compensar o chip fraco, ela geralmente não passa de 10gb em jogos.

• Curtir 2
  • GabrielLV alterou o título para Compatibilidade entre Intel e AMD: mito ou verdade no mundo dos PCs?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...