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Estou em uma situação na qual há um ponto a ponto entre dois computadores por VLAN fornecido por um provedor. Ambos estão na mesma rede (ex: 192.168.105.5 e o outro 192.168.105.25) e eles conseguem realizar ping um com o outro.

Um PC possui o Windows 10 (que precisa compartilhar pastas com o outro lado) e o outro PC está com o Windows 11. O compartilhamento e visibilidade entre as redes estavam normais.

 

O PC com Windows 11 teve uma atualização e desde então apresentou erros ao acessar as pastas, acusando erro de unidade já em uso.

Como infelizmente o lado que precisa compartilhar não pode ser reiniciado por motivos de força maior (para não atrapalhar o serviço que está realizando no momento), foi tentado rever tudo refere ao serviço de compartilhamento do Windows em ambos os lados, porém só não foi realizado trocar a letra da unidade na qual teriam arquivos para compartilhar.

 

Depois tentaram realizar uma restauração do sistema, que após isto, simplesmente o PC com Windows 10 não consegue ser reconhecido na rede pelo outro lado, mesmo ainda conseguindo realizar ping entre eles e revisado vários detalhes nas questões de compartilhamento.

Gostaria de saber alguns métodos para validar se o problema seria de fato na configuração interna ou se pode ser na questão da rede, como também verificar alguns procedimentos extras que possam ter passado despercebidos.

Foi revisado as configurações avanças de compartilhamento (conferido que está com tudo habilitado em ambos os lados e sem necessidade de senha), grupo de trabalho e permissões nas pastas/arquivos que precisam ser compartilhados.

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@Lost Byte

 

Talvez o artigo abaixo ajude dar um norte com relação à esse problema de compartilhamento entre Windows 10 e 11, que tem sido recorrente aqui no fórum devo admitir:

 

https://www.linkedin.com/pulse/how-view-applied-group-policies-windows-david-schunk-vptte/

 

Acredito que se você puder alimentar o seu tópico com a saída para os comandos descritos no artigo vai atrair mais pessoas que podem ajudar e serem ajudadas também.

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Em 27/01/2025 às 19:37, Lost Byte disse:

Estou em uma situação na qual há um ponto a ponto entre dois computadores por VLAN fornecido por um provedor. Ambos estão na mesma rede (ex: 192.168.105.5 e o outro 192.168.105.25) e eles conseguem realizar ping um com o outro.

Um PC possui o Windows 10 (que precisa compartilhar pastas com o outro lado) e o outro PC está com o Windows 11. O compartilhamento e visibilidade entre as redes estavam normais.

 

O PC com Windows 11 teve uma atualização e desde então apresentou erros ao acessar as pastas, acusando erro de unidade já em uso.

Como infelizmente o lado que precisa compartilhar não pode ser reiniciado por motivos de força maior (para não atrapalhar o serviço que está realizando no momento), foi tentado rever tudo refere ao serviço de compartilhamento do Windows em ambos os lados, porém só não foi realizado trocar a letra da unidade na qual teriam arquivos para compartilhar.

 

Depois tentaram realizar uma restauração do sistema, que após isto, simplesmente o PC com Windows 10 não consegue ser reconhecido na rede pelo outro lado, mesmo ainda conseguindo realizar ping entre eles e revisado vários detalhes nas questões de compartilhamento.

Gostaria de saber alguns métodos para validar se o problema seria de fato na configuração interna ou se pode ser na questão da rede, como também verificar alguns procedimentos extras que possam ter passado despercebidos.

Foi revisado as configurações avanças de compartilhamento (conferido que está com tudo habilitado em ambos os lados e sem necessidade de senha), grupo de trabalho e permissões nas pastas/arquivos que precisam ser compartilhados.

 

por isso deixo o windows update desativado, so instalo ou ativo quando preciso de algo realmente necessario para funcionar.

 

desde o w10 tem esse problema atualiza e para alguma coisa.

 

cria um novo usuario e tenta conectar pelo \\

 

bem complicado porque tem N testes

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@Linio Alan @thiago.jj

Após realizar o nome dos dispositivos e grupo de trabalho, os 2 conseguiram se enxergarem no mesmo grupo de trabalho, porém o lado com Windows 11 ainda não conseguia acesso as pastas compartilhadas (acusou erro de ortografia e não encontrava o destino), mas o outro lado com Windows 10 conseguia normalmente.

Depois de quebrar a cabeça realizando inúmeros testes e configurações, simplesmente se resolveu após tentar utilizar a VPN Radmin reiniciando as configurações da placa de rede junto a troca do endereço IP da rede privada. 🙄

Provavelmente a configuração da VPN corrigiu algum bug/conflito no Windows 11.

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