Ir ao conteúdo

SSD M2 NVMe não é reconhecido pelo servidor Dell

Ir à solução Resolvido por Micael João Mrozinski,

Posts recomendados

Postado

Bom dia meus amigos, tenho um servidor Dell com processador i7 8700 e ele possui um HD de 1tb que está apresentado problemas. Comprei um SSD NVMe M2 PCI 4.0 1tb Kingston para substituir o HD, porém ele não é reconhecido nem pelo Diskpart e nem pela BIOS. Já tentei diversas configurações na BIOS na tentativa de reconhecer, já atualizei a BIOS, já fiz varredura de hardware pelo próprio sistema da Dell e nada deu certo... Testei em outro pc e funcionou normalmente, até formatei e atribuí uma letra, mas mesmo assim o servidor não reconhece... A Kingston não atende as ligações, a Dell não responde nenhuma de minhas perguntas pois dizem que já se passaram mais de 5 anos e não tem mais suporte, já levei nos dois técnicos aqui de minha cidade existentes e eles não sabem o motivo também... 

Dando uma pesquisada eu vi que existem SSD M.2 próprio para servidores, será que um SSD comum não é reconhecido por um servidor ou deveria dar certo?

Postado

@Micael João Mrozinski  Segundo informações da própria Dell, esse modelo de computador só aceita SSD M.2 S-ATA e com tamanho no máximo de 512GB.

Então esse é o problema no seu caso... Além de ser M.2 NVMe, que não é reconhecido na BIOS, ele tem o tamanho de 1TB.

Para funcionar esse que você comprou, você terá que usar um adaptador daqueles que você conecta o M.2 NVMe e conecta ele em um slot PCI-e.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Sobre a capacidade, não dê muita bola para as especificações da Dell (já coloquei M.2 com capacidades maiores que o "máximo" deles e sempre funcionou). O problema é a interface mesmo, como descoberto pelo @Fause :  diz lá no manual que apenas M.2 SATA é suportado.

• Curtir 1
Postado
Em 30/01/2025 às 15:16, Fause disse:

@Micael João Mrozinski  Segundo informações da própria Dell, esse modelo de computador só aceita SSD M.2 S-ATA e com tamanho no máximo de 512GB.

Então esse é o problema no seu caso... Além de ser M.2 NVMe, que não é reconhecido na BIOS, ele tem o tamanho de 1TB.

Para funcionar esse que você comprou, você terá que usar um adaptador daqueles que você conecta o M.2 NVMe e conecta ele em um slot PCI-e.

Então será que se eu comprar um adaptador M2 para pci-e dará certo para este servidor? Ou é melhor comprar um M2 sata direto?

• Membro VIP
Postado

É melhor comprar um M.2 SATA. NVMe tem o risco de, nessa máquina, mesmo num adaptador PCIe, não ser suportado pelo BIOS para inicialização, por exemplo.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Micael João Mrozinski disse:

Então será que se eu comprar um adaptador M2 para pci-e dará certo para este servidor? Ou é melhor comprar um M2 sata direto?

Meu Caro

Nem M.2 SSD NVMe e Nem M.2 SSD SATA:

Em Primeiro, o M.2 SSD NVMe NÂO tem suporte Direto pela sua Placa, como também NÂO dá suporte de Boot com Adaptador pci-e, como o Forista @Marcos FRM mencionou, porque a placa-mãe NÃO tem no BIOS as Instruções Necessárias.

No seu caso, o mais viável a fazer é comprar e Instalar um SSD SATA 3 que é Melhor e Mais Barato, com maior quantidade de Marcas/Modelos/Capacidades.

.

Quando se Instala um M.2 SSD SATA  o mesmo DESABILITA uma PORTA SATA, porque utiliza os mesmos recursos de uma Porta Sata Padrão.

Espero que tenha sido esclarecedor.

Boa Sorte

Aquele Abraço 

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, bacalhau cruzmaltino disse:

Meu Caro

Nem M.2 SSD NVMe e Nem M.2 SSD SATA:

Em Primeiro, o M.2 SSD NVMe NÂO tem suporte Direto pela sua Placa, como também NÂO dá suporte de Boot com Adaptador pci-e, como o Forista @Marcos FRM mencionou, porque a placa-mãe NÃO tem no BIOS as Instruções Necessárias.

No seu caso, o mais viável a fazer é comprar e Instalar um SSD SATA 3 que é Melhor e Mais Barato, com maior quantidade de Marcas/Modelos/Capacidades.

.

Quando se Instala um M.2 SSD SATA  o mesmo DESABILITA uma PORTA SATA, porque utiliza os mesmos recursos de uma Porta Sata Padrão.

Espero que tenha sido esclarecedor.

Boa Sorte

Aquele Abraço 

Ele tem entrada para M2 na placa sim, acredito que o M2 sata seria reconhecido, mas vou utilizar SSD sata 2.5" mesmo. É que eu queria ter mais de uma opção de armazenamento, mas vou utilizar HD externo para backups... Obrigado pela ajuda pessoal, me ajudaram demais... Amanhã a tarde irei tentar como me disseram e depois marco como resolvido caso der certo...

Postado
20 minutos atrás, Micael João Mrozinski disse:

Ele tem entrada para M2 na placa sim, acredito que o M2 sata seria reconhecido.

Meu Caro

A sua Placa tem Slot/Socket M.2 SIM, e o mesmo dá Suporte a M.2 SSD SATA SIM, o que faltou foi o seu MELHOR ENTENDIMENTO da Recomendação e Resposta que lhe dei.

Mesmo Assim,

Boa Sorte

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sugiro testar o Kingston em outra maquina e rodar o KSM do fabricante para se certificar de que não se trata de uma falsificação e assim descartar qualquer problema com o SSD.

• Curtir 1
Postado

@Pincipi boa tarde pessoal, desculpe a demora pelo retorno... O SSD M.2 NVMe que comprei não é falso... Demorei para retornar pois apenas essa madrugada que tive tempo de testar o SSD sata 3 no servidor e advinhem, também não reconheceu.

Estou começando a achar que essa mer-da só aceita armazenamentos da própria Dell, porém ligo pra lá e ele não respondem nem uma pergunta, apenas dizem que não tem mais suporte para esse modelo...

Está bem difícil aqui por que o disco fica chegando sempre a 100% de operação e começa a cair o sistema de todos os computadores conectados a rede, fazendo perder vendas e notas fiscais em execução...

• Curtir 1
Postado
Em 30/01/2025 às 12:52, Micael João Mrozinski disse:

Boa tarde, service tag: 15GWWQ2

É o modelo Inspiron

Bom dia, pelo service TAG não dá para identificar, o certo é voce passar um CPU-Z e passar o modelo da placa-mãe. Pela descrição do ocorrido parece ser o caso da BIOS só reconhecer na M.2 discos SATA M.2..

Minha sugestão, já que a situação está crítica é comprar um SSD SATA3 convencional

Entrei no site da DELL, e pela TAG identifiquei o modelo:

https://www.dell.com/support/manuals/pt-br/Inspiron-3470-desktop/inspiron_3470_setupandspecs/portas-e-conectores?guid=guid-274557af-5d26-4c61-a694-081242c7d85c&lang=pt-br

Na especificação de portas de entrada está bem claro: é para SSD SATA M.2

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Boa tarde a todos, me perdoem a demora para dar a resposta. Depois de muitas tentativas acabou dando certo com o SSD SATA 3. Eu configurei na BIOS, coloquei modo UEFI e deu certo, porém eu havia testado isso antes e não tinha dado certo, mas dessa vez deu. Enfim, problema resolvido. Obrigado a todos que dedicaram um pouco do tempo de vcs para me ajudar... Abrirei um outro tópico interessante sobre servidor, gostaria da opinião de vocês...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...