Ir ao conteúdo

Como melhorar conexão de internet em quarto longe do roteador Wi-Fi?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Meu caso é esse

Sou bem leigo em questão de internet e preciso da ajuda de vocês. Na casa onde estou morando tem internet da Claro com supostamente 500 mega. Além da internet no combo também pagam TV a cabo e telefone fixo pelo valor de 237 reais (o que acho absurdo).

A grande questão é que eu uso um PC e não posso puxar um cabo do modem para o meu quarto por questões de capricho dos donos da casa, então eu fico sujeito a utilizar a wifi plugando uma antena usb no meu pc.

Dito isso, a internet sendo de supostos 500 mega quando vou jogar jogos online (tipo CS por ex) eu fico com MS de 89 pra cima. Testei a velocidade da internet online e segundo o site estou com 166.21 Mbps de Download e 79.05 Mbps de Upload. Isso é normal? Um repetidor de sinal de WiFi iria melhorar a situação?

Alternativas que irei tomar:

Pretendo trocar a antena USB por uma antena/placa via pcie, porém ainda não sei se há espaço na minha placa-mãe já que tenho uma placa de vídeo ligada. A placa-mãe em questão: https://www.kabum.com.br/produto/115216/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-amd-am4-matx-DDR4-preto-90mb14a0-c1bay0

Pretendo também comprar um repetidor de sinal porém não sei o quanto ele melhoraria a situação.

Agora que abri os olhos dos donos da casa liguei para a claro e vamos mudar para um plano de 750 mega, sem telefone fixo e aparentemente pagando menos do que pagávamos antes.

O que acham? Alguma dica?

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Como melhorar conexão de internet em quarto longe do roteador Wi-Fi?
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Esse é o problema de casa alugada, ter que ficar restrito ao arbítrio do locador, mas mesmo assim eu acredito que você tem chances de usar cabo sem fazer quebra-quebra de nenhum tipo, usando canaletas auto-adesivas, foi o que fiz uma vez em situação semelhante, em um trecho curto de no máximo 5 metros entre o roteador e o meu PC, fora isso se fosse eu no seu lugar e considerando distâncias assim bem curtas menores de 10 metros, eu preferiria usar um cabo mesmo que fora de canaleta, tendo que colocar e tirar sempre que for jogar, do que via Wireless, que por melhor que seja o sinal dentro da sua casa terá perdas seja por inteferencias de outras redes, de outros devices na sua casa, de paredes e móveis e da própria placa tendo que compensar e retransmitir perdas sucessivas, ao meu ver no contexto de gameplay é no mínimo desestimulante o suficiente.

Mas caso esse não seja o seu caso, nem de perto, então como dito acima use dispositivos de rede Mesh que compensam essas perdas de forma mais aceitável diga-se de passagem, porém caso seus APs e roteadores não sejam ainda do tipo Mesh também a otimização de uma rede verdadeiramente Mesh se perdem um pouco.

Passe longe de qualquer solução USB para esse cenário e finalidade de games online, será pura dor de cabeça.

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
50 minutos atrás, Linio Alan disse:

mas mesmo assim eu acredito que você tem chances de usar cabo sem fazer quebra-quebra de nenhum tipo, usando canaletas auto-adesivas

Se não se importa tanto com a estética, prendi o cabo com fixa cabo e fita dupla face 3m

image.png.02e13f8c7fb7f3142b2d1bb7071067f9.png

Passei colado na quina do teto.

• Curtir 2
Postado
Em 01/02/2025 às 16:43, twigg23fkd disse:

Sou bem leigo em questão de internet e preciso da ajuda de vocês. Na casa onde estou morando tem internet da Claro com supostamente 500 mega. Além da internet no combo também pagam TV a cabo e telefone fixo pelo valor de 237 reais (o que acho absurdo).

A grande questão é que eu uso um PC e não posso puxar um cabo do modem para o meu quarto por questões de capricho dos donos da casa, então eu fico sujeito a utilizar a wifi plugando uma antena usb no meu pc.

Seu problema nada tem a ver com a internet. É apenas uma conexão de rede local, entre seu PC e o roteador.

Em relação ao "capricho dos donos da casa" lembro que casas construídas desde os anos 60 costumam ter dutos para telefone e antena de TV passando de comodo em comodo desde a entrada da casa, de onde vinham esses cabos de telefone desde décadas atrás. E pode então usar um desses dutos sem furar nada nem usar canaletas.

Em 01/02/2025 às 16:43, twigg23fkd disse:

Agora que abri os olhos dos donos da casa liguei para a claro e vamos mudar para um plano de 750 mega, sem telefone fixo e aparentemente pagando menos do que pagávamos antes.

Entenda que a conexão com a internet não é com seu PC e é compartilhada por TODOS os dispositivos ligados na rede. E 500mbps já são 62,5 megabytes por segundo e pode ser que seu PC nem consiga processar isso se acaso receber e se acaso alguém de fato enviar. E pode ser que seu jogo sequer use algo perto disso. Em muitos dos jogos boa parte do conteúdo é instalada localmente, e por isso jogos tem downloads de centenas de gigabytes às vezes. Não sei se é o caso dos jogos que usa, claro. 750 mbps já serão mais de 93 megabytes por segundo. Ter telefone fixo não muda nada. Uma ligação telefônica estará bem com menos 0,8 mbps.

Usar um repetidor não é solução se quer performance no aparelho conectado lá no fim da linha. mesh não é assim uma beleza se não puder ligar os POD via cabo para o tráfego do canal de controle --- o tal ethernet backhaul --- passar pelo cabo e não pelo mesmo wifi... 

E considere o que disse @Linio Alan pode simplesmente usar um cabo comprido quando for jogar, e a conexão wifi ruim no resto do tempo. E veja se não tem ali do lado da cama uma caixinha 4x2 para o telefone, quem sabe outra pra TV, e use. As casas antigas em isso, muitas vezes já com um fio, um par trançado de fios cinza, já dentro do duto e que passa pela casa toda. E os apartamentos modernos também...

• Curtir 3
Postado

Problema resolvido hoje. Como não havia possibilidade de puxar o cabo da sala para o meu quarto eu adquiri o wifi mesh da Claro. Um aparelho coloquei ligado ao modem e o outro coloquei no meu quarto e liguei com o cabo direto no meu pc. Agora estou com download de 710.22 Mbps.

• Curtir 3
Postado

Olha a melhor alternativa sempre e a utilizacação de cabos, porém se não for possível, vale a pena optar por repetidores mesh!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!