Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Sou leigo no assunto redes, gostaria de saber se vale a pena fazer a troca do modem fornecido pela operadora, no meu caso Claro/Net, por algum outro que faça realmente diferença no uso do dia a dia. Eu tenho sofrido diariamente quedas de internet, por uns 10 segundos eu perco a conexão e volta em seguida, ele não chega nem a mudar o ícone de rede do computador para "sem internet" mas eu sou desconectado dos aplicativos que uso e dos jogos, por isso percebo a perda de conexão. A questão seria também, se é possível fazer essa troca do modem da operadora por outro de minha propriedade, algo que ainda não tenho, mas estou disposto a investir se realmente for fazer diferença. Outra questão, eu assinei um segundo plano de internet (vivo) e comprei uma placa de rede para deixar sempre com duas conexões no computador, caso uma caia a outra me mantenha conectado. Se for possível fazer essa troca de modem, poderiam me indicar qual modem seria interessante investir, deixando de lado valores, levando em consideração que é para uso domestico (filmes, jogos, etc) ? 

image.png.bf7ead8ea49eb86c606cd485b364a2a3.png

Postado

Meu vivo fibra estava caindo assim... e fiquei muito tentado a trocar o modem. Lendo em fóruns vi que o processo não é muito complicado, mas não é simples ao ponto de ter sucesso garantido.

Acabei desistindo e simplesmente acionei a Vivo. O técnico veio, identificou perda de intensidade de sinal, refez a conexão da fibra no poste, trocou meu modem por um mais moderno e agora tudo funciona certinho por vários meses. O cara até fez o favor de deixar o equipamento em bridge (como já estava o antigo) para que eu pudesse usar o meu próprio roteador.

Enfim, acho difícil justificar a dor de cabeça associada com fazer a troca, além dos custos. Ao trocar você mesmo, está na realidade fazendo um favorzão e uma economia para a operadora.

• Curtir 2
Postado

@LucasHDR Acho que melhor que trocar o modem seria entrar em contato com a sua operadora e soliciar uma revisão domiciliar de um técnico, visto que ao contratar os serviços da operadora seja ela qual for, ela tem a obrigação de te entregar um sinal funcionando, e além disso, segundo a Anatel, as operadoras de internet devem fornecer pelo menos 80% da velocidade contratada.

Algumas das operadoras atualmente estão fornecendo roteadores bons, e que conseguem atender a necessidade de conexão do usuário, agora se talvez seu caso for problemas com alcance de sinal talvez seja interessante a utilização de um roteador dedicado junto com o modem. mas vale ressaltar, se você tiver um plano de por exemplo 25Mb, 35Mb ou 50Mb, não vai resolver muito colocar um roteador caro, digo isso pois embora atualmente a maioria das operadoras trabalham com fibra e geralmente são acima de 100mb, ainda existem planos VDSL.

• Curtir 2
Postado
18 horas atrás, LucasHDR disse:

Outra questão, eu assinei um segundo plano de internet (vivo) e comprei uma placa de rede para deixar sempre com duas conexões no computador, caso uma caia a outra me mantenha conectado. Se for possível fazer essa troca de modem, poderiam me indicar qual modem seria interessante investir, deixando de lado valores, levando em consideração que é para uso domestico (filmes, jogos, etc) ?

Qual a outra questão? Quer saber se (1) vale a pena e (2) por qual trocar? E onde entra o fato de ter contratado outro provedor?

Cai um provedor o outro entra

Esse lance de cair uma conexão e a outra manter você conectado é um tanto utópico. Numa rede local há muitas maneiras de agregar vários provedores. Muitas marcas vendem aparelhos chamados até de Load Balancers --- balanceadores de carga --- como se de fato fizessem isso, e você pode até usar um desses.

Só que não fazem isso. Antes de tudo se precisa entender como seu computador ou um aparelho desses vai entender que um provedor parou. E onde parou. Pode ser difícil de detectar, pode ter um falso positivo.

E quando "cai" um provedor ele vai derrubar, claro, todas as conexões ativas através dele. Não sei de uma maneira de passar as conexões de modo transparente para outro gateway (provedor). Vai cancelar tudo.

Se a placa de rede ou o algoritmo de balanceamento ou o dono dos modems fizer algo então todas as próximas conexões serão feitas usando o outro provedor.

Com dois provedores --- ou mais --- precisa ter algum algoritmo para distribuir as conexões entre eles. Os "balanceadores de carga" usam algoritmos elementares --- tipo round-robin por exemplo, uma simples alternância --- e vão alternado as conexões. 

Mas isso é uma bobagem. Vai balancear apenas as conexões e nunca a carga porque não tem como saber o que um dispositivo vai fazer DEPOIS de conectado.

De todo modo , a depender do sucesso do algoritmo, os usuários continuam on-line e, no caso desses LB, o algoritmo detecta a volta de um provedor e volta a distribuir conexões por ele. Só que não derrubar nenhuma conexão para passar para o novo provedor, e assim pode demorar muito para isso ser visto na rede.

No seu caso, com as duas conexões entrando no mesmo micro, pode usar um script para alternar entre um e outro provedor e usar um como primário e outro como alternativo. 

Claro que dependendo de sua paciência e conhecimento pode alternar isso, ou mesmo usar comandos como ROUTE  no Windows para forçar alguma conexão a usar certo provedor. E sua necessidade de aumentar muito a possibilidade de ter conexão com a internet vai ser atendida.  Mas nada mágico e transparente. E claro que seu computador pode ser o gateway da rede e assim alternar o uso de um ou outro provedor através dele, usando uma terceira placa de rede e outros equipamentos, mas aí seria assunto para outro tópico

Vale a pena trocar o modem da operadora?

Entenda que pode dar na mesma. Esses provedores, em especial esses gigantes, tem infraestrutura complexa e pode ser que tenha um problema entre seu roteador e o gateway DELE ou mais adiante até, na rede dos caras. Isso quer dizer que se trocar o modem vai ficar com o mesmo problema, que pode ser uma demora na renovação de DHCP do seu modem com o servidor do provedor, por exemplo.

E se tiver certo que o problema é com o modem os caras vão trocar rapidinho. E dá pra imaginar que o modem atende o necessário para uma conexão, porque tem milhões deles em uso. 

Em geral se troca isso, ou mesmo se usa o modem da operadora como ponte de rede ---  o tal modo bridge --- quando se precisa de mais recurso ou mais controle sobre a rede, já que os recursos desses aparelhos não são assim o máximo. Para um usuário doméstico pode não ser o caso.

Um exemplo do meu uso: no litoral de São Paulo, em especial no início do ano, na estação das chuvas, cai muito a energia e a rede desse provedor, CLARO, que usa os postes conhecidos por estarem lá fora na chuva. Em alguns casos --- acho que tem um timeout --- ou é algo elétrico mesmo, esse provedor volta a configuração do modem para o modo de fábrica.

Para um usuário doméstico isso raramente é problema. Mas se na sua rede tiver dispositivos como servidores de acesso remoto, servidores de acesso a câmeras, coisas assim, pode ser um desastre o aparelho voltar para a configuração de fábrica num sábado a noite quanto não tem ninguém no prédio com condição de reprogramar o infeliz. Nesses casos vale a pena deixar o modem em modo ponte e usar o seu... Esse é o meu caso lá.

• Curtir 1
Postado

Dá pra substituir numa boa, eu já não uso o modem da operadora a uns bons anos e funciona bem melhor.

Um obstáculo que você vai ter é que sua conexão é docsis. Maioria das onus são xgpon, pra usar com Fibra ótica. Nunca vi uma pra cabo coaxial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...