Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde que instalei o Windows 11 24H2 reparei que o uso de memória RAM vai inchando com o tempo. Tipo, depois de 24h de uso contínuo, somente usando um browser(Brave) 

com 13 abas e assistindo videos no Potplayer(3 instâncias abertas de cada vez) e jogando jogos antigos de vez em quando, o uso de ram, que começa com 22%, depois de 24h

passa pra 35%. 

Nesse mesmo pc uso o Windows 10 e o uso de ram é bem menor e não aumenta tanto com o tempo.

Por que isso acontece? É normal esse aumento de uso de ram?

Já desabilitei todos os serviços desnecessários que pude pra usar menos recursos e minha memória virtual coloquei em 2048 MB.

Meu pc:

CPU:FX6300
Pl. Mãe: ASUS M5A78L-M LX V2
Ram: 16GB DDR3
Pl. de Vídeo: R7 240 2GB
3 HD e 1 SSD
Fonte: Gamemax GP 650

Postado
21 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sim.

Eu já havia assistido a esse vídeo, mas uma coisa que é dita nele não acontece no meu caso, ele diz no vídeo que conforme o tempo passa, o Windows libera RAM que não está sendo 

utilizada. Se isso é verdade, por que o uso de memória RAM no meu Windows 11 fica maior com o tempo, depois de eu parar de usá-lo para dormir? Eu acordo no dia seguinte e o consumo

de ram está maior, mesmo depois de ter ficado sem usar o Windows ao dormir. Isso é o que eu não entendo.

• Moderador
Postado

@RM30 Entendendo agora como o gerenciamento funciona, é importante entender também que não dá para determinar o que está normal ou não baseado apenas na porcentagem: você precisa ver o que exatamente está consumindo mais RAM, pois isso pode ser algum recurso do Windows (e sabendo qual recurso, você conseguirá deduzir o que ele está fazendo) ou pode ser algum programa. Também não adianta sair desativando serviços ou recursos sugeridos em tutoriais por ai na internet sem saber se são eles que estão causando o problema (se é que se trata de um problema de fato).

Observe o gerenciador de tarefas, o monitor de recursos e baixe também o software process explorer para monitorar o consumo de RAM.

https://learn.microsoft.com/pt-br/sysinternals/downloads/process-explorer

Postado
14 minutos atrás, GabrielLV disse:

@RM30 Entendendo agora como o gerenciamento funciona, é importante entender também que não dá para determinar o que está normal ou não baseado apenas na porcentagem: você precisa ver o que exatamente está consumindo mais RAM, pois isso pode ser algum recurso do Windows (e sabendo qual recurso, você conseguirá deduzir o que ele está fazendo) ou pode ser algum programa. Também não adianta sair desativando serviços ou recursos sugeridos em tutoriais por ai na internet sem saber se são eles que estão causando o problema (se é que se trata de um problema de fato).

Observe o gerenciador de tarefas, o monitor de recursos e baixe também o software process explorer para monitorar o consumo de RAM.

https://learn.microsoft.com/pt-br/sysinternals/downloads/process-explorer

Eu sempre uso o Gerenciador de Tarefas pra justamente observar o que está sendo usado pra monitorar o consumo de recursos.

No meu caso, quase sempre eu uso os mesmos programas(Brave e PotPlayer) e de resto rodo alguns poucos jogos antigos de vez em quando.

O uso destes programas simplesmente vai consumindo mais RAM com o tempo por alguma razão.

Meu Gerenciador de Tarefas está quase sempre assim:

Gerenciador de Tarefas Win11 24H2_1.jpg

• Moderador
Postado
1 hora atrás, RM30 disse:

por que o uso de memória RAM no meu Windows 11 fica maior com o tempo, depois de eu parar de usá-lo para dormir? Eu acordo no dia seguinte e o consumo de ram está maior, mesmo depois de ter ficado sem usar o Windows ao dormir. Isso é o que eu não entendo.

O Windows libera memória RAM assim que a tarefa que está sendo executada é finalizada, mas como o computador ainda está inativo, ele pode alocar novamente mais arquivos para realização de mais tarefas (reveja o minuto 11:00 do vídeo).

O Windows utiliza o tempo de inatividade do PC para executar tarefas em segundo plano, como verificação de disco, desfragmentação e otimização de discos, criação de pontos de restauração, atualizações do Windows Update, sincronização de arquivos na nuvem e manutenção automática do sistema. Além disso, tarefas como a indexação de arquivos para o Windows Search e a coleta de dados de telemetria também são realizadas nesse tempo. Programas de terceiros, como antivírus e navegadores, mantêm processos ativos para varreduras de segurança, sincronização de dados e atualizações de extensões. O sistema gerencia a memória RAM de forma dinâmica, usando-a para otimizar o desempenho com recursos como o Superfetch/SysMain, que pré-carrega aplicativos usados com frequência. O aumento de 10% no uso de RAM após 24 horas é totalmente normal e não indica problema, já que o Windows libera a memória automaticamente quando necessário.

Alguns outros recursos usados durante a ociosidade:

1- Otimização de entrega (Delivery Optimization): O Windows pode usar parte da banda e da memória para enviar atualizações para outros PCs na rede local ou na internet.

2- Atualização de Drivers: O sistema busca e instala atualizações de drivers automaticamente.

3- Cache de Navegadores: Navegadores como Chrome e Edge mantêm processos em segundo plano para pré-carregar páginas e sincronizar dados.

4- Backup Automático: Execução de backups programados em serviços de nuvem ou armazenamento local.

5- Tarefas de Telemetria e Diagnóstico: Coleta de dados de desempenho para melhorar a experiência do usuário e enviar relatórios anônimos para a Microsoft.

6- Gerenciamento de Memória Virtual: Ajuste do arquivo de paginação no disco conforme a necessidade do sistema.

7- Tarefas de Limpeza Automática: Limpeza de arquivos temporários, cache e logs desnecessários para otimizar o espaço em disco.

Esses processos são normais e fazem parte do funcionamento eficiente do sistema operacional. O uso da memória RAM pode variar conforme essas atividades são realizadas, mas isso não é um sinal de problema. O importante é observar o desempenho geral da máquina, e não apenas o aumento de alguns poucos pontos de porcentagem na RAM.

image.png

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/win32/w8cookbook/automatic-maintenance

image.png

Eu realmente não vejo razão em ficar monitorando constantemente o uso de memória RAM e se preocupar com um aumento de apenas 12% em 24 horas. Você já confirmou se esse valor é reduzido depois de usar normalmente? Ou se ele está aumentando 12% a cada 24 horas? (dia 1: 24%, dia 2: 36%, dia 3: 48%, etc)?

O uso da RAM é dinâmico e varia de acordo com as tarefas em segundo plano, atualizações do sistema, processos de otimização e até mesmo atividades de aplicativos que rodam automaticamente durante a ociosidade. Isso é o comportamento esperado de qualquer sistema operacional. O Windows gerencia esses recursos de forma inteligente e libera a memória automaticamente quando necessário, sem prejudicar o funcionamento do computador.

Se o desempenho da máquina está normal, sem travamentos, lentidão ou mensagens de erro, não há motivo real para preocupação. Monitorar obsessivamente o uso da RAM por causa de pequenos aumentos acaba gerando mais ansiedade do que soluções práticas. O foco deve ser no desempenho geral do sistema e não em números isolados.

• Curtir 3
Postado

É, eu acho que deve ser isso que está acontecendo. Apesar de que eu desabilitei a maioria dos serviços e tarefas responsáveis por essa manutenção natural do Windows,

como o SysMain e manutenção/otimização automática. O Windows Update está pausado há algumas semanas e atualizações de drivers também estão desabilitadas.

Eu vou prestar atenção a partir de agora pra reparar na progressão do aumento no uso da RAM, mas o aumento do consumo de RAM, no meu caso, acontece exatamente nos 

processos do Brave e do PotPlayer, não em outros processos quaisquer.

• Moderador
Postado

@RM30 Se nós considerarmos que existe de fato um problema, e são dois programas totalmente diferentes entre si, então pode ser que essa possível falha esteja no Windows ou mesmo em algum driver.

Segue procedimentos que você pode realizar:

1- Abra um CMD como administrador e digite:

sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth & winsat formal

Esse comando (são 3 comandos na verdade) irão verificar possíveis corrupções em arquivos do sistema e as reparara automaticamente.

2- Atualize os drivers do seu computador, baixando os drivers diretamente do site da sua placa-mãe (chipset, rede, audio) e do site da placa de vídeo.

3- Instale as atualizações pendentes do Windows Update.

4- Abra o antivírus que você tiver instalado, cheque as configurações de verificação e veja se estão no nível mais alto. Se não estiver, deixe-os, e depois disso use a opção "verificação completa" para que o computador inteiro seja verificado.

• Membro VIP
Postado
Em 08/02/2025 às 19:47, RM30 disse:

É, eu acho que deve ser isso que está acontecendo. Apesar de que eu desabilitei a maioria dos serviços e tarefas responsáveis por essa manutenção natural do Windows,

como o SysMain e manutenção/otimização automática. O Windows Update está pausado há algumas semanas e atualizações de drivers também estão desabilitadas.

Eu vou prestar atenção a partir de agora pra reparar na progressão do aumento no uso da RAM, mas o aumento do consumo de RAM, no meu caso, acontece exatamente nos 

processos do Brave e do PotPlayer, não em outros processos quaisquer.

Bom dia a todos na discussão.

Como o senhor Moderador já fez questão de deixar claro, o monitoramento excessivo dos recursos do sistema pode gerar de fato mais preocupações desnecessárias do que a percepção de problemas reais, antes que eles se agravem, ou algo desse tipo. Em que pese a lucidez de tais posicionamentos, algumas outras considerações, no mínimo interessantes, se fazem necessárias aqui.

Conforme o vídeo citado e muitos outros do Baboo (e de outros canais especializados em Windows), um sistema operacional que economize no uso de memória RAM não necessariamente pode ser considerado eficiente, porém, um sistema operacional que desperdice boa parte dos seus recursos com tarefas inúteis para o usuário, em um primeiro momento pelo menos, e quase o tempo todo, tampouco. Esse tipo de observação se faz especialmente relevante na comparação entre os sistemas Windows 10 e 11, por exemplo, que, em seus escopos de operação, revelam filosofias de desenvolvimento e arquitetura completamente diferentes pela Microsoft.

No Windows 10, prioriza-se a praticidade no acesso aos recursos de gerenciamento principais, e um aspecto muito mais corporativo do que comercial ao design do sistema. No Windows 11, a praticidade não é completamente descartada (e nunca pode ser), mas o design se torna muito mais "propagandista" e enfeitado do que qualquer outra coisa (e de fato, o Windows 11, depois de uma instalação limpa, parece mais uma vitrine de uma loja digital Microsoft do que um sistema operacional).

A relação que essas observações têm com a performance e o gerenciamento de recursos do sistema não é muito difícil de inferir. O Windows 11 consome mais recursos com telemetria, com anúncios, com recursos embarcados inúteis, e vários outros métodos de rastreio de atividade do usuário (alguns invasivos até demais). Sejamos francos até aqui: ambos os sistemas são bem poluídos nesse sentido, mas, verdade seja dita, um deles tem bem menos o que limpar do que o outro.

Voltando ao assunto do uso normal de RAM em diferentes versões do Windows, vou me valer da lista de serviços e tarefas do modo ocioso, citadas pelo Moderador, para tecer algumas diferenças facilmente observáveis na execução delas nos dois sistemas:

Em 08/02/2025 às 19:28, GabrielLV disse:

1- Otimização de entrega (Delivery Optimization😞

2- Atualização de Drivers:

3- Cache de Navegadores:

4- Backup Automático:

5- Tarefas de Telemetria e Diagnóstico:

6- Gerenciamento de Memória Virtual:

7- Tarefas de Limpeza Automática:

1. A Otimização de Entrega é um recurso muito útil em cenário empresarial, por exemplo. As atualizações do Windows e demais formas de download importantes não são pesquisadas apenas nos servidores da própria Microsoft, mas também em dispositivos próximos que estejam na mesma rede, usando o mesmo sistema, e que porventura, tenham o componente necessário disponível. Isso reduz o tempo de download e instalações importantes nos dois sistemas, porém, o intervalo entre as verificações tende a ser menor no Windows 11, já que o intervalo de verificações periódicas do Windows Update também é menor nessa versão. Ou seja, o Windows 11 passa mais tempo trabalhando em atualizações, e a depender do uso, o consumo de recursos nesse tipo de tarefa pode ser um incômodo. Ambos os sistemas têm boas formas de detectar a execução de tarefas pesadas e que demandam mais processamento, e não colocam tarefas críticas do sistema em conflito com essas demandas (a não ser quando absolutamente necessário). No entanto, erros de detecção da demanda ocorrem de maneira mais frequente no Windows 11, ainda.

2. As políticas de Atualização de Drivers (pelo Windows Update geralmente) são problemáticas em ambos os sistemas. O banco de dados de drivers da Microsoft é vasto, mas geralmente é atualizado em uma velocidade muito menor do que a de fornecimento de novos drivers pelos fabricantes dos dispositivos. Uma vez que isso se deve à quantidade extensiva de testes que a Microsoft faz antes de validar o driver para disponibilização em larga escala, isso não é um problema. O problema é quando o Windows Update começa a substituir drivers mais recentes por drivers mais antigos, mesmo quando a Política de Grupo configurada diz explicitamente para não fazer isso. Este problema foi descoberto em 2023, e ainda ocorre, numa frequência menor, até hoje, em ambas as versões.

3. A escrita e atualização do cache dos navegadores é uma tarefa que normalmente ocorre sob demanda (durante o navegador em uso), mas, a maioria dos navegadores é instalada de forma pré-configurada para executar essas atualizações mesmo desligados. Google Chrome e Edge são os campeões quando o assunto é manter o consumo de RAM ativo, mesmo quando não utilizados, a não se que a opção de ajuste que permite isso seja sempre desativada nas configurações. Questão de aplicativos, não necessariamente de sistema.

4. O Backup automático do Windows é um recurso de praticidade e segurança realmente muito útil, mas, assim como muitos outros recursos desse tipo, precisa ser monitorado, ao menos uma vez a cada período de alguns meses. O mesmo vale para os pontos de restauração do sistema.

5. Esse é um ponto de bastante controvérsia e um dos principais motivos de a popularidade do Windows 11 cair vertiginosamente nos últimos meses, somado aos posicionamentos indecisos da Microsoft sobre os requisitos do sistema (coloca TPM, tira TPM, coloca TPM...). A privacidade é um tópico de discussão recorrente desde o lançamento do Windows 10, mas a frequência com que o assunto vinha à tona era um pouco menor na versão anterior.

6. No Gerenciamento de Memória Virtual, é possível perceber mais facilmente o ponto levantado para discussão nesse tópico. Para perceber a diferença entre os Windows, não é preciso muito: basta realizar a instalação limpa e normal de ambos (numa máquina virtual, se for o caso), e monitorar o tamanho do arquivo de paginação conforme as operações são feitas: atualizações, configuração de rede e apps, instalação de dependências e drivers. Um arquivo de paginação de, no máximo 4GB de tamanho, já serve para a maioria das tarefas comuns que se possa executar no sistema. A exceção são as aplicações que dependam desse recursos para execução específica de tarefas (como certos jogos e sistemas anticheat específicos).

7. Nada a declarar nessa parte. Utilizo as ferramentas nativas de limpeza de ambos os sistemas muito pouco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!