Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia / boa tarde! Estou novamente com problema neste bendito Ryzen kkkkk

Acontece que ele ta esquentando por algumas coisas bobas, por exemplo na imagem abaixo, eu abri o navegador, abri o zap web e foi pra 70 graus... 

também ta anexado um teste de bench q fiz com o CPU-Z e monitorando pelo HWmonitor... To achando estranho porque eu tenho um aio e isso ta chegando em "altas" temperaturas... Sei que o normal é até 95, mas convenhamos que 70 graus no ZAPWEB eh mt *****..

Gostaria de saber se teria alguma solucao, algo q eu possa fazer...

O cabo das ventoinhas estão ligados no CPU_Fan e o da bomba na PUMP_Fan, tenho uma B550 MSI Gaming plus..

Capturar 2.PNG

Capturar.PNG

Postado

É importante entender se o seu AIO está instalado da forma correta, com a pressão e a distribuição da interface térmica adequada. A qualidade da pasta também entra na questão.

Também é importante conferir a tensão da sua CPU, onde acredito estar desnecessariamente alta. É possível estabilizar com uma tensão bem menor e irá te dar uma folga muito grande na temperatura. 

Caso você não saiba como configurar a tensão na sua BIOS, recomendo procurar por "Undervolt em CPU Ryzen" no YouTube. É um pouco trabalhoso devido a necessidade de testar diversas tensões para ver a estabilidade. Mas, no final de tudo vai valer a pena.

Postado

@MauricioBMS Então, minha pasta termica é a Aeronaut, da Thermal Grizzly. Sobre a tensão, sou leigo no assunto, porém fazer undervolt não seria como se eu tivesse piorando a CPU que tenho? 

To botando um print para você ter uma noção de como está, o pc estava att o windows e estava nessa variação de temperatura..
image.thumb.png.a181c5edf68b1bbe6f90475aa393df27.png

Aqui eu pausei a atualização para poder ver o quanto ficaria, e o minimo realmente foi 45°C... To Vou botar uma foto de como está instalado o AIO, vai que acontece uma iluminação kkkkimage.png.7d741153013721c2293fe9349580980e.png

Obrigado pela ajuda e boa noite!

Postado

@FantaLaranja O Undervolt feito da forma correta, não irá prejudicar o desempenho da sua CPU. Onde, irá trabalhar de forma estável e pode até mesmo melhorar o desempenho devido a redução da temperatura.

A tensão padrão que a BIOS utiliza possui uma margem significativamente alta, para evitar que haja problemas de estabilidade. No entanto, a sua CPU pode trabalhar com uma tensão mais "apertada", mas ainda assim estável.

O Undervolt requer um pouco de paciência, pois você vai ter que lidar com a frustração de colocar uma tensão e ver o sistema não estabilizar, onde até mesmo pode não dar imagem. Mas, aí geralmente o sistema vai se recuperar e bootar com os padrões de fábrica, (ou você mesmo reseta com Clear CMOS, por exemplo) e em seguida você vai saber que aquela tensão não serve.

Lembrando que cada CPU tem suas próprias características, mesmo as de modelos idênticos. Cada chip vai ter suas particularidades no funcionamento, onde algumas vão precisar de mais tensão, outras conseguirão trabalhar com menos, por exemplo. No fim, você só vai saber a capacidade e a "configuração ideal" do seu processador testando mesmo.

Fora o undervolt, eu faria uma nova instalação do watercooler com uma pasta mais condutiva, como a Kryonaut. Uma instalação feita da forma correta, onde você deve espalhar uma fina camada da pasta sob o IHS do processador e a base do dissipador (recomendo esquentar as superfícies previamente para garantir uma maior viscosidade na pasta [use um secador de cabelo]). Em seguida, parafusar a bomba do WC em X, distribuindo a pressão aos poucos, de forma uniforme.

Também há a questão do airflow do seu setup, montagem das ventoinhas... Um gabinete com um airflow ruim fará com que o sistema opere muito mais quente, pois não será feito o arrefecimento de forma eficiente. Para que haja uma troca de calor ideal, é necessário que o interior do gabinete tenha um bom fluxo de ar, assim renovando e eliminando o ar quente que se estaciona na parte mais superior.

Todos esses procedimentos podem te ajudar. Caso você não esteja seguro com o Undervolt por falta de prática mesmo, eu sugiro que foque nos outros dois cenários que mencionei para melhorar a temperatura do seu computador. Espero que dê tudo certo. 👍

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Ryzen 7 5800x chegando a 70 °C em idle com o AIO Deepcool LE520 240mm

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...