Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde Pessoal, apresentando um breve resumo: Sou um programador que formou-se a 11 anos atrás, aprendi o básico na minha faculdade e outros estudos avançados por conta própria. Porém, o destino me reservou outra profissão diferente de analista ou programador. Diante disto, surgiu-me a possibilidade de desenvolvimento de um sistema o qual não considero tão complexo, e uma das poucas especificações que me foram solicitadas é que esse sistema seja executado em uma única máquina e armazene os dados em um Banco de Dados Offline. A minha dúvida é o seguinte: Atualmente qual é a linguagem de programação para criação de um sistema menos complexo como este ? Qual Banco de Dados utilizar ?. Desde já, agradeço muito  todas as possíveis respostas e estudarei todas as possibilidades informadas/ofertadas por todos os Senhores (as) que apontarem como sendo as sugestões mais indicadas.

Respeitosamente;

Gabriel Luiz da Cunha

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@PaoComAtum    a linguagem não faz muita diferença pois todas fazem a mesma coisa e o que muda é a sintaxe,  então pode usar python para a programação e o banco de dados pode ser o SQLite , que funciona tanto offline , "sem internet", como online..

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Acredito que não tenha uma resposta certa, até porque temos poucas informações sobre o sistema e basicamente qualquer linguagem seria possível. Eu diria para você utilizar a tecnologia que se sentir mais confiante.

• Obrigado 1
Postado

Qual linguagem você domina? Dependendo pode utilizar ela ainda.

Como é para uso em uma máquina e offline, não fará tanta diferença, mas seria interessante saber qual você já conhece, talvez não seja necessário aprender outra.

Banco de dados acredito que SQL mesmo.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Com a IA sendo a bola da vez no momento, uma linguagem que tem ganho muito destaque é Python. Mas, sou mais um a dizer que a linguagem de programação é o de menos e ir na linguagem que você se sinta mais confortável.

• Obrigado 1
  • mês depois...
Postado

@PaoComAtum Se souber docker, dá para levantar um postgres facilmente, usar python tem suas vantagens por causa do auxilio da IA, que tem maior versatilidade com ele.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 22/04/2025 às 09:19, Swalls disse:

@PaoComAtum Se souber docker, dá para levantar um postgres facilmente, usar python tem suas vantagens por causa do auxilio da IA, que tem maior versatilidade com ele.

Qual ramo você ira seguir existe linguagens de programação pra cada setor, e quais são os seus objetivos busque isso primeiro e começa com a qual você acha mais simples no inicio pra você começar avançar

• Curtir 1
Postado

Dependendo do que for fazer, uma planilha Excel pode ser suficiente. Se precisar criar formulários e relatórios, poderia usar delphi ou lazarus (gratuito).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!