Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Eu estava jogando elden ring no médio/alto hoje e notei que minha CPU está pegando 80 graus. E eu gostaria de saber se isso é muito preocupante ou não. O meu gabinete possui 6 fans e é bem refrigerado. Possuo uma R5 5600X e o meu cooler é da mymax bem capanga e bem antigo. Primeiramente, pegando 80 graus no game, é de se preocupar? Segundo, quero trocar esse meu aircooler, pois como eu disse, é bem antigo. Alguma recomendação de aircooler ou até watercooler para o meu PC(se é q é possível instalá-lo no meu gabinete).

Gabinete: Air903 Max com 6 fans

Processador: Ryzen 5 5600X

Placa de vídeo: Rx6650xt OC 8GB

Placa-mãe: B550M Pro vdh-wifi

memória RAM: 2x8GB 2400mhz

SSD: Samsung 990 Pro 1TB

HD: 1TB

• Moderador
Postado

@Thiago237, boa tarde!

Para Ryzen, até 90 °C está OK.
Quando estiver chegando nos 87~90 °C, troque a pasta térmica.
Pode também testar colocar parâmetro negativo como -10 ou -20 no curve optimizer do PBO para ver se fica estável, vai reduzir bem a temperatura. Não há necessidade de trocar o dissipador. Apenas troque quando a ventoinha dele começar a ficar barulhenta a ponto de incomodar, ou parar de funcionar, o que vier antes.

Postado
13 minutos atrás, ezequiel loube disse:

@Mikhail Kosevich Volkov @Thiago237 apenas baixe Ryzen controller deixa em 70% e seja feliz maximo q vai chegar seu processador e 71grau de nd vai perder uns 2 a 3 fps apenas mais no meu caso perdir nd 

Esse programa é pra notebooks, e a página do gitlab informa que o projeto está abandonado.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Thiago237, faz teste com o stress do CPU-Z ou algum jogo realmente pesado e usa o HWInfo64 para averiguar a temperatura. Tenta configurar o PBO como disse, e se ficar acima dos 85 °C, repito a recomendação do @FoxBlack, com adendo da recomendação do Pichau Sage V2, que usamos no computador do meu irmão com Ryzen 5 5600G e funciona muito bem mesmo depois de um ano e meio instalado. Não passa de 72 °C em estresse com a pasta térmica original. Infelizmente só está disponível em branco no momento.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Thiago237 disse:

Alguma recomendação de aircooler ou até watercooler para o meu PC(se é q é possível instalá-lo no meu gabinete).

Um bom air Cooler seria o Deepcool AK400.

3 horas atrás, Thiago237 disse:

Gabinete: Air903 Max com 6 fans

O ideal é que coloque apenas 1 fan na parte de cima, e que ele fique o mais próximo possível do air Cooler, assim evitará que o ar frio seja expulso antes que chegue nele. 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Alguma recomendação de Watercooler até os R$350~400? Pensei a respeito e não tenho mais tanto interesse em Aircooler. Encontrei o LB500 e me parece uma opção interessante, um amigo a possui com o mesmo processador que eu e aprova a aquisição. A minha fonte aguenta esse cooler em conjunto com o resto do PC?

Postado
Em 19/02/2025 às 03:09, 1lokos disse:

Tente achar o Thermalright Aqua Elite 240 V3 ARGB 

MSI MAG CORELIQUID 240 ARGB - R$ 399,99

• Garantia: 3 anos de garantia

13 horas atrás, Thiago237 disse:

@1lokos Alguma recomendação de Watercooler até os R$350~400? 

Ué, postei dois logo acima da sua pergunta. O Aqua Elite 240 V3 ARGB voltou no estoque da Terabyte - R$ 369,70

Thermalright Aqua Elite 240 V3 ARGB

Sobre o DeepCool LE500 (240mm) - que é um WC de entrada, a performance é um 7 graus acima do LS520 (240mm) e tem um detalhe:

O "frufru" dos LED dos fans é "Rainbow" (arco-íris) em 6 cores fixas, não tem efeitos, não pode mudar e pior, não pode desligar. 

Compre consciente do detalhe, teve desavisado que comprou, não gostou e teve que gastar para substituir os fans por modelos com LED ARGB (endereçáveis) - e o "barato ficou caro"; já um outro disse que conseguiu enfiar um estilete debaixo do cubo das fans e "apagar" (destruir) os LED. 😜 

Postado

@1lokos 

23 horas atrás, 1lokos disse:

Ué, postei dois logo acima da sua pergunta. O Aqua Elite 240 V3 ARGB voltou no estoque da Terabyte - R$ 369,70

Thermalright Aqua Elite 240 V3 ARGB

Sobre o DeepCool LE500 (240mm) - que é um WC de entrada, a performance é um 7 graus acima do LS520 (240mm) e tem um detalhe:

O "frufru" dos LED dos fans é "Rainbow" (arco-íris) em 6 cores fixas, não tem efeitos, não pode mudar e pior, não pode desligar. 

Compre consciente do detalhe, teve desavisado que comprou, não gostou e teve que gastar para substituir os fans por modelos com LED ARGB (endereçáveis) - e o "barato ficou caro"; já um outro disse que conseguiu enfiar um estilete debaixo do cubo das fans e "apagar" (destruir) os LED. 😜 

Qual seria a diferença desse aqua elite para o LE500? Além claro da opção de mudança de cor do RGB. Achei-o interessante.

Postado

Não vai achar comparativo direto entre os dois, mas o LE500 é bem fraco, pouco difere de um air cooler com um fan de 120mm, vide neste grafico.

Entre os dois apostaria no Thermalright, embora para um Ryzen 5600X tanto faz um como o outro. 

Nesse teste do Pipoca Tech o Aqua Elite V3 teve performance similar ao DeepCool LS520 (240mm), que é melhor que o LE500.

Postado

Eu tenho o mesmo processador, um Ryzen 5 5600X com um DeepCool Gammaxx 400 V2 (que deve ser uma variante do air cooler que te recomendaram) e com 100% de uso da CPU dificilmente ele rompe a barreira dos 75°C (na maioria das vezes fica em torno de 72°C), então não vejo necessidade de você gastar mais e comprar um liquid cooler.

Tá certo que meu gabinete ajuda, já que é um CoolerMaster HAF 922, que é enorme, com uma fan de 200mm na parte frontal inferior jogando o ar para dentro, outra de 200mm na parte superior jogando o ar para fora e outra de 120mm na parte traseira jogando o ar para fora. Então também seria bom você checar se as fans estão instaladas do jeito correto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!