Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi Gabriel, os testes/reviews anteriores a 2014 foram removidos? Tenho hobbie em computação retrô e consumia bastante os reviews de Placas e processadores anteriores a 2005. Procurei aqui mas não encontrei nada.

• 2 semanas depois...
Postado

havia muitos artigos importantes inclusive para gerações de PCs e notebooks ainda em uso, era uma referência muito boa mas compreensível pela necessidade de "espaço".

Penso eu em "memória nacional" não fazer um site patrocinado por usuários e outros como um "cache" destes artigos removidos?

• Curtir 1
Postado

@Zufil compartilho da mesma opinião. Vários hardwares antigos ainda são utilizados hoje (como os Core I de segunda ou terceira geração) que são regra em computadores de escritório, os testes são registro do tempo, são dados muito importantes e eu sinto uma frustração enorme em terem sido removidos (tantos portais antigos foram vendidos e depois apagados destruindo todo o conteúdo). Poucos (será nenhum?) site nacional teve esmero, metodologia e técnica para realizar os testes de hardware (os de fonte então nem se fala, os testes de coolers, pasta térmica). Existe uma forma de acessar novamente? (Tipo algo Premium?)

• Membro VIP
Postado
Em 19/02/2025 às 22:59, mattaus disse:

Oi Gabriel, os testes/reviews anteriores a 2014 foram removidos? Tenho hobbie em computação retrô e consumia bastante os reviews de Placas e processadores anteriores a 2005. Procurei aqui mas não encontrei nada.

Tenho quase absoluta certeza de que o banco de dados do Wayback Machine pode ajudar.

Se você encontrar menções ou outros sites fazendo referências a esses conteúdos, através da Pesquisa Avançada do Google, pode encontrar os links e então pesquisar pelas cópias salvas no WM.

Por exemplo: https://web.archive.org/web/20070408153927/http://www.clubedohardware.com.br/artigos/723

• 3 meses depois...
  • Administrador
Postado

@mattaus @Zufil @Gabriel U @J.Augusto F Peço desculpas na demora em dar um retorno sobre esse assunto. Passei os últimos meses pensando sobre esse apagamento que eu fiz, e hoje vejo que realmente fui bastante precipitado. Dessa forma, decidi restaurar os artigos que eu havia apagado.

Os apagamentos foram feitos em duas etapas, em 12/2024 e em 01/2025. Eu recuperei todas as análises de produtos que haviam sido apagadas em 01/2025. As que foram apagadas em 12/2024 eu recuperarei em uma segunda etapa, pois estão em outro arquivo de backup. Avisarei por aqui assim que tiver completado esse processo de recuperação.

Dêem uma olhada e me avisem caso encontrem algum erro.

Abraços.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Vou falar como usuário/consumidor do conteúdo, pois como mantenedor, não sei quais são as implicações financeiras e outras. Muito obrigado por ter restaurado. Seus artigos e reviews são uma verdadeira relíquia, não podendo ser apagados jamais. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Administrador
Postado

@mattaus @John Frusciante @Gabriel U @Zufil @J.Augusto F

Finalmente uma boa notícia, depois de muita ralação criando uma forma de converter o formato do backup antigo, restaurei todos os artigos e análises de produtos anteriores a 2014. Desta forma, toda a "velharia" está de volta ao site! rs.

O trabalho, no entanto, ainda precisa de alguns ajustes. Nos próximos dias estaremos criando novas thumbnails e movendo os artigos para as categorias mais adequadas, além de passar um pente fino para substituir os links quebrados dentro dos artigos.

Caso encontrem qualquer erro ou problema, avisem-me por aqui, por favor.

Mais uma vez, agradeço a participação de vocês bem como a paciência!

Abraços,

Gabrel Torres

• Curtir 1
  • Obrigado 3
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 06/07/2025 às 20:17, Gabriel Torres disse:

@mattaus @John Frusciante @Gabriel U @Zufil @J.Augusto F

Finalmente uma boa notícia, depois de muita ralação criando uma forma de converter o formato do backup antigo, restaurei todos os artigos e análises de produtos anteriores a 2014. Desta forma, toda a "velharia" está de volta ao site! rs.

O trabalho, no entanto, ainda precisa de alguns ajustes. Nos próximos dias estaremos criando novas thumbnails e movendo os artigos para as categorias mais adequadas, além de passar um pente fino para substituir os links quebrados dentro dos artigos.

Caso encontrem qualquer erro ou problema, avisem-me por aqui, por favor.

Mais uma vez, agradeço a participação de vocês bem como a paciência!

Abraços,

Gabrel Torres

Eu chamaria de memória acadêmica e patrimônio imaterial da cultura nacional, excelentes profissionais se formaram com estes artigos, apesar de antigos e as questões legais ainda é uma forma de manter viva uma comunidade tão antiga.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...