Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei um HD 3.5 do meu PC anterior (com Windows 10) no meu novo PC que está com Windows 11 e NVMe. Não sei o que fiz que agora o PC só inicializa com Windows 10, mesmo selecionando no boot o NVMe como opção 1 com Windows 11. Quando eu desconecto o HD de 3.5 o PC volta a inicializar com o Windows 11, mas ao verificar a configuração do sistema, aparece "Windows 10 Pro (C:\Windows): Sistema Operacional atual; Sistema Operacional padrão." Preciso usar o HD 3.5 para transferir arquivos para o novo PC, mas queria que o PC inicializasse com o Windows 11.

• Membro VIP
Postado
agora, KADOO2016 disse:

Instalei um HD 3.5 do meu PC anterior (com Windows 10) no meu novo PC que está com Windows 11 e NVMe. Não sei o que fiz que agora o PC só inicializa com Windows 10, mesmo selecionando no boot o NVMe como opção 1 com Windows 11. Quando eu desconecto o HD de 3.5 o PC volta a inicializar com o Windows 11, mas ao verificar a configuração do sistema, aparece "Windows 10 Pro (C:\Windows): Sistema Operacional atual; Sistema Operacional padrão." Preciso usar o HD 3.5 para transferir arquivos para o novo PC, mas queria que o PC inicializasse com o Windows 11.

Boa tarde.

Em placas-mãe com chipset um pouco mais antigo, isso é muito normal. Os dispositivos nas portas SATA são considerados "prioritários" pelo BIOS, mesmo com a configuração diferente de ordem de boot, em muitos casos. Pode ser necessário definir de modo explícito a inicialização com HD, até que os drivers sejam reinstalados. Sua BIOS responde com F12 ou F7, se você apertar durante a inicialização?

• Membro VIP
Postado

Remova a partição EFI do disco com Windows 10 que ele deixa de ser inicializável (não vá remover do disco errado!). Isso se for uma instalação UEFI, deve ser... 🙏

Postado

@Marcos FRM Ok, vou tentar fazer isso. 

@Marcos FRM Não tem como habilitar para dual boot e poder escolher entre inicializar com Windows 10 ou Windows 11?

2 horas atrás, KADOO2016 disse:

@Marcos FRM Não tem como habilitar para dual boot e poder escolher entre inicializar com Windows 10 ou Windows 11?

Eu entrei pelo Windows 10, reiniciei para entrar no boot e desabilitei a opção 2 de boot do HD 3.5 Ao reiniciar, entrou o Windows 11 do NVMe. Vou reiniciar outra vez para ter certeza que está OK.

2 horas atrás, KADOO2016 disse:

@Marcos FRM Não tem como habilitar para dual boot e poder escolher entre inicializar com Windows 10 ou Windows 

1 hora atrás, KADOO2016 disse:

Eu entrei pelo Windows 10, reiniciei para entrar no boot e desabilitei a opção 2 de boot do HD 3.5 Ao reiniciar, entrou o Windows 11 do NVMe. Vou reiniciar outra vez para ter certeza que está OK.

Não adiantou só desabilitar o 2° boot. Quando eu desligo e ligo novamente o PC, entra o Windows 10 do HD 3.5.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, KADOO2016 disse:

@Gabriel U Eu uso del para entrar no boot.

@Gabriel U Minha placa-mãe acho que é Revenger HM470.

@Gabriel U Como faço para "definir de modo explícito a inicialização do HD", no caso um NVMe?

Peço desculpas pela demora na resposta.

Uma das possibilidades de definição era justamente desativar a opção 2 de boot em BIOS. Já que você fez isso e não resolveu, eu sugeriria usar o menu de boot da sua BIOS (geralmente, é só pressionar F7 ou F10 enquanto o PC inicia para as opções aparecerem, e aí escolher o NVMe.

Porém, creio que o que irá resolver definitivamente é:

1. Copiar os arquivos importantes do HD para o SSD;

2. Formatar completamente o HD;

3. Devolver apenas o grande volume de arquivos importantes para o HD, com ele deixando de ser uma mídia inicializável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!