Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal!

Estou há um ano com o meu setup atual, que conta com um Ryzen 3 3200G, 16GB de RAM (2x8), uma fonte Galax Omega 500W e uma placa-mãe Gigabyte A320M S2H. Inicialmente, minha escolha de placa-mãe era uma MSI A520M-A Pro, mas acabei tendo problemas com a loja e precisei optar pela Gigabyte.

Não sou uma pessoa que joga muito, principalmente por saber que meu hardware é modesto. No máximo, rodo alguns simuladores como Euro Truck Simulator 2 e jogos relativamente antigos, que ainda me atendem bem. No entanto, venho pensando em um upgrade e, inicialmente, considerei a GTX 1650. Porém, pelo preço atual, preferiria esperar uma promoção. Além disso, também cogito investir em um gabinete novo, já que o meu atual é bem simples, com fonte posicionada na parte superior e sem nenhuma ventilação adequada.

Minha maior preocupação é o possível bottleneck com a GTX 1650, que não seria tão baixo nesse conjunto. Assim, fico na dúvida entre outras opções. Estou aberta a sugestões de upgrades, seja para a GPU, processador. Penso na possibilidade de trocar o processador por outro com uma APU melhor, caso isso faça mais sentido para minha utilização.

Vale mencionar que utilizo Linux e sei que a Nvidia pode ser problemática no sistema, mas daria meu jeito para fazer funcionar.

Toda ajuda e opinião são bem-vindas! O que vocês sugerem para um upgrade inteligente dentro dessa configuração?

Valeu!

Postado

Sobre a GPU, 1650 não é uma má opção, o problema é o preço, se pegar uma usada 500R$ até um bom negocio, agora acima disso é um absurdo, plaquinha mais simples com 4GB e TDP 75w. Faça uma avaliação de placas dentro do orçamento e vamos ver se consegue levar uma legal para casa

Jogar no Linux eu não sei , muitos jogos mal tem porte para Linux. Caso trocasse por uma APU melhor, teria um Vega 7, que com ajustes pode ser uma RX550 poderia jogar muitos mais coisas, mas como não tem tanta opção de jogos como no windows fica mais limitado

• Curtir 1
Postado

@Banunin Jogar no Linux é tranquilo, pela Steam a gente já tem o proton e nunca me encontrei com problema algum em todos esses anos. No processador tipo um 5 5600GT? Vou também dar uma olhada na RX550 e ver como fazer uma boa compra pelo AliExpress. Muito obrigada

Postado

Não faz sentido adquirir uma RX550 e um 5600GT, nem se fosse RX550 com 3 3200G. Placa usada é so no BR, não em AliExpress aqueles lixos remendados com garantia de defeito. 

Postado

Sim, mas é melhor fazer em placas mães que tem XMP e opções que podem "turbinar" o Vídeo integrado. Bem comprando uma GPU dedicada seria interessante, acredito que o Ryzen 3 conseguiria levar bem, desde que priorize jogos que precisam de mais CPU do que GPU. 

Postado

@Banunin muito obrigada, vou dar uma olhada melhor nas opções também na questão de preço, meu maximo pra jogar é quando arrumo um tempo, acabo num l4d2, euro truck, no máximo far cry 4 bioshock tal, eu passo o dia estudando e trabalhando com o computador então esse acaba sendo meu maior uso haha

• guilherme_dr alterou o título para Dicas de upgrade em PC: Gigabyte A320M-S2H Ryzen 3 3200G e 16GB
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, LineCaro disse:

Minha maior preocupação é o possível bottleneck com a GTX 1650, que não seria tão baixo nesse conjunto. Assim, fico na dúvida entre outras opções. Estou aberta a sugestões de upgrades, seja para a GPU, processador. ?

Valeu!

Não se preocupa com gargalo não. No caso, quando o gargalo é o CPU, acontece que ele não consegue enviar informações suficientes pra GPU, a GPU "termina" de renderizar os quadros mais rápidos que o CPU.

Agora, vamos supor que o 3200G entregue 30 quadros num jogo, só pra usar de Referência. Com uma GTX 1650 ele vai entregar 30, com uma RTX 5090 também! Com a diferença que com a 5090 você vai conseguir Uma qualidade gráfica muito melhor, o fato de você ter mirando nos 30 quadros daria ainda mais margem pra você adicionar ainda mais qualidade gráfica.

Então, só compra a melhor GPU que você pode bancar, depois você troca o CPU, bobagem comprar placa de vídeo pior por causa de gargalo.

Sendo assim, recomendo a RX 6600. Em muitos jogos atuais o 3200G vai te garantir ao menos uma experiência a 30 quadros, e, o princípio do exemplo extremo que eu dei acima também se aplica aqui, e mirando em 30 quadros, a RX 6600 vai te entregar 1440P e até 4k em alguns jogos. Só vai na GTX 1650 realmente se o orçamento tiver apertado e não tiver com paciência Pra esperar a 6600 aparecer por uns 1200

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Dicas de upgrade em PC: Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 3 3200G e 16GB
Postado

@Mr.Robott Muito obrigada pelas dicas, vou olhar a GPU e também seguir o conselho, eu não possuo um monitor tão potente para aguentar os 4k ainda ksk, mas realmente é um investimento inteligente, sou uma pessoa mais ligada a software, não tenho lá a expertise em hardware, por isso sempre prefiro vir a fóruns pedir ajuda e adoro ouvir esses conselhos, enfim, vou cuidar de investir em uma GPU que caiba em meu bolso por hora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!