Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou montando um computador peça por peça, então, minha placa-mãe é a B550M-K da gigabyte, eu tenho 4 fans que já vem instalada no meu gabinete, consequentemente, comprei mais duas fans também. Eu vi que não tem entrada ARGB nessa placa-mãe, então, comprei uma controladora da Aigo. Nela, só vai caber 6 fans, o problema é que, o meu cooler AG400 BK tem RGB, mas não sei como vai ser feita a instalação correta dessa controladora com o cooler, pois, eu vi em um vídeo onde o cara falou que o cabo da controladora deve ser conectado no lugar do cpu cooler, algo assim

Também me falaram que tem como conectar as 6 fans pela fonte, isso é verídico?

• Membro VIP
Postado

@Marcoslvx Bom, se sua placa-mãe não tem LED então seu problema não tem nada a ver com ela. A controladora deve ser ligada na fonte. O cooler vai ser alimentado no conector CPU_FAN e o conector RGB vai ser ligado na controladora, caso sua controladora seja compatível com o cooler.

Existem vários tipos de controladora: umas possuem somente uma conexão de 6 pinos e só vai funcionar se seus coolers forem de 6 pinos. Outras possuem separado o conector PWM (alimentação) e o conector RGB. Então quanto a última pergunta, precisaria saber qual sua controladora e quais os seus coolers. 

Sobre ter 6 coolers + cpu cooler, ou você deixa um deles de fora (sem led ou usa somente 5 coolers), ou você compra um splitter ARGB, considerando que sua controladora tenha PWM e LED separados..

Postado

O ideal é devolver essa controladora Aigo e comprar uma com mais conectores.

KBM ARGB & PWM- R$ 41,99

Até 9 fans (PWM e ARGB)

CoolMoon ARGB & PWM (atenção o modelo com conector abacaxi de 6 pinos não serve).

Até 8 fans (PWM e ARGB) + 2 fitas de LED

Teucer ARGB & PWM (so tem no AliEx)

Até 10 fans (PWM e ARGB)

Se não tiver como devolver a Aigo, precisará comprar cabo splitter ARGB para expandir as conexões de LED para mais do que 6 fans, liga o cabo num conector ARGB da controladora e liga o cabo ARGB de dois fans nele.

Citação

...eu tenho 4 fans que já vem instalada no meu gabinete, consequentemente, comprei mais duas fans também

Essas fans são com LED ARGB (5V, 3 pinos) ou o obsoleto RGB (12V, 4 pinos)?

Quando ao cooler AK400, vai ligar só o cabo ARGB do fan na controladora. Ja o cabo PWM de alimentação do fan do cooler é sempre ligado no conector CPU_FAN, que vem programado para ajustar a rotação do fan em função da temperatura do CPU. Tem que saber filtrar as abobrinhas que vê em vídeos no YouTube.

Postado

@1lokos @1lokos Respondendo a sua última pergunta, são fans com led ARGB. Você me deu algumas soluções, eu fiquei em dúvida em questão ao cabo splitter.

Tipo assim, com ele em mãos, seria só conectar o cabo na controladora e, após isso, conectar o cabo ARGB de duas fans nele, mas e quanto ao outro cabo? Geralmente as fans acompanham dois cabos, no caso, é o ARGB e o PWM, não? 

Sou meio leigo no assunto, mas vou seguir o ideal e trocar a controladora.

Postado
1 hora atrás, Marcoslvx disse:

Tipo assim, com ele em mãos, seria só conectar o cabo na controladora e, após isso, conectar o cabo ARGB de duas fans nele, mas e quanto ao outro cabo? Geralmente as fans acompanham dois cabos, no caso, é o ARGB e o PWM, não? 

Então todos os fans são mesmo padrão ARGB, o que simplifica.

Como voce tem 6 fans do gabinete para ligar não vai precisar de mais do que os 6 conectores PWM na controladora, pois o cabo cabo PWM do air cooler é ligado no CPU_FAN.

Nunca deve ligar cabo PWM do fan de air cooler ou fans de radiador de WC em controladora, a não ser quando não tem opção, por exemplo, a placa-mãe só tem o CPU_FAN (caso bem raro).

Precisa do cabo splitter ARGB para ligar o cabo de LED de dois fans do gabinete juntos, e assim disponibilizar um conector ARGB na controladora para para ligar o cabo de LED do air cooler. 

Até porque se precisasse comprar dois cabos splitter melhor seria comprar uma controladora com mais portas - como a KBM; sai pelo mesmo preço ou mais barato e simplifica as conexões.

• GabrielLV alterou o título para Como conectar 6 fans e cooler AG400 BK em placa B550M-K com controladora?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!