Ir ao conteúdo

É necessário desinstalar e apagar drivers antes de trocar a placa de vídeo?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

boa tarde amigos,

recentemente estive considerando trocar minha atual placa de Vídeo por uma nova. gostaria de saber sobre a questão dos drivers. 
é realmente preciso baixar os novos drivers da gpu nova antes mesmo de instala-la, e apagar os drivers da gpu anterior? vi um Vídeo de um colega falando sobre usar o software 'ddu' para fazer isso. uso o windows 11, tem alguma tecnologia que faça isso automaticamente ao inicializar com uma nova gpu? ou é recomendado que faça manual? ou nem sequer precisa pra dar Vídeo? 

estou trocando minha placa da zotac nvidia GTX 660 2gb por uma da amd, rx 6600 da ASRock;

pergunto isso pra não ter problemas na hora que trocar, e, caso não der Vídeo, ter que voltar pra antiga pra baixar os drivers. sabendo a resposta, posso antecipar os atos e evitar conflitos de drivers ou qualquer transtorno. 

Postado

Para não gerar conflito, sim. É ideal remover os drivers da placa que será substituída, conectar a nova placa e instalar os drivers referentes a mesma.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, FoxBlack disse:

Para não gerar conflito, sim. É ideal remover os drivers da placa que será substituída, conectar a nova placa e instalar os drivers referentes a mesma.

eu consigo, então, dar vídeo sem os drivers estarem instalados? sabe um lugar seguro pra baixar e desinstalar os drivers?

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@misha Baixa o DDU, desinstala o driver da sua GPU antiga.

Desliga o PC, e tira ela.

Coloca a nova, liga o pc e baixa o driver da nova GPU no site do fabricante.

Tem que ser feito manualmente, e sempre baixando o driver do site do fabricante.

GPUs sempre vai dar vídeo sem o driver dela, ele entra com o driver básico de vídeo.

• Curtir 1
Postado
agora, Elder Nauvirth disse:

Tem que ser feito manualmente, e sempre baixando o driver do site do fabricante.

GPUs sempre vai dar vídeo sem o driver dela, ele entra com o driver básico de vídeo.

Só um adendo, ao desinstalar o driver com o DDU, recomendo selecionar a opção "impedir o Windows de baixar drivers". Aí, depois de já ter instalado o driver da placa nova, pode abrir o DDU novamente só pra desmarcar essa opção.

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para É necessário desinstalar e apagar drivers antes de trocar a placa de vídeo?
  • Coordenador
Postado
20 horas atrás, misha disse:

eu consigo, então, dar vídeo sem os drivers estarem instalados? sabe um lugar seguro pra baixar e desinstalar os drivers?

O Windows tem drivers já incluídos para a placa dar vídeo. Ou seja: 1) desinstale os drivers da placa anterior; 2) remova a placa anterior; 3) instale a placa nova; 4) instale os drivers da placa nova.

Tutorial: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1705070-tutorial-para-reinstalação-limpa-de-drivers-de-vídeo-amd-nvidia-e-intel/

Postado
Em 04/03/2025 às 14:49, Elder Nauvirth disse:

beleza, uma duvida: depois que baixar o driver dela, tem que executar o arquivo? reiniciar? ou só baixar mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...