Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um Pc com 2 de 8gb memórias Kingston DDR 5 de 5600mhz, processado Ryzen 5 8500g e a placa-mãe Tuf gaming A620M PLUS e um M.2 de 1TB Kingston (todas as peças são Novas) 

Na BIOS aparece a M.2 mas não consigo dar boot por ela, porque quando eu clico lá no Boot/CSM o Launch CSM está cinza e não consigo clicar.

Alguém pode me ajudar?

IMG_20250307_204010_830.jpg

• Moderador
Postado

@edson bernardino Por qual motivo você quer habilitar o CSM? Essa opção serve para fazer com que a placa-mãe moderna UEFI (que é basicamente o sistema operacional da placa-mãe) funcione como a antiga BIOS das placas-mãe antigas. Essa opção só deve ser habilitada caso você tenha alguma peça muito antiga ou deseje utilizar algum sistema operacional antigo. Em todos os outros cenários, você deve deixar essa opção desabilitada, pois dessa forma, a placa-mãe e todas as peças funcionarão sob os sistemas mais recentes.

• GabrielLV alterou o título para SSD M.2 não reconhecido e opção CSM não está sendo habilitada
Postado

O meu SSD aparece na BIOS , mas para a placa-mãe poder dar boot tem que habilitar essa CSM. porque não estou conseguindo dar boot e não dá pra instalar o Windows.IMG_20250307_205811_4172.thumb.jpg.a9bfdd3e6ce36aa3740edddc14d46593.jpg

IMG_20250307_205818_006~2.jpg

Já estou achando que algum problema na placa-mãe.

• Moderador
Postado
agora, edson bernardino disse:

O meu SSD aparece na BIOS , mas para a placa-mãe poder dar boot tem que habilitar essa CSM. porque não estou conseguindo dar boot e não dá pra instalar o Windows.

Primeiramente, os SSDs NVMe não funcionam caso a opção CSM esteja habilitada (é exatamente por isso que você não consegue ativá-la) pois SSDs NVMes só funcionam em UEFI. Como a opção CSM fará com que a placa-mãe funcione como se fosse uma placa-mãe antiga rodando BIOS, o NVMe nem sequer será reconhecido.

Não é necessário habilitar essa opção para fazer o pendrive (e não a placa-mãe) dar boot.

image.png

Observe que os SSDs (como você disse) estão sendo reconhecidos normalmente. Então, o que você deve fazer é preparar o seu pendrive com o instalador do Windows para que ele seja instalável em UEFI.

Você já tentou pelo menos dar boot no pendrive?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, edson bernardino disse:

O CSM já veio desabilitado.

Não mexa no CSM amigo. Ele não é necessário para o que você está tentando fazer.

Não aparece  a opção de escolher dar boot pelo pendrive ou SSD.

Prioridades de boot estão desabilitadas

Mas você chegou a preparar o pendrive com o instalador do Windows? Se sim, qual ferramenta utilizou?

Postado

Sim, já espetei o pendrive que já instalei o windows na outra máquina,   mas nesse não funciona,  o Pc liga aparece o logo da Tuf e desliga.

Mas na BIOS o pendrive aparece onde devia aparecer o M.2 e o SSD.

IMG_20250307_213611_574.jpg

• Moderador
Postado
5 minutos atrás, edson bernardino disse:

Mas na BIOS o pendrive aparece onde devia aparecer o M.2 e o SSD.

O M.2 e o SSD não aparecem na lista de boot simplesmente porque não tem nada instalado neles. Quando o Windows estiver instalado, ai sim eles aparecerão na lista de boot da UEFI.

5 minutos atrás, edson bernardino disse:

o Pc liga aparece o logo da Tuf e desliga.

Você consegue me dizer como exatamente você criou o pendrive de instalação? Quais ferramentas e procedimentos utilizou? Pois é bem provável que você preparou o pendrive para funcionar somente em BIOS, e como o seu computador é UEFI, ele não irá dar boot.

----------

Se você usou o Rufus por exemplo, você deve selecionar "Esquema de partição GPT" e "Sistema de destino UEFI (não CSM)". Se fez diferente disso, então ele não irá inicializar.

image.png

• Moderador
Postado

Será que é porque o processador  roda com 5200mhz e o que está instalado é de 5600mhz?

Não. Uma coisa não tem relação com a outra.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 minutos atrás, edson bernardino disse:

Sim usei o Rufus, mas independente do pendrive botavel, não era pro M.2 aparecer onde apareceu o pendrive?

Esse é o problema.

7 minutos atrás, GabrielLV disse:

O M.2 e o SSD não aparecem na lista de boot simplesmente porque não tem nada instalado neles. Quando o Windows estiver instalado, ai sim eles aparecerão na lista de boot da UEFI.

• Moderador
Postado

O SSD tem o windows 10 (a versão atualizada) instalado.  Retirei os drives da placa-mãe anterior.

Mas entendi o que você escreveu.

Amigo, você disse uma coisa, e agora está dizendo outra. Fica muito difícil de te ajudar se você não está passando as informações corretamente.

13 minutos atrás, edson bernardino disse:

Sim usei o Rufus, mas independente do pendrive botavel, não era pro M.2 aparecer onde apareceu o pendrive?

Esse é o problema.

Você preparou o pendrive com o instalador do Windows 10 usando o Rufus, certo?

O SSD tem o windows 10 (a versão atualizada) instalado.  Retirei os drives da placa-mãe anterior.

Agora você está dizendo que pegou um SSD com Windows de outro computador.

Você está fazendo procedimentos errados e está repassando informações erradas. Dessa forma fica difícil te ajudar.

-----------------------

Vou explicar tudo novamente:

BIOS é um sistema de placas-mãe antigas (aquelas com a tela azul, por exemplo). Há muito tempo elas foram substituídas pela UEFI (essa sua placa-mãe atual usa UEFI e não BIOS), pois elas possuem muito mais recursos. Ao habilitar o CSM, você forçará a sua placa-mãe UEFI a operar como se fosse BIOS, sendo que isso só deve ser feito CASO você esteja usando uma peça muito antiga ou um sistema operacional antigo (por algum motivo). Se não for o caso, você deve obrigatoriamente usar UEFI.

Novamente: SSDs do tipo NVMe não funcionam caso o CSM esteja habilitado, pois eles só funcionam em UEFI (e o CSM força a placa-mãe a operar como se fosse o antigo BIOS).

-----------------

16 minutos atrás, edson bernardino disse:

O seu SSD e o seu NVMe não possuem nenhum sistema operacional compatível com a UEFI (ou eles estão vazios). Ou seja, nada irá aparecer na lista de boot da UEFI.

--------------

Como o seu computador não possui nenhum sistema operacional instalado, você deve preparar uma mídia de instalação a partir de outro computador. Para isso, você deve usar o instalador da própria Microsoft, ou outro programa como o Rufus

Se você usou o Rufus por exemplo, você deve selecionar "Esquema de partição GPT" e "Sistema de destino UEFI (não CSM)". Se fez diferente disso, então ele não irá inicializar.

image.png

----------------

Feito isso, você deve acessar a UEFI da sua placa-mãe e selecionar o pendrive com o Windows instalado para ser o primeiro disponível a inicializar. Dessa forma, o carregador do Windows irá inicializar.

-------------

7 minutos atrás, edson bernardino disse:

Você não pode simplesmente pegar um SSD com Windows de um computador e colocar em outro. Sendo que provavelmente o seu outro computador estava rodando sob BIOS, e não sob UEFI. Ou seja, um Windows instalado em uma placa-mãe antiga (rodando sob BIOS) não irá funcionar sob UEFI.

Devido a você passar informações contraditórias e não responder corretamente as perguntas que eu fiz, fico impossibilitado de continuar tentando te ajudar.

Recomendo que veja tutoriais no Youtube sobre como instalar o Windows 10 em computadores UEFI.

https://www.youtube.com/results?search_query=como+instalar+o+Windows+10+em+computador+UEFI

Encerrarei minhas postagens por aqui. Boa sorte na solução do problema.

• Curtir 1
Postado

Fiz da maneira que foi explicado no Rufus. 

Agora quando ligo o Pc com o pendrive de instalação, aparece o logotipo da Tuf e quando tenta carregar a página de instalação do windows o Pc desliga. 

Tentei com o 10 e 11 e não consegui instalar.

• Membro VIP
Postado

Então a mídia está funcionando. O problema agora é por que seu PC desliga... temperatura?, memórias estão boas?, a fonte é decente?, etc.

Você pode fazer um último teste com a ferramenta de criação de mídia da Microsoft, que cria o pendrive de uma forma ligeiramente diferente. É improvável fazer diferença, contudo: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download .

Postado

A temperatura está normal (37 graus), as memórias são novas e é reconhecida na BIOS e a fonte é uma Corsair de 700.

Vou tentar fazer a criação de mídia da Microsoft e trocar de pendrive.

Postado
18 horas atrás, GabrielLV disse:

Novamente: SSDs do tipo NVMe não funcionam caso o CSM esteja habilitado, pois eles só funcionam em UEFI (e o CSM força a placa-mãe a operar como se fosse o antigo BIOS).

Entrando de enxerido no tópico, aqui meu PC está com o CSM habilitado e eu estou usando dois SSDs NVMe, um deles é o do boot.

É uma instalação de um Windows 10 Pro (64-bit) oriunda de um SSD SATA que estava em um PC de 2010 (Core i7-870).

Por preguiça de formatar de novo aqui eu só habilitei o CSM e usei a opção "UEFI and Legacy OPROM" em "Boot Device Control", depois consegui clonar o Windows do SSD SATA para o NVMe.

Pode não ser uma boa prática, mas estou assim há dois anos e meio sem problemas.

image.png.ef1745b256136f2ef534bfb7b87f6ea6.png

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Entrando de enxerido no tópico, aqui meu PC está com o CSM habilitado e eu estou usando dois SSDs NVMe, um deles é o do boot.

É uma instalação de um Windows 10 Pro (64-bit) oriunda de um SSD SATA que estava em um PC de 2010 (Core i7-870).

Por preguiça de formatar de novo aqui eu só habilitei o CSM e usei a opção "UEFI and Legacy OPROM" em "Boot Device Control", depois consegui clonar o Windows do SSD SATA para o NVMe.

Pode não ser uma boa prática, mas estou assim há dois anos e meio sem problemas.

image.png.ef1745b256136f2ef534bfb7b87f6ea6.png

Na minha placa-mãe nem aparece essas opções! Estou tentando instalar o Windows desde ontem e não estou conseguindo 

• Triste 1
Postado

Tentei instalar o Windows 10 e 11 de todas as maneiras que eu pesquisei,  mas sempre na hora de carregar a tela de instalação do windows o Pc desliga,  testei as memórias e o processador e está tudo ok, acho que deve ser a placa-mãe.  Vou ter que acabar devolvendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!