Ir ao conteúdo

Fonte XPG 1300W CyberCore II não gira a ventoinha

Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Postado

Fui limpar meu PC hoje e percebi que a "proteção" contra poeira estava completamente limpa na entrada de ar da fonte, enquanto as outras entradas precisavam de limpeza.

Setup: cpu r7 7800x3d, gpu rx6900xt, ram 2x16 RGB, placa-mãe b650, fan 9x120mm RGB, cooler 1x140mm RGB, hdd 2x1tb, SSD sata 1x1tb, SSD pcie 1x1tb, teclado RGB e mouse RGB.

Calculando o consumo do meu computador, deve consumir aproximadamente 600w~700w em full loading, o que representa aproximadamente 50% da potência da fonte e mesmo assim o cooler não gira, inclusive já tentei fazer overclock na RAM, cpu e gpu para aumentar o consumo e mesmo assim o cooler da fonte não girou.

É normal? Essa fonte é "tão boa" que "dispensa" a necessidade de refrigeração ativa?

Estou pensando em acionar a RMA da Xpg.

• KairanD alterou o título para Fonte XPG 1300W CyberCore II não gira a ventoinha
  • Coordenador
Postado

A RX 6900 XT pode atingir spikes de 20 ms muito altos, mas o consumo máximo típico dela em jogos fica pouco acima dos 300W. Em situações normais, a sua máquina dificilmente vai alcançar sequer 450W em full load. A fonte está muito superdimensionada e por isso não liga a ventoinha. Ela não está sendo forçada e não esquenta a ponto de precisar da refrigeração ativa. 😉

Minha Corsair RM 750x também ficou superdimensionada para o meu sistema. Raramente ativa a ventoinha. Outro dia também fui limpar o filtro de poeira e percebi que já estava bem limpo.

Postado
Em 16/03/2025 às 06:16, KairanD disse:

A RX 6900 XT pode atingir spikes de 20 ms muito altos, mas o consumo máximo típico dela em jogos fica pouco acima dos 300W. Em situações normais, a sua máquina dificilmente vai alcançar sequer 450W em full load. A fonte está muito superdimensionada e por isso não liga a ventoinha. Ela não está sendo forçada e não esquenta a ponto de precisar da refrigeração ativa. 😉

Minha Corsair RM 750x também ficou superdimensionada para o meu sistema. Raramente ativa a ventoinha. Outro dia também fui limpar o filtro de poeira e percebi que já estava bem limpo.

Sim, a fonte ideal seria 850w.

image.png.98aee1ff121c6d1650d230a2925968d7.png

Dependendo do uso chega aos 700w, por exemplo, gosto de brincar com overclock (e mesmo assim não cheguei nos 800w para ventoinha girar, vou aumentar mais pra ver o que acontece kkkk). Eu acredito que 1000w seria uma fonte ideal com uma boa margem de upgrade futuro, se aparecer alguma 850 Platinum ou 1000 Platinum numa promoção bem boa talvez eu troque essa minha. valeu aí.

• Coordenador
Postado

Não precisa trocar a sua fonte. E inclusive eu diria que não girar a ventoinha é até vantajoso. Menos poeira e barulho. 🙂

A minha aqui liga a ventoinha uma vez a cada lua cheia, haha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...