Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não consigo atualizar a BIOS para a ultima versão para testar se o Sistema Operacional UBUNTU 24.04.2 vai funcionar.

Testei com o Windows e o Windows 10 funcionou. O Windows 11 não tem suporte para o meu processador.

O Meu maior problema é que o SO Linux em nenhuma distro (Mint e Debian) roda na maquina.

Setup completo infos:
ASUS TUF gaming B650M-E Wifi
Ryzen 7 8700F

RAM Team Group T-Force

O sistema operacional fica congelado na tela de inicio ou com tela preta, às vezes que entrou tentei atualizar drives e voltei a ter dificuldades na inicialização.

Também na instalação do sistema eu enfrento.

bios-b650m.jpg

Postado

@Banunin  Tem um artigo da microsoft que achei que informa que o processador Ryzen 7 8700F não tem suporte para o Windows 11 , aqui está:
https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-amd-processors
Por isso só foi o windows 10 nos meus testes.

Mas o meu interesse não rodar windows, mas sim Linux Mint ou Ubuntu porque meu setup será usado para teste de ferramentas DevOps e labs.

Agora pouco tentei instalar o Ubuntu e o Debian de novo e nem carrega o sistema, só aparece a tela do GRUB e após selecionar para iniciar a instalação a tela fica preta. Ja deixei quase 1 hr pra ver , parece que não carrega os arquivos do SO de forma alguma.

Estou tentando atualizar a BIOS pelo  Botão BIOS Flashback da placa. Vou ver se da certo. To seguindo o passo a passo do Vídeo 

Postado
42 minutos atrás, LIA MARIE disse:

@Banunin  Tem um artigo da microsoft que achei que informa que o processador Ryzen 7 8700F não tem suporte para o Windows 11 , aqui está:
https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-amd-processors

Microsoft é tão perdida que nem adicionou todos os processadores nessa lista.

43 minutos atrás, LIA MARIE disse:

Agora pouco tentei instalar o Ubuntu e o Debian de novo e nem carrega o sistema, só aparece a tela do GRUB e após selecionar para iniciar a instalação a tela fica preta. Ja deixei quase 1 hr pra ver , parece que não carrega os arquivos do SO de forma alguma.

Depende da forma que está fazendo o pendrive bootável para instalar o linux

Postado

Não deu certo. O Led verde nào apagA rsrsrs na segunda-feira vou ligar no suporte da ASUS pra ver o que eles dizem!

Aqui estão mais dados do SETUP:

placa-mãe TUF gaming b650M-E Wifi
BIOS Version  : 2413
CPU: Ryzen 7 8700F
RAM 2x16 T-CREATE DA TEAM GROUP de 6000Mhz. CL38-46-46-76, CTCED516G6000HC38GBK

Vamos eliminar possibilidades aqui, vou falar tudo o que já fiz e como fiz:

1.  Pendrive de instalação do Ubuntu/Mint feito com a ferramenta Rufus.
  •    Sistema de arquivos FAT32 e estutrura de partição MBR
  •    O pendrive è USB 3.0 de 16GB
    Conclusão: Tentativas de instalação mal sucedidas em sua maioria, as que deram certo o sistema não deu boot após a instalação. Teve 1 vez que deu boot no UBUNTU e ai tentei atualizar os drives por linha de comando e após reiniciar o sistema não subiu mais.

1. 2. O Windows 10 funcionou mas como mencionei não quero SO Microsoft nesse setup, preciso dele com Linux
  2. Após as falhas de instalação do SO Linux eu resolvi tentar atualizar a BIOS, baixei os arquivos do site e fiz como no vídeo exemplo Como atualizar BIOS e dei o erro da foto.
  3. A ultima tentativa de atualização foi pelo Botão BIOS Flashback sem exito tambem.
Postado

@LIA MARIE olha seu problema deve ser outro... ja usou esse pendrive em outro computador pra instalar o linux?

não vejo motivo pra uma BIOS impedir instalação do sistema operacionakl

• Membro VIP
Postado

Quando você tentou pelo EZ Flash, descompactou o arquivo ZIP primeiro? Eu atualizo direto pelo EZ Flash aqui; até suporta ler o arquivo da unidade C do meu Windows (NTFS), que está num SSD NVMe — apenas, por garantia, evito que a "inicialização rápida" do Windows esteja ativa antes dele acessar o volume C, mas isso não importa no seu caso eu acredito. É bem robusto. Estranho não funcionar aí. Pelo que entendi, você está colocando o arquivo num pendrive (FAT32 é preferido, mas, como mencionei, as ASUS suportam NTFS). Veja se esse pendrive está bom. E teste outro, vá que seja alguma incompatibilidade misteriosa.

@Falatu Bugs. BIOS com bugs não incomum encrencam com Linux. Hoje bem menos do que antigamente, porém, nesses casos cabeludos, atualizar é a primeira coisa a se fazer.

Postado

@Marcos FRM Tentei com 3 pendrives diferentes. 1 novo 3.0 , 1 antigo 2.0 e 1 antigo 3.0. Com todos eles da o mesmo erro da imagem que eu mandei. Não reconhece o arquivo .CAP.

Posso tentar dessa forma instalar o Windows 10 de novo e deixar o arquivo .CAP no SSD, acesasr a BIOS e tentar fazer. E sim, descompactei o .ZIP em todas as tentativas. A BIOS lista o arquivo mas não reconhece como valido para instalação da atualização da BIOS.

• Membro VIP
Postado

Estranho. Tem outra opção. Essa placa tem BIOS FlashBack. Descompacte o ZIP e rode o BIOSRenamer, que deverá renomear o arquivo CAP para um nome pré-definido. Coloque esse arquivo no pendrive em FAT32 (NTFS não serve). Desligue a máquina, mantendo a fonte energizada. Plugue o pendrive na porta USB traseira que no espelho da placa é circundada com a designação "BIOS". Pressione o botão "BIOS FLBK" por três segundos, que fará o LED indicativo acender. Espere até apagar -- pode demorar vários minutos. Quando apagar, tire a fonte da tomada, remova o pendrive, e ligue novamente.

Aqui tem o passo a passo detalhado:

https://www.ASUS.com/br/support/faq/1038568

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!