Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Esta é a minha sucata de número 087, entrou pelo custo de R$ 31,60 junto com este lote mencionado no post abaixo:

E o case dele é este:

087Capa.jpg.3088b2e4140a0292ba22a1e0421bbd61.jpg

Para abrir usei uma espátula de plástico ou palheta de violão, inserindo no vão entre a tampa e a capa, na parte oposta ao terminal SATA para não correr o risco de danificar a placa do SSD:

087frente.jpg.ca542d5a2ed8d883c659ecaaa8c3ed8d.jpg

A controladora é uma SM2258XT G AB, a nand é H2702T8QEA8RCC203T e na placa vem escrito 2022 SASS58XA6-8A S0626 52008/:

087verso.jpg.0c5fa939de09c7c923bdad99041024c4.jpg

Na realidade nem foi preciso abrir o case, eu só abri por diversão, o SSD não estava sendo detectado mas, no CrystalDiskInfo foi detectado como:

087Crystal.jpg.5a1c7a3bd19d0596f93953a79ef4b4d3.jpg

E estava com o BitLoker acionado, provavelmente o que fazia com que ele não fosse detectado:

087BitLoker.jpg.db30beb1353a14c2a1999eba71055f1b.jpg

Eu simplesmente escrevi zeros em toda a superfície com o Diskgenius, formatei e fiz um exame de superfície:

087DG.jpg.0626483bb2122d675fd431dbb6ca03b0.jpg

O qual resultou sem Bads e o SSD ficou pronto para os testes, eu cheguei a instalar um Win usando por alguns dias sem problemas.

Eu até pensei em tentar achar um meio de desbloquear o Bitloker para analisar a unidade e descobrir o motivo pelo qual ela veio parar na sucata mas, não tive tempo de pesquisar.

Mais um caso facilmente resolvido, nem precisei procurar por uma MPTool que sirva para ele.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Caro pupilo. Risos. Eu elegeria ele para venda mas, não tive tempo de fazer o anúncio.

Decidi que só vou guardar para uso os de 512GB para cima.

Ele entrou no dia 29Jul24, no dia 30 eu trabalhei nele e ficou parado até hoje 17Mar25 quando tirei da máquina e fiz o post.

Antes de por para venda eu queria tentar ver se alguma MPTool funciona nele.

Até mesmo pensei em rodar um Recuva só para ver o que conseguia capturar.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu até pensei em tentar achar um meio de desbloquear o Bitloker para analisar a unidade e descobrir o motivo pelo qual ela veio parar na sucata mas, não tive tempo de pesquisar.

Creio que uma formatação e reaplicação de atributos do disco pelo Diskpart deve resolver.

1. CMD (como admin);

2. Diskpart [Enter]

3. list disk [Enter]

4. select disk "número do disco" [Enter]

5. clean [Enter]

6. create partition primary [Enter]

7. format fs=ntfs quick [Enter]

8. assign [Enter].

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Pincipi disse:

1.jpg.4a634db8f1744f7a3c6962598610723c.jpg

Ficou zerado, em branco.

Muito bom saber.

Agora você consegue abrir o volume/partição e manipular livremente?

• Membro VIP
Postado

Essa sequência de comandos cria um novo particionamento MBR, com uma única partição englobando todo o espaço (não sendo ativa), com um sistema de arquivos NTFS dentro. Se quiser deixar não particionado (que o Windows chama de "não alocado"), pare no comando "clean". Se quiser que o Windows zere todos os setores do disco, use "clean all":

Se quiser que o Windows zere todos os setores dentro da partição, à medida que cria o sistema de arquivos, remova o "quick" do comando "format":

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Agora você consegue abrir o volume/partição e manipular livremente?

Na realidade eu já abria e manipulava antes porque gravei zeros em tudo e formatei.

• Membro VIP
Postado
agora, Pincipi disse:

Na realidade eu já abria e manipulava antes porque gravei zeros em tudo e formatei.

Entendi.

Vou reformular a pergunta: agora você se livrou da criptografia do Bitlocker?

• Membro VIP
Postado
agora, Gabriel U disse:

agora você se livrou da criptografia do Bitlocker?

Eu já havia me livrado dela antes quando escrevi zeros em tudo e formatei, o que quero agora, se possível, acessar os arquivos originais que estavam no Bitlocker. Imagino eu que já eram.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu já havia me livrado dela antes quando escrevi zeros em tudo e formatei, o que quero agora, se possível, acessar os arquivos originais que estavam no Bitlocker. Imagino eu que já eram.

Agora eu entendi. Peço desculpas por ter deixado seu trabalho mais difícil. [Risos de arrependimento].

Por outro lado, a formatação que você executou por último foi a rápida, então, se ainda há vestígios de arquivos nas células do SSD, ainda estão lá.

49 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu imaginei, por este enunciado, que a criptografia do Bitlocker ainda fosse um incômodo, mestre. Eu não queria te atrapalhar se o objetivo era outro. Foi mal mesmo. O melhor programa que conheço para varredura do disco e recuperação de arquivos é o Recoverit.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Por enquanto o Recuva está em 24 arquivos.

Revisando todo o processo:

- O SSD entrou com o BitLoker ativado;

- Escrevi zeros um toda a superfície usando o DiskGenius, aqui acredito eu que nada mais que estava no BitLocker possa ser recuperado;

- Formatei e instalei um Win usando por alguns dias;

- Fiz o procedimento mencionado acima e a unidade ficou em branco;

- Estou passando o Recuva, 86% 24 arquivos... ...terminou 0 arquivos recuperados. BitLoker eliminado juntamente com os arquivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...