Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. Estou pensando em fazer alguns upgrades em minha máquina tem um tempo, no entanto, as coisas estão encarecendo demais e estou preferindo optar pela aquisição de processadores de valor um pouco mais em conta.

Acham que pega bem um Ryzen 5 5600x na minha motherboard atual? Vi que através da atualização da BIOS minha placa oferece suporte a esse processador atualmente, no entanto, fico um pouco receoso em relação aos VRMs dela, que são mais simples. Seria um bom upgrade visto que imagino que eu não precisaria gastar com mais nada, só com o processador, que inclusive meu Blizzard T2 deve dar conta da temperatura dele.

Será que posso acabar sofrendo com problemas de desempenho ou temperaturas altas? Caso sim, não há nenhuma outra maneira a não ser investir em uma nova placa-mãe?

Minha máquina:

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Processador: Ryzen 5 1600AF 

Placa de vídeo: RTX 4060 ASUS Dual 8GB

RAM: 2x HyperX Fury 8GB 2666MHz

Armazenamento: 1x SSD XPG S70 Blade 1TB // 1x HD 1TB 

Fonte: MSI MAG A650BN 650W

Valeu.

Postado

Pode também optar pelo Ryzen 5 5600, que é mais frio, mais barato e de mesmo desempenho. 
O 5600 é o 5600x sem over, o mesmo produto.

(Falando nisso, nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X, pois se trata de um processador nerfado e capado, que nada tem a ver com o Ryzen 7 5700x)

O 5600x costuma não compensar devido ao preço ruim, custando sempre próximo de processadores melhores como 5700x3D e até mesmo de processadores AM5. 
O 5600 enquanto digito tem o menor preço na Gigantec (824 reais), mas de manhã apareceu na terabyte por 800. No aliexpress às vezes aparece abaixo de 600 já com impostos, porém sem cooler, o que não é problema, visto que opções de 130 a 150 são melhores do que o cooler que vem na caixa.

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para Placa-mãe AB350M suporta Ryzen 5 5600X?
Postado
8 horas atrás, Shaman93 disse:

O 5600x exige menos do VRM que o 1600AF, pode trocar sossegado.

@Shaman93 Eu realmente não fazia ideia, muito bom saber, agradeço pela resposta.

7 horas atrás, Crixus Champion disse:

Pode também optar pelo Ryzen 5 5600, que é mais frio, mais barato e de mesmo desempenho. 
O 5600 é o 5600x sem over, o mesmo produto.

(Falando nisso, nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X, pois se trata de um processador nerfado e capado, que nada tem a ver com o Ryzen 7 5700x)

O 5600x costuma não compensar devido ao preço ruim, custando sempre próximo de processadores melhores como 5700x3D e até mesmo de processadores AM5. 
O 5600 enquanto digito tem o menor preço na Gigantec (824 reais), mas de manhã apareceu na terabyte por 800. No aliexpress às vezes aparece abaixo de 600 já com impostos, porém sem cooler, o que não é problema, visto que opções de 130 a 150 são melhores do que o cooler que vem na caixa.

@Crixus Champion Interessante a sua visão também, vou ficar de olho no valor do 5600 e ver se acaba compensando ainda mais no fim das contas, inclusive já me deparei com benchmarks do Ryzen 7 5700 do qual você mencionou e realmente é um processador que não vira, desempenho baixo e preço alto pro que oferece. Máquinas com um 5600x junto de uma 4060 como a minha se saem consideravelmente melhor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...