Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala galera, boa tarde, estou pensando em montar meu primeiro pc gamer, então fiz um orçamento de mais ou menos 3000 reais, então os componentes ficaram:

uma Ryzen 5 4500 / Ryzen 5 5500 (estou em dúvida entre as duas por causa da diferença do preço)

placa-mãe A520M

RX 6600 8GB

um SSD NVMe de 512GB

fonte 500w 80 plus bronze (vou buscar de uma marca confiável)

alguém tem alguma sugestão ou alguma outra ideia para conseguir fechar esse setup? sobre o gabinete, estou buscando um bem básico também, mas que tenha uma ventilação boa, algo acima dos 200 reais

Postado

@Le_onardo04 boa tarde

9 minutos atrás, Le_onardo04 disse:

uma Ryzen 5 4500 / Ryzen 5 5500 (estou em dúvida entre as duas por causa da diferença do preço)

a diferença de uma para o outro é em media 60$-100$ dependendo da loja, mas tem termos de desempenho o Ryzen 5 5500 é um pouquinho melhor, (bem pouquinho mesmo), suponho que você esteja querendo economizar, então vai de Ryzen 5 4500, se você juntar um pouco mais pode pegar um Ryzen 5 5600 que já tem suporte para PCIe 4.0, mas nesse caso teria que trocar a placa-mãe e fica a seu, só citei por causa da longevidade.

18 minutos atrás, Le_onardo04 disse:

fonte 500w 80 plus bronze (vou buscar de uma marca confiável)

pode pegar uma Rise Mode Zeus 550W e ficar tranquilo!

18 minutos atrás, Le_onardo04 disse:

estou buscando um bem básico também, mas que tenha uma ventilação boa, algo acima dos 200 reais

esse eu acho bom Gamemax Defender Black

• Curtir 2
Postado

@Mascote01 bom, eu acompanhei os testes de jogos de ambos os processadores, e realmente, o 5 5500 leva uma vantagem, mesmo que mínima, mas o meu foco nesse pc são os jogos, pelo menos os que eu quero jogar (pubg, fortnite, valorant, cs2, overwatch), vejo que rodam super bem em ambos os processadores.

a placa que você me recomendou parece ser boa, aparece por menos de 300 reais na rise mode e na kabum

mas na questão da diferença do desempenho da 5 5500 e a 5 4500 não é muito grande, né? se ela for muito, pode valer a pena eu comprar a 5500 mesmo, mas não parece o caso

Postado

@Le_onardo04

1 hora atrás, Le_onardo04 disse:

a placa que você me recomendou parece ser boa, aparece por menos de 300 reais na rise mode e na kabum

qual placa? eu falei dos processadores e recomendei fonte e gabinete...

mas na questão da diferença do desempenho da 5 5500 e a 5 4500 não é muito grande, né? se ela for muito, pode valer a pena eu comprar a 5500 mesmo, mas não parece o caso

a diferença entre esses 2 ai é bem pouca, no caso de gastar 100 reais a mais pra pegar o 5 5500 também não valeria a pena, em vez disso deveria pegar um 5 5600 que é bem melhor que o 5 5500 e muito melhor que o 5 4500, a dica é, se quer economizar pode pegar o 5 4500 e depois trocar para o 5 5600 quando tiver interesse.

2 horas atrás, Le_onardo04 disse:

RX 6600 8GB

dito isso 

pelo menos os que eu quero jogar (pubg, fortnite, valorant, cs2, overwatch), vejo que rodam super bem em ambos os processadores.

e a julgar por isso, o Ryzen 5 5500 teria uma vantagem pois tem o dobro de memória de cache que o 5 4500, vai garantir mais uns 7-13 FPS mais ou menos, dependendo do jogador pode ser importante nesses jogos competitivos.

• Obrigado 1
Postado

@Mascote01 eu aindei dando uma boa pesquisada, e acho que vou ficar com o Ryzen 5 5500 mesmo, eu não sou aquele tipo de pessoa que costuma jogar jogos com gráficos no alto no estilo competitivo, talvez daqui alguns anos, se eu continuar com a máquina, posso fazer upgrades nela? o Ryzen 5 5500 parece valer muito a pena, a diferença dele pro 5600 é de mais ou menos 300 reais, quero economizar mas ainda assim gastar bem o dinheiro em um processador eficiente como é o caso do 5 5500

eu passei dando uma olhada nos testes de jogos pela internet também, e me surpreendi com a alta quantidade de fps que ambos os processadores conseguem atingir, no caso é o 5500 e o 5600

@CristianCDS pois é, o meu notebook atual tem apenas 222GB, então sou bem econômico nessa questão do armazenamento, como eu disse no comentário acima, gostaria muito de pegar um de 512gb pelo preço, mas acho que vale mais a pena ter o de 1tb, eu não vou nem chegar perto de ultrapassar esse armazenamento todo

• Curtir 1
Postado

@Le_onardo04

34 minutos atrás, Le_onardo04 disse:

talvez daqui alguns anos, se eu continuar com a máquina, posso fazer upgrades nela?

vai poder sim, digamos que se você pegar um Ryzen 5 5500 você vai estar na "metade do caminho", depois você vai poder colocar um monstro Ryzen 7 5800X3D e uma placa de vídeo High-End se quiser, mas ai nesse caso a placa-mãe vai ficar capando um pouco os processadores porque depois do R5 5500, no caso um R5 5600 ou o Ryzen 7 5800X3D, ja suportam PCIe  4.0 e a placa-mãe só suporta ate 3.0, ai você teria que pegar agora uma B550M se pretende fazer tais upgrades futuros e aproveitar tudo.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para PC Gamer A520M, Ryzen 5 4500 ou 5500, SSD 512GB e RX 6600 vale à pena?
Postado

@Mascote01 acho que é isso então, vou comprar um Ryzen 5 5500 e fazer um upgrade depois, mas com esse processador junto de uma rx 6600 posso rodar a maioria dos jogos? eu vou precisar comprar um cooler também, ou o que vem na caixa do processador já é o suficiente?

Postado

@Le_onardo04

agora, Le_onardo04 disse:

vou comprar um Ryzen 5 5500 e fazer um upgrade depois, mas com esse processador junto de uma rx 6600 posso rodar a maioria dos jogos?

vai rodar muito jogos mano, fica tranquilo

Em 24/03/2025 às 17:48, Le_onardo04 disse:

pubg, fortnite, valorant, cs2, overwatch

esses e muito mais sem problemas, pode comprar sem medo.

eu vou precisar comprar um cooler também, ou o que vem na caixa do processador já é o suficiente?

ele é básico mas é melhor que um genérico, o certo seria comprar um melhor mas esse ai ja vai ser suficiente, se preferir comprar outro cooler pode pegar um AG400, se estiver na duvida, pode olhar esse Vídeo: 

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 bom, acho que vale a pena eu montiorar a temperatura dele quando tiver pronto, mas acho que o cooler que tiver nele já basta mesmo, eu não vou jogar jogos muito pesados (cyberpunk ou elden ring) nem editar, espero que a temperatura não ultrapasse muito, mas se o gabinete for bem ventilado tb, não tem muito como dar bo, né?

Postado

@Le_onardo04

mas se o gabinete for bem ventilado tb, não tem muito como dar bo, né?

não tem não.

mas acho que o cooler que tiver nele já basta mesmo, eu não vou jogar jogos muito pesados (cyberpunk ou elden ring) nem editar, espero que a temperatura não ultrapasse muito

nesse caso, é provável que nem chegue perto do limite

• Curtir 1
Postado

Com a RX6600 tanto faz o 4500, 5500 ou mesmo 5600, terá pouca diferença de FPS.

Fica no meio termo com o 5500, o 4500 é muito capado, quando trocar a GPU pode ficar muito limitado.

Postado

@Mascote01 eu tava dando uma olhada em outros pc's parecidos, e achei um kit com essa mesma placa de vídeo, a placa-mãe que eu havia citado lá no começo, um a520m junto com uma 5 5600t, parece muito mais potente do que os outros modelos, eu somei com todo o resto (gabinete, teclado, etc), acabou que ficou 2800 reais, acha que vale a pena? esse valor é com a memória de 16gb de ram e um SSD de 500gb

Postado

5 5600t

pode pegar um 5 5600 sem o T se quiser economizar mais, a diferença é muito pouca e não vale a pena

acabou que ficou 2800 reais, acha que vale a pena?

acho que vale sim, já tem uma RX 6600 inclusa né?

um SSD de 500gb

ele é SATA ou é NVMe?

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 o SSD no caso é o NVMe, futuramente eu gostaria de comprar um de 1TB, mas a diferença entre os dois é meio grande, eu queria que fechasse certinho 3000 reais, ou menos, porque assim eu até consigo vender meu notebook atual por uns 2000 reais pra ajudar a pagar o pc, mas como sempre, o mais caro acaba sendo a gpu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...