Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos (ou bom dia, dependendo de quando lerem)!

Recentemente, adquiri um Water Cooler Mancer Mystic G1 240mm e instalei seguindo rigorosamente o manual. A refrigeração está excelente, mas observei um comportamento curioso: quando o PC está ocioso (idle), a temperatura fica entre 36°C e 38°C, mas, de repente, sobe 10°C (atingindo 49°C–50°C) em questão de segundos e depois volta ao normal.

Realizei testes baseados em orientações da internet, forçando o processador, e a temperatura não ultrapassou 58°C com o water cooler, mantendo-se estável. Um conhecido meu, entusiasta de hardware, sugeriu que minha fonte pode estar subdimensionada para o meu sistema.

Minha configuração:

Placa-mãe: A520M A Pro

Processador: Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: MSI GTX 1660 Super

Fonte: Mancer Thunder 400W (80 Plus Bronze)

Cooler: Mancer Mystic G1 240mm

Dúvidas:

Essa oscilação rápida de temperatura pode estar relacionada à fonte?

A fonte de 400W é realmente fraca para essa configuração?

Apesar de o sistema não aquecer excessivamente, minha preocupação é a longo prazo — há risco de danificar componentes? Ou isso é normal e não indica problemas na configuração?

Agradeço desde já pela ajuda!

dasdadadad.PNG

• Solução
Postado

o processador nunca está ocioso, sempre está fazendo alguma coisa

esse mini pico de temperatura é só o seu processador processando algo em segundo plano, talvez a barra clima no windonws ou procurando uma atualização no windonws update, ou algum launcher de jogos que você tenha instalado.

e sua fonte é exatamente o que seu pc precisa (não que isso seja bom) mas não falta energia pro seu pc, só fica difícil fazer upgrade

e sobre danificar componentes a longo prazo, o seu processador vai ficar obsoleto antes de parar de funcionar, tipo mesmo que ele dure 10 anos(que é pouco pra um processador) em 10 anos você já vai ter trocado ele, então não esquenta a cabeça

• Curtir 5
Postado

Agradeço aos 3 que ajudaram com o meu "problema"!

Analisei melhor a situação e realmente notei que alguns processos iniciam e depois param. No entanto, acredito que não seja nada grave, então vou deixar como está por enquanto.

Mais uma vez, obrigado! Desejo a todos uma vida feliz! 😊

Em 25/03/2025 às 11:02, Edvaldo J. Frederico disse:

@Brayan Bueno Bom dia e bem vindo.

Absolutamente normal esse picos de temperatura, o windows sempre estará fazendo alguma tarefa em segundo plano.

Até quando você manda abrir o gerenciador de tarefas você verá um pico de uso no processador e depois volta ao normal.

Em 25/03/2025 às 07:09, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Brayan Bueno, bom dia!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

O colega acima explicou muito bem a situação, nada a se preocupar e a temperatura em estresse está ótima.

A fonte não é lá essas coisas mas teu PC não consome nem 300W. Está OK.

Não há risco ao computador no longo prazo.

Em 25/03/2025 às 05:03, superrblue disse:

o processador nunca está ocioso, sempre está fazendo alguma coisa

esse mini pico de temperatura é só o seu processador processando algo em segundo plano, talvez a barra clima no windonws ou procurando uma atualização no windonws update, ou algum launcher de jogos que você tenha instalado.

e sua fonte é exatamente o que seu pc precisa (não que isso seja bom) mas não falta energia pro seu pc, só fica difícil fazer upgrade

e sobre danificar componentes a longo prazo, o seu processador vai ficar obsoleto antes de parar de funcionar, tipo mesmo que ele dure 10 anos(que é pouco pra um processador) em 10 anos você já vai ter trocado ele, então não esquenta a cabeça

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Ryzen 5 5600 com picos de temperatura repentinos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!