Ir ao conteúdo

Análise de Upgrade: Intel Core i5 de Nova Geração vs. Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por Mr.Robott,

Posts recomendados

Postado

Nos últimos dias, decidi que é necessário realizar um upgrade no meu setup em 2025. Atualmente, utilizo uma RTX 4060 em conjunto com um i5-9400F, porém, este processador já não atende às minhas necessidades. Considerando isso, cogitei a possibilidade de migrar para um Ryzen 5 5600, o que exigiria também a troca da placa-mãe.

Durante minhas pesquisas, encontrei outras opções que chamaram minha atenção, especialmente os processadores i5-12400 e i5-14400. Optar por um desses modelos da Intel seria financeiramente mais viável, pois evitaria a necessidade de substituir a placa-mãe. Diante disso, gostaria de saber: seria mais vantajoso investir em um desses processadores Intel mais recentes, como o i5-12400, em vez de realizar a troca para o Ryzen 5 5600?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 horas atrás, CaioCB disse:

Nos últimos dias, decidi que é necessário realizar um upgrade no meu setup em 2025. Atualmente, utilizo uma RTX 4060 em conjunto com um i5-9400F, porém, este processador já não atende às minhas necessidades. Considerando isso, cogitei a possibilidade de migrar para um Ryzen 5 5600, o que exigiria também a troca da placa-mãe.

Durante minhas pesquisas, encontrei outras opções que chamaram minha atenção, especialmente os processadores i5-12400 e i5-14400. Optar por um desses modelos da Intel seria financeiramente mais viável, pois evitaria a necessidade de substituir a placa-mãe. Diante disso, gostaria de saber: seria mais vantajoso investir em um desses processadores Intel mais recentes, como o i5-12400, em vez de realizar a troca para o Ryzen 5 5600?

No caso, independente da escolha de CPU você vai precisar trocar de placa-mãe, e a placa-mãe vai ser diferente pra cada um dos modelos: O 11400F usa o socket LGA1200, o 12400F o LGA1700, e o Ryzen 5 5600 o AM4.

O core i5 12400F eu considero uma escolha melhor que o Ryzen 5 5600. Ele entrega mais perfomance, custa menos e a plataforma dele tem melhores opções de upgrade agora que a AM4 não é mais uma plataforma atual. Tem a vantagem também da possibilidade já do uso de memórias DDR5. Você pode montar o 12400F numa placa-mãe de entrada H610, mas eu recomendo investir mais nesse componente pra suportar melhor upgrades futuros como o excelente i5 14600K. O Ryzen 5 5600 você também pode usar uma A320 ou A520 de entrada, mas eu também recomendo uma placa-mãe B450/B550.

O i5 11400F não é uma opção viável devido ao preço do Kit CPU+placa-mãe, ele é comumente mais lento que o Ryzen 5 5600 e a plataforma dele é a pior em quesito de upgrades, então de longe ele é a pior opção levantada.

• Curtir 1
Postado

@CaioCB Hoje o 12400F tem custo x beneficio melhor que um Ryzen 5600 pra entregar praticamente a mesma coisa.

Tá valendo mais a pena pegar intel porque as placas baratearam, da pra pegar uma H610 e usar nele de boa.

Na amd tem as A520 mas com ela você perder o PCIE 4.0, coisa que não acontece nas placas de entrada da intel.

12400F dá pra ser encontrado em promo por 699, aí é só pegar uma placa de entrada boa tipo essa aqui, colocar 2 módulos de memória 16gb 3200mhz e ser feliz.

Postado

O i5-12400F tem um bom preço/performance, mas não compre iludido com "upgrade futuro", pois isso não faz sentido no finado LGA1700. Quando for trocar qualquer CPU AM5 ou LGA1851 (ou o soquete que a Intel estiver usando) fará mais sentido que um i5-14600K, i7-14700K... CPUs que o VRM de uma H610 não suport. Se for gastar mais com placa-mãe B760 para o "upgrade futuro" o custo-benefício do i5 perde o sentido.

Eu tenho um i5-12400F com uma H610, que comprei consciente de que vou usar até não dar mais e depois comprar tudo novo.

Postado
29 minutos atrás, Daviferreirax disse:

@CaioCB Hoje o 12400F tem custo x beneficio melhor que um Ryzen 5600 pra entregar praticamente a mesma coisa.

Realmente o 5600 anda inflacionado. Um 5700 anda mais "custo beneficio" que 5600 e tem novo por R$ 900.

https://www.kabum.com.br/produto/523516/processador-amd-Ryzen-7-5700-4-6ghz-cache-20mb-am4-sem-Vídeo-100-100000743box

E ai claro que o 12400f não é páreo para o 5700.

Postado

@W46n3r não confunda o Ryzen 5700 com o Ryzen 5700x, são processadores muito diferentes.

Esse 5700 é um lançamento péssimo da AMD, completamente capado, por incrível que pareça ele é bem pior que o Ryzen 5600 e o i5 12400F

E mesmo que fosse um 5700x por esse preço, pra jogos não muda muito, o 5700x é uns 3% melhor só que um 5600x por exemplo, o foco dele é trabalho e não jogos.

image.thumb.png.5d34145686fe961a73768486af90a26e.png

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Daviferreirax disse:

Esse 5700 é um lançamento péssimo da AMD, completamente capado, por incrível que pareça ele é bem pior que o Ryzen 5600 e o i5 12400F

Então está dizendo que um processador de base de clock 200mhz maior e turbo boost também 200mhz maior, e dois núcleos a mais... É pior... Tem certeza que está comparando o 5600 com o 5700?

https://www.cpubenchmark.net/compare/4968vs4811/AMD-Ryzen-7-5700-vs-AMD-Ryzen-5-5600

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, W46n3r disse:

Então está dizendo que um processador de base de clock 200mhz maior e turbo boost também 200mhz maior, e dois núcleos a mais... É pior... Tem certeza que está comparando o 5600 com o 5700?

Sim, o Ryzen 7 5700 é pior que o Ryzen 5 5600 em jogos. Isso porque o Ryzen 7 5700 é um Ryzen 7 5700G com vídeo integrado desativado, ou seja, tem o mesmo cache limitado do R7 5700G. Os 32 MB de cache L3 do Ryzen 5 5600 o tornam melhor para jogos em comparação com os ínfimos 16 MB do Ryzen 7 5700.

O lançamento do Ryzen 7 5700 foi uma jogada de marketing da AMD, que induz o consumidor ao erro. Isso porque boa parte das pessoas não observa a questão do cache e pensa que o R7 5700 é um R7 5700X com clock reduzido, o que não é o caso. São chips totalmente diferentes internamente. A AMD queria basicamente arrumar um jeito de se livrar dos R7 5700G com vídeo defeituoso na linha de produção, aí fez isso.

Essa diferença não vai aparecer em benchmarks sintéticos como o que você linkou (que inclusive nem é uma boa referência de forma geral: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1581826-userbenchmark-e-passmark-como-interpretar-e-porque-não-usar/), mas aparece em jogos.

image.png

• Curtir 4
  • Amei 1
Postado
51 minutos atrás, KairanD disse:

Sim, o Ryzen 7 5700 é pior que o Ryzen 5 5600 em jogos.

Ah sim, principalmente por causa do L3 e talvez o Pcie 3. Não havia entendido que a prioridade era somente jogos... ao menos o autor do tópico não havia mencionado isso. Imagino que num cenário de multiprocessamento/produtividade o 5600 dificilmente seria melhor que o 5700.

O score do Cinebench r23 multiprocessado do 5700G (não achei do 5700) é superior que o do 5600, bem superior. Então...

58 minutos atrás, KairanD disse:

Essa diferença não vai aparecer em benchmarks sintéticos como o que você linkou (que inclusive nem é uma boa referência de forma geral: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1581826-userbenchmark-e-passmark-como-interpretar-e-porque-não-usar/), mas aparece em jogos.

Entendo as limitações de um teste sintético, mas juntar o passmark no mesmo saco que o userbenchmark já é um tanto exagerado. Enquanto o passmark tem alguns casos de disparidade, o userbenchmark só serve para comparar Intel com Intel, já que o proprietário do site tem um ódio declarado a AMD.

No final das contas, qualquer teste que vá ser usado de base de comparação vai ter suas limitações. É só ver o exemplo dos x3D, principalmente os da linha 5000 e 7000. Reinam praticamente absolutos em benchmarks de jogos e apanham em testes de multiprocessamento... o "melhor" vai variar com o perfil de uso.

Postado
12 horas atrás, 1lokos disse:

O i5-12400F tem um bom preço/performance, mas não compre iludido com "upgrade futuro", pois isso não faz sentido no finado LGA1700. Quando for trocar qualquer CPU AM5 ou LGA1851 (ou o soquete que a Intel estiver usando) fará mais sentido que um i5-14600K, i7-14700K... CPUs que o VRM de uma H610 não suport. Se for gastar mais com placa-mãe B760 para o "upgrade futuro" o custo-benefício do i5 perde o sentido.

Eu tenho um i5-12400F com uma H610, que comprei consciente de que vou usar até não dar mais e depois comprar tudo novo.

e como esse i5-12400F te atende? Principalmente em jogos / multitarefas? Obrigado pela resposta 

19 horas atrás, Mr.Robott disse:

No caso, independente da escolha de CPU você vai precisar trocar de placa-mãe, e a placa-mãe vai ser diferente pra cada um dos modelos: O 11400F usa o socket LGA1200, o 12400F o LGA1700, e o Ryzen 5 5600 o AM4.

O core i5 12400F eu considero uma escolha melhor que o Ryzen 5 5600. Ele entrega mais perfomance, custa menos e a plataforma dele tem melhores opções de upgrade agora que a AM4 não é mais uma plataforma atual. Tem a vantagem também da possibilidade já do uso de memórias DDR5. Você pode montar o 12400F numa placa-mãe de entrada H610, mas eu recomendo investir mais nesse componente pra suportar melhor upgrades futuros como o excelente i5 14600K. O Ryzen 5 5600 você também pode usar uma A320 ou A520 de entrada, mas eu também recomendo uma placa-mãe B450/B550.

O i5 11400F não é uma opção viável devido ao preço do Kit CPU+placa-mãe, ele é comumente mais lento que o Ryzen 5 5600 e a plataforma dele é a pior em quesito de upgrades, então de longe ele é a pior opção levantada.

Levando em consideração todos os fatores apresentados, acredito que optarei pelo processador Intel Core i5-12400F em conjunto com a placa-mãe H610M. Como não tenho planos de realizar upgrades num futuro próximo e considerando minhas necessidades, este conjunto, composto pelo i5-12400F e pela RTX 4060, atenderá plenamente às minhas expectativas. Agradeço pela resposta detalhada e pelo tempo dedicado à elaboração dela.

Postado
16 minutos atrás, CaioCB disse:

e como esse i5-12400F te atende? Principalmente em jogos / multitarefas? Obrigado pela resposta 

Não sirvo como referência, meu uso do PC é bem casual, no máximo faço algum desenho no FreeCAD, e jogos uso poucos - antigos; com frequência é The Long Dark, ARMA3, Day-Z, iL2-Sturmovik series... os jogos mais recentes que joguei foram os Far Cry 5 e 6 - não me interesso por estes "AAA/AAAA" da moda; meu monitor é 1080P.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

Não sirvo como referência, meu uso do PC é bem casual, no máximo faço algum desenho no FreeCAD, e jogos uso poucos - antigos; com frequência é The Long Dark, ARMA3, Day-Z, iL2-Sturmovik series... os jogos mais recentes que joguei foram os Far Cry 5 e 6 - não me interesso por estes "AAA/AAAA" da moda; meu monitor é 1080P.

também jogo dayz, como esse processador se comporta nele? e nesses outros jogos em geral

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, CaioCB disse:

e como esse i5-12400F te atende? Principalmente em jogos / multitarefas? 

Em jogos campanha ele é mais que suficiente pra 60 quadros em todos os títulos sine player main stream. Em jogos competitivos ele também entrega mais que o suficiente pra te entregar uma boa resposta nos controles. Aqui você pode dar uma olhada na performance dele versus o 5600 e o 5600X, onde só no Counter Strike ele ficou pra trás porque esse jogo tende a rodar melhor em CPUs Ryzen: 

Ele pontua 12 mil pontos no cinebench R23 multi core que é um teste bom pra estimar performance em paralelismo de um CPU. Eu considero ele satisfatório pra um multitasking mais leve(é o melhor CPU abaixo dos 1000 reais nesse quesito também.) Mas se paralelismo é realmente importante pra você o ideal seria ir atrás de um modelo com mais cores,  modelos octa core ou modelos Intel que já possuem os núcleos de eficiência. Os primeiros modelos que atendem esses critérios seria o 5700X por parte da AMD e o Core i5 14400F por parte da Intel. Os dois perfomam geralmente de forma próxima em jogos, se alternando na liderança dependendo do jogo. O 14400F tende a performar um pouco melhor em paralelismo, mas eles são tão próximos mesmo nesse quesito que dá pra afirmar que são cpus que entregam a mesma performance.

• Coordenador
Postado
11 horas atrás, W46n3r disse:

Ah sim, principalmente por causa do L3 e talvez o Pcie 3.

A diferença ocorre principalmente por conta do cache L3. A limitação por ficar preso ao PCI-Express 3.0 no Ryzen 7 5700 também deve ser mencionada, mas ativando o recurso de Smart Access Memory na BIOS isso impacta menos as placas de vídeo.

Imagino que num cenário de multiprocessamento/produtividade o 5600 dificilmente seria melhor que o 5700.

Sim, em cenários de trabalho multiprocessamento o R7 5700 tende a ser bem melhor. Isso porque o número de núcleos vai impactar, enquanto a falta de cache terá muito menos efeito.

Contudo, dado as demais opções do mercado e o valor, eu considero o R7 5700 uma opção ruim. Seria mais negócio investir um pouquinho a mais para pegar o R7 5700X.

Entendo as limitações de um teste sintético, mas juntar o passmark no mesmo saco que o userbenchmark já é um tanto exagerado. Enquanto o passmark tem alguns casos de disparidade, o userbenchmark só serve para comparar Intel com Intel, já que o proprietário do site tem um ódio declarado a AMD.

Concordo que colocar o UserBenchmark e o Passmark como uma mesma coisa é um tanto exagerado... Isso porque o UserBenchmark acaba ainda tendo mais utilidade, por incrível que pareça (detalhei essa questão no tópico que mencionei).

Inclusive, me expressei mal ao usar o termo benchmarks sintéticos. No caso desses dois sites, o termo mais apropriado seria "caixa preta". Os resultados são baseados em benchmarks, mas passam por algoritmos obscuros para fornecer valores numéricos representativos de "alguma coisa".

O UserBenchmark é completamente tendencioso à favor da Intel. Contudo, se você desprezar a pontuação grotesca da "caixa preta" (que é o score inicial que aparece na página), ao rolar para baixo você tem resultados mais precisos para cenários single-core, dual-core, quad-core, etc. No Passmark, não. Você até tem um resultado para single-core, mas a pontuação abaixo ("CPU Mark") é apenas um valor simbólico calculado por algoritmo.

O UserBenchmark beneficia claramente a Intel e deixa isso escancarado. A diferença no caso do Passmark é que eles não deixam tão evidente o quanto os resultados são tendenciosos a favor da AMD. O próprio caso deste tópico (Core i5-12400 vs. Ryzen 5 5600) pode ser usado de exemplo: https://www.cpubenchmark.net/compare/4811vs4677/AMD-Ryzen-5-5600-vs-Intel-i5-12400

O Passmark coloca o Core i5 como quase 11% inferior no "CPU Mark". Agora jogue no Cinebench (que oferece resultados muito mais diretos), por exemplo: o Core i5 será um pouco mais rápido.

5 horas atrás, CaioCB disse:

Levando em consideração todos os fatores apresentados, acredito que optarei pelo processador Intel Core i5-12400F em conjunto com a placa-mãe H610M.

Antes de decidir por qual processador optar, você deve analisar o preço dos kits (ou seja, colocando o valor da placa-mãe na comparação). As placas H610 mais baratas tendem a ser muito ruins (Biostar da vida, completamente "peladas") ou white-label (como Mancer). Geralmente, placas AM4 decentes são mais baratas.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Mr.Robott disse:

Em jogos campanha ele é mais que suficiente pra 60 quadros em todos os títulos sine player main stream. Em jogos competitivos ele também entrega mais que o suficiente pra te entregar uma boa resposta nos controles. Aqui você pode dar uma olhada na performance dele versus o 5600 e o 5600X, onde só no Counter Strike ele ficou pra trás porque esse jogo tende a rodar melhor em CPUs Ryzen: 

Ele pontua 12 mil pontos no cinebench R23 multi core que é um teste bom pra estimar performance em paralelismo de um CPU. Eu considero ele satisfatório pra um multitasking mais leve(é o melhor CPU abaixo dos 1000 reais nesse quesito também.) Mas se paralelismo é realmente importante pra você o ideal seria ir atrás de um modelo com mais cores,  modelos octa core ou modelos Intel que já possuem os núcleos de eficiência. Os primeiros modelos que atendem esses critérios seria o 5700X por parte da AMD e o Core i5 14400F por parte da Intel. Os dois perfomam geralmente de forma próxima em jogos, se alternando na liderança dependendo do jogo. O 14400F tende a performar um pouco melhor em paralelismo, mas eles são tão próximos mesmo nesse quesito que dá pra afirmar que são cpus que entregam a mesma performance.

levando em conta tudo isso, provável que eu vá de i5-12400 junto de uma placa-mãe de entrada como a H610Mn que você me apresentou, multitask não é tão importante pra mim comparado com os games, mas obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento de tudo. 

aliás, você acha que minha fonte de 500w 80 plus bronze da mancer daria conta desse kit ou também teria que fazer a troca de fonte?

• Coordenador
Postado

A fonte você pode manter.

Quanto à placa-mãe, recomendo evitar Biostar, Maxsun ou similares. Essas placas "genéricas" não são legais.

Considerando o preço de uma placa-mãe confiável, o kit com o Ryzen 5 5600 ainda pode compensar mais. Por isso é importante fazer a comparação completa.

• Curtir 1
Postado

O Ryzen 5600 fica R$ 199,00 a mais.

i5-12400F - R$ 759,00 (tem aparecido em ofertas pontuais na faixa dos R$ 600,00) cadastre-se no Telegram de canais de ofertas de YT como Guiga Tech Games para ser avisado destas promoções.

ASUS Prime H610M-A - R$ 550,00 - preço de oferta com poucas unidades (10 no momento).

É a "melhor" das H610, dissipador no VRM (Vcore), 2 slot M.2, slot M.2 para cartão WiFi, 2 conectores de "frufru" ARGB.

* Não tem "upgrade futuro", pois o VRM não suporta os "K".

Ryzen 5600 - R$ 838,00

MSI B550M PRO-VDH - R$ 670,00

* No "futuro" pode substituir o Ryzen 5 5600 por um Ryzen 7 5700X3D - caso o preço compense, ganha uns 20-25% em performance.

Citação

Análise de Upgrade: Intel Core i5 de Nova Geração vs. Ryzen 5 5600

A propósito, a nova geração Intel é o Core Ultra LGA 1851 lançada em Outrubro de 2024 - ex. Intel Core Ultra 245K, não sei se já foi lançado o que seria equivalente ao i5 da geração LGA 1700. Em todo caso esta nova linha custa mais caro, teve ganhos pífios em performance, melhorou mesmo foi na eficiência do consumo relativo ao LGA 1700. Core Ultra lineup.

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

O Ryzen 5600 fica R$ 199,00 a mais.

i5-12400F - R$ 759,00 (tem aparecido em ofertas pontuais na faixa dos R$ 600,00) cadastre-se no Telegram de canais de ofertas de YT como Guiga Tech Games para ser avisado destas promoções.

ASUS Prime H610M-A - R$ 550,00 - preço de oferta com poucas unidades (10 no momento).

É a "melhor" das H610, dissipador no VRM (Vcore), 2 slot M.2, slot M.2 para cartão WiFi, 2 conectores de "frufru" ARGB.

* Não tem "upgrade futuro", pois o VRM não suporta os "K".

Ryzen 5600 - R$ 838,00

MSI B550M PRO-VDH - R$ 670,00

* No "futuro" pode substituir o Ryzen 5 5600 por um Ryzen 7 5700X3D - caso o preço compense, ganha uns 20-25% em performance.

A propósito, a nova geração Intel é o Core Ultra LGA 1851 lançada em Outrubro de 2024 - ex. Intel Core Ultra 245K, não sei se já foi lançado o que seria equivalente ao i5 da geração LGA 1700. Em todo caso esta nova linha custa mais caro, teve ganhos pífios em performance, melhorou mesmo foi na eficiência do consumo relativo ao LGA 1700. Core Ultra lineup.

Não pretendo realizar upgrades tão cedo, considerando a escolha pelo i5-1200F acompanhado do kit com a RTX 4060 sendo a mais barata e mais vantajosa para mim no momento. Esse conjunto atenderá de maneira plena às minhas necessidades. Caso eu venha a considerar um upgrade, isso ocorrerá apenas dentro de alguns anos, sendo provável que eu substitua todo o conjunto de componentes. 

4 horas atrás, 1lokos disse:

Eu não tinha a menor ideia disso, mas peço desculpas pelo erro.

11 horas atrás, KairanD disse:

Quanto à placa-mãe, recomendo evitar Biostar, Maxsun ou similares. Essas placas "genéricas" não são legais.

Em relação a isso, estive analisando algumas ofertas das H610M-A das marcas ASUS e ASRock, mas é provável que eu opte pela ASUS devido à relação custo-benefício mais vantajosa.

11 horas atrás, KairanD disse:

A fonte você pode manter.

Em relação a isso, pretendo vender o kit antigo composto pela H310M-E 2.0 e o i5-9400F, além de adquirir uma nova fonte, considerando que a atual já possui cerca de 5 anos de uso. Qual fonte você recomendaria para acompanhar o kit atual com a RTX 4060 e o i5-12400F?

Postado

As fontes Galax Omega GL500S 550W ou Rise Mode Zeus 550W são OK para este hardware.

Ambas passaram no teste de funcionamento do TecLabs, são modelos relativamente novos no mercado não se sabe quanto a durabilidade - a Zeus tem 3 anos de garantia.

A Galax GLS500S só vi na Pichau e lá informa 1 ano, mas a Pichau tem o costume de "economizar" na garantia informando só 1 ano mesmo em casos que o fabricante da garantia maior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...