Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um HDD de 1TB instalado no meu pc só para armazenamento de arquivos (para o sistema e programas e jogos eu tenho SSD NVMe) mas de uns dia para cá ele simplesmente está corrompendo alguns arquivos tipo os que já estava nele estão normais mas os novos que eu adiciono uns funciona outros corrompe já passei o programa para verificar se tem Bad block e não acusou nenhum ficou tudo verde os blocos já formatei passei antivírus e nada, alguém tem alguma ideia o que pode ser?

Postado

O CrystalDiskInfo dá algum alerta na saúde do seu HD?

No meu caso eu estou com um HD de 1TB que uso há mais de 10 anos, ele tinha corrompido um arquivo semanas atrás, até consegui resolver, mas no CrystalDiskInfo consta um alerta. Já fiz backup do que era mais importante e continuo utilizando ele, até agora não corrompeu mais nada, só tenho a impressão de que ele está mais lento do que de costume.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

O CrystalDiskInfo dá algum alerta na saúde do seu HD?

No meu caso eu estou com um HD de 1TB que uso há mais de 10 anos, ele tinha corrompido um arquivo semanas atrás, até consegui resolver, mas no CrystalDiskInfo consta um alerta. Já fiz backup do que era mais importante e continuo utilizando ele, até agora não corrompeu mais nada, só tenho a impressão de que ele está mais lento do que de costume.

não acusa nenhum alerta e diz que esta saudável.

Postado

@Fernandolocura faltou só informar o modelo da sua fonte. HDs são bem sensíveis a qualidade de energia, fontes ruins podem até danifica-los ao longo do tempo.

Sugiro que você troque o cabo SATA do HD por algum outro, só pra garantir que o problema não está com ele, também tente outra porta SATA. As vezes tem cabo SATA novo guardado na caixa da sua placa-mãe.

• Jasiel alterou o título para Hdd corrompendo arquivos aleatoriamente (Seagate ST1000DM003-1SB102)
Postado
21 horas atrás, Fernandolocura disse:

Fonte De Alimentacao 750w Gp750 80 Plus Bronze Gamemax

É uma fonte bem abaixo da média, não costuma ser indicada pela sua baixa confiabilidade. Ainda assim, acredito que as chances dele estar causando problemas é baixa.

@Gabriel U @KairanD saberiam de algum tipo de aplicativo ou método que o colega poderia usar para tentar encontrar seu problema?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Gabriel U @KairanD saberiam de algum tipo de aplicativo ou método que o colega poderia usar para tentar encontrar seu problema?

Bom dia a todos na discussão.

A única ferramenta que conheço e uso regularmente para este tipo de diagnóstico é paga: Active Boot Disk.

• Curtir 1
Postado
agora, Gabriel U disse:

Bom dia a todos na discussão.

A única ferramenta que conheço e uso regularmente para este tipo de diagnóstico é paga: Active Boot Disk.

Pra um usuário comum não vale a pena investir, seria melhor esquecer e comprar um armazenamento novo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Pra um usuário comum não vale a pena investir, seria melhor esquecer e comprar um armazenamento novo.

De fato.

Como último recurso mais urgente, eu também recomendaria (acabei de me lembrar) de passar um CHKDSK pelo CMD no HD. Abrindo o CMD como Administrador, é só usar o comando:

chkdsk E: /f /r /x

OBS.: substitua o E: pela letra atribuída ao HD (só olhar no Explorador de Arquivos. Geralmente, é a letra D).

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Gabriel U disse:

De fato.

Como último recurso mais urgente, eu também recomendaria (acabei de me lembrar) de passar um CHKDSK pelo CMD no HD. Abrindo o CMD como Administrador, é só usar o comando:

chkdsk E: /f /r /x

OBS.: substitua o E: pela letra atribuída ao HD (só olhar no Explorador de Arquivos. Geralmente, é a letra D).

Acho que foi bem esse comando mesmo que usei pra corrigir o arquivo que estava corrompido no meu HD.

• Curtir 1
Postado
Em 31/03/2025 às 12:16, GuilhermeGB disse:

É uma fonte bem abaixo da média, não costuma ser indicada pela sua baixa confiabilidade. Ainda assim, acredito que as chances dele estar causando problemas é baixa.

Creio que não é fonte e sim o HDD mesmo pois ele já é muito antigo mais de 10 anos vou comprar outro e trocar, vou tentar pegar um SSD NVMe 2tb o duro que no momento estão bem caros.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!