Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A formatação completa disponibilizada pelo próprio sistema operacional, seja ele Win 10 ou 11, é o suficiente para impedir a recuperação de arquivos ou necessário sobreescrever (gravar novamente até encher) o SSD ou pendrive para os dados não serem recuperados?

Ou a recuperação só é possível no formatação rápida?

obrigado!

• Membro VIP
Postado

Eu recomendo sempre fizer aqueles "wipes" de discos, mesmo que seja para venda ou doação.

Apesar de hoje existir mais proteções, pode ser que consiga extrair informações como dados bancários, logins, etc.

O mais simples é escrever 0/1 nos espaços em branco. Outro mais elaborado que é utilizado pelos governos é usar um padrão que sobreescreve mais de uma vez os dados, fazendo com que os dados sejam irrecuperáveis.

No SSDs se você não fizer esse wipe é muito mais fácil extrair informações, dado ao sistema de somente gravar quando necessário.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Adamastor Abrolio Silve Não amigo... A formatação completa apenas refaz os arranjos dos clusters do disco, por isso os dados são perdidos... Ele prepara o disco para receber novas informações.

Usando um exemplo bem prático, é como se você fosse em um restaurante e a mesa que você escolheu está com a toalha cheia de migalhas de pão... Você chama o garçom, ele pega a toalha e sacode ela há alguns metros para o lado da mesa... Pronto! A toalha está perfeitamente limpa para você utilizar... Mas as migalhas de pão estão ali no chão... Qualquer pessoa pode ir até lá e pega-las... Com dificuldade, mas pode pega-las.

Com o disco é a mesma coisa... Formatou? beleza, o disco está "limpo", mas usando ferramentas pode-se recuperar alguns dados.

Por isso o amigo @dwatashi citou o modo WIPE como limpeza do disco... Ele escreve 0 ou 1 no disco 1 ou 2 ou 3 até mais vezes, dependendo da sua escolha, para que cada vez mais seja mais difícil desses dados serem recuperados. Claro que quanto mais vezes você escolher, mais demorado é para concluir.

Quanto mais vezes sobrescritos os dados forem, mais difícil é a recuperação.

Ai sim entra o que o outro amigo @GSun2607 disse... Só levando o disco em uma empresa que faz esse tipo de recuperação e gastar uma fortuna para tentar recuperar algo.

Para você fazer o WIPE do disco... Você pode utilizar um software gratuito chamado "Mini Tool Partition Wizard". É para Windows e dentro dele você seleciona o disco que deseja limpar e tem a opção WIPE DISK.

Eu uso ele e posso recomendar, mas existem outros programas por ai com a mesma função.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Quer "destruir" todas as informações ? Carregue uma distro linux, como por exemplo o Linux Mint, rodando diretamente de um Pendrive.

Acesse o terminal e execute:

sudo df  -h  "enter"

Será listado os discos que estão instalados.

Limpando o disco:

sudo shred -n4 -z -v -u /dev/sda  "enter"

* Se necessário, substitua sda pelo disco correspondente listado pelo comando df -h.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Adamastor Abrolio Silve disse:

@dwatashi Mas como se faz esses WIPES? Isso não é a formatação completa? A formatação completa demora tanto. Ela não escreve 0 e 1 nos espaços em brancos?

Bom dia.

Uma formatação completa do sistema operacional, com a exclusão de todas as partições anteriores, por si só, não elimina os dados do disco de forma irrecuperável. Se você quiser tornar o processo de recuperação mais "irreversível", você pode simplesmente fazer o download de arquivos grandes para o disco do sistema, e depois desfragmentar, usando o Defraggler, por exemplo. A reescrita de dados no processo de desfragmentação vai tornar a recuperação dos anteriores irreversível.

• Amei 1
Postado

baixa algum programa com formatação zerofil (lowvel-setup)

ja usei ele e fiz teste em seguida mesmo com recuperacao profunda não retornou dados.

para ter certeza que ninguem ira recuperar so quebrando tudo 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Obrigado a todos por responderem!

@dwatashi @Fause @FoxBlack @Gabriel U @thiago.jj

Achei um pouco polemico ou controverso essa questão se a formatação completa apaga ou não definitivamente os dados pois uma pesquisa rápida na internet eu achei fontes informando que a formatação rápida permite uma recuperação fácil e que a formatação lenta apagaria por completo as informações do dispositivo pois segundo o Baboo

Citação

"Windows não apenas apaga as informações de cabeçalho de arquivo, mas também sobrescreve todo o disco com zeros (ou outros padrões), eliminando completamente todos os dados existentes no disco"

Por isso fiquei em dúvida sobre formatar rápido x Formatação completa e se essa recuperação após formatação completa seria apenas com dispositivos próprios (físico) mesmo e que nem envolvesse apenas programas que se consegue baixar na internet.

Eu fiz assim:

Formatei  completo umas três vezes. Depois ainda lotei  o dispositivo com arquivos inúteis baixados da internet mesmo. Formatei completo novamente. Em seguida criptografei com Bitlocker, formatei completo de novamente, Criptografei com VeraCrypt e usei a opção que tem lá de sobrescrita de dados de 3 vezes (senão me engano, tinha varias outras opçõe de sobreescrever varias vezes, mas demora muito...)e por fim formatei completo novamente e enchei o dispositovo com dados inúteis baixados da internet e formatei utlima vez de forma completa.

Pela minha pesquisa rápida, parece que é mais fácil recuperar dados de SSD do que no HD. Não sei se pendrive seria igual no HD.

https://www.baboo.com.br/base-de-conhecimento/formatação-rapida-e-segura/#:~:text=A formatação rápida é significativamente,fisicamente durante a formatação rápida.

https://recoverit.wondershare.com.br/format-harddrive/quick-format-vs-full-format.html

https://www.kingston.com/br/blog/personal-storage/how-to-format-a-usb-flash-drive

Nesse link da Kingston eles afirmam que a formatação completa apaga todos os dados do pendrive:

"

Citação

Fará o escaneamento de setores danificados e escreverá zeros em todos os setores, o que exclui todos os dados permanentemente. Esta ação pode levar muito tempo, dependendo da capacidade do drive"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!