Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC vivia dando problema, aparentemente de energia. Comprei uma fonte nova e aproveitei para pegar uma RTX 4060, já que o preço estava muito bom.

Depois de instalar, percebi que meu i5 9400F está segurando a placa. Em todos os jogos, há momentos de gargalo:

PUBG (todas as resoluções/qualidades) → 40-70 FPS (GPU 40-55%, CPU 85-98%)

Battlefield V → 30-60 FPS (GPU 45-60%, CPU 85-90%)

Cyberpunk → 30-70 FPS (GPU 60-80%, CPU 100%)

Sekiro rodou bem até o castelo Ashina, onde começou a travar.

Configuração atual (+ upgrades planejados):

CPU: i5 9400F (UP: Ryzen 5 5600)

Placa-mãe: ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR (UP: MSI B550M PRO-VDH Wi-Fi DDR4)

RAM: 32GB DDR4 2400MHz

Armazenamento: 1TB HD + 120GB SSD

GPU: MSI RTX 4060 VENTUS 2X BLACK

Fonte: MSI MAG A650BN

O padrão nos jogos é CPU 89-90%, GPU 29-50% e FPS entre 35-60. O que me intriga é que, em vídeos no YouTube, o mesmo setup roda liso, sem gargalo.

Antes de trocar CPU e placa-mãe, queria saber: pode ter algo errado no meu PC além do processador?

(Sim, eu fiz outro POST igual, porém apresentar novos detalhes)

Pubg (lobby da partida);

CapturadeTela(4).webp.13fb77d6d5ea0006391c2b2ccc9bd664.webp

Pubg (início da partida);

CapturadeTela(3).webp.512315aece1f0817cf73acbf9ac92823.webp

Pubg (final da partida (trava muito));

CapturadeTela(5).webp

Postado

@Robin van Persie Boa tarde!

Em games que priorizem mais o processador, realmente, o i5-9400f vai sofrer para entregar tudo que pode em 1080p, porém, em situação de 2k ou 4k, seu processador não teria um uso tão alto assim. Tenho um exemplo de um amigo que usa um i7-7700k + RTX 3060 12GB e joga tranquilo COD Warzone em 2k.

O que você pode fazer, é ver se tem a opção de ligar o Resizable Bar na BIOS da sua placa-mãe, ele ajuda que o processador acesse todo o buffer da placa de vídeo, e em alguns casos, reduz o gargalo.

Outra coisa é equilibrar seus gráficos, não coloque tudo no mínimo, tente algo como médio e alto para não sobrecarregar seu processador.

Um UP para um b550m + R5 5600 seria ótimo, seus gargalos terminariam, mas a depender do seu orçamento, pode ser que compense mais migrar para DDR5 de uma vez. Mesmo que use 1 pente de 16GB 6000Mhz, já vai ser bom.

14 minutos atrás, Robin van Persie disse:

Fonte: MSI MAG A650BN

Essa fonte não é boa, tem uma polêmica de troca de componentes ( para pior ).

Fora que, se tratando disso, sua qualidade interfere na vida útil do hardware.

• Curtir 1
Postado

Estranho, acho que PUBG não era pra estar rodando tão mal assim. Beleza que tem vários meses desde a última vez que joguei, mas aqui estava rodando a 100+ FPS a maior parte do tempo no Ryzen 5 3600, e ele nem é TÃO mais forte que o i5 9400F. Battlefield 5 também é outro jogo que eu conseguia rodar com tranquilidade acima dos 100 FPS.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Robin van Persie Tarde

Cara você não passou a temperatura desse processador, se o cara do vídeo abaixo conseguiu tirar 100% do uso da GPU você também consegue.

A temperatura do processador e placa de vídeo se estiver alto o desempenho vai ser ruim.

E não tenha medo de colocar o gráfico no máximo, assim você joga o peso na placa de vídeo.

Para saber se o problema é temperatura só fazer o teste com gabinete aberto.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Middoken disse:

Um UP para um b550m + R5 5600 seria ótimo, seus gargalos terminariam, mas a depender do seu orçamento, pode ser que compense mais migrar para DDR5 de uma vez. Mesmo que use 1 pente de 16GB 6000Mhz, já vai ser bom.

Concordo, mas estou com o orçamento limitado, desconsiderando que desconheço de boas placas mães e processadores baratos dessa geração.   

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara você não passou a temperatura desse processador

Desculpe, não desconsiderei seu comentário, na verdade estava tentando configurar a informação de temperatura na tela.

consegui agora depois de desinstalar e reinstalar  o MSIafterburner, me surpreendi, em todos o jogos (RDR2, Sekiro, pubg e hogwarts) que testei o processador fica na media de 76 graus, seu pico foi no jogo COD COLDWAR onde atingiu a 83 graus. 

Fora dos jogos, o processador fica em 38 - 45 graus.

Live em consideração que a umas 2 semenas atras, coloquei um vídeo em 4k e o pc desligou 

3 horas atrás, Middoken disse:

o i5-9400f vai sofrer para entregar tudo que pode em 1080p

Sofre tanto assim, um exemplo é o jogo GhostRecon BreakPoint, com a qualidade media/alta

Estava parado, nada acontecendo:

CapturadeTela(46).png.b4f2e04450b24d3d7ca87fdefb28331e.png

Perseguição (tava gargalando de mais nessa hora):

CapturadeTela(47).png.d7b0c5105b2f1f9045735689d6217592.png

Realmente, parece ser a temperatura do processador...

@GuilhermeGB Levem em consideração que eu pesquisei bastante sobre gráficos ideais para manter o equilíbrio de i5 9400f com a RTX 4060 na maioria dos jogos.

Postado
21 horas atrás, Robin van Persie disse:

Levem em consideração que eu pesquisei bastante sobre gráficos ideais para manter o equilíbrio de i5 9400f com a RTX 4060 na maioria dos jogos.

Gráfico ideal é o melhor que você conseguir que ainda consiga entregar o desempenho que você ache confortável.

Mas provavelmente tem algo errado no seu PC, não era para o PUBG usar 90+% do seu processador, esse jogo não tem otimizações para usar 6 núcleos do processador. O vídeo do colega @Edvaldo J. Frederico mostra o PUBG rodando numa máquina similar (9400F + 4060), em Quad HD, com FPS muito mais altos e com uma porcentagem de utilização menor do CPU.

Verifique se todos os 6 núcleos do processador estão sendo reconhecidos no Windows. Faça alguns testes de benchmark e compare seu resultado com outros Core i5 9400F na internet. Indico como testes populares o Cinebench, tem também o teste dentro do CPU-Z.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

@GuilhermeGB Mexi em tudo no pc, essas foram as estáticas:

Dentro do jogo(Baixo/Medio):

CapturadeTela(59).png.9123f69138f70c37154140d690b40053.png 

Lobby da Partida(Medio/Alto):

CapturadeTela(60).png.5140e7e99ac65ccdb07bbb671b4638e3.png

No avião (Medio):

CapturadeTela(61).png.4a500b7f41c1f8ebf7ba1e59083785af.png

Leva em consideração que apesar dos 55/60, não está nem perto de ser jogável isso, da pra perceber que ta gargalando.

• GabrielLV alterou o título para Gargalo de processador i5-9400F com RTX 4060. O que fazer?
  • Solução
Postado

@Robin van Persie 303 pontos está dentro do normal para o i5 9400F, só que é muito estranho esse uso elevado de CPU, é como se tivesse alguma coisa muito pesada rodando em segundo plano. Certifique-se que o seu PC está rodando o mínimo de programas possíveis junto com o jogo. Também sugiro fazer uma instalação limpa dos drivers de vídeo, use o programa DDU para remover o driver atual e depois baixe a ultima versão direto do site da NVIDIA.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB

Ja testei tudo, fiz o Diagnostico de memória do Windows e fiz alguns outros testes de memória ram, notificou que esta tudo ok (cheguei também a testar com outras memórias ram), peguei um SSD emprestado pra testar também, ate certifiquei que não havia programas em segundo plano atrapalhando, usei o DDU pra remover os drivers da placa e instalei os mais recentes.

porém todos os testes davam na mesma, processador a 100%, 76 - 83 graus, medio fps (mas da pra sentir que ta gargalando, não chega nem a ser jogável).

Realmente, deve ser o processador, deve não, tem que ser.

Devo pegar um kit assim Ryzen 5 5600 com uma MSI B550M PRO-VDH WIFI, acredito que seja um upgrade significativo. 

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Robin van Persie disse:

@GuilhermeGB

Ja testei tudo, fiz o Diagnostico de memória do Windows e fiz alguns outros testes de memória RAM, notificou que esta tudo ok (cheguei também a testar com outras memórias ram), peguei um SSD emprestado pra testar também, ate certifiquei que não havia programas em segundo plano atrapalhando, usei o DDU pra remover os drivers da placa e instalei os mais recentes.

porém todos os testes davam na mesma, processador a 100%, 76 - 83 graus, medio fps (mas da pra sentir que ta gargalando, não chega nem a ser jogável).

Realmente, deve ser o processador, deve não, tem que ser.

Devo pegar um kit assim Ryzen 5 5600 com uma MSI B550M PRO-VDH WIFI, acredito que seja um upgrade significativo. 

Boa noite 

O seu processador já tem um tempo de vida considerável, mais não chega ao ponto de não conseguir levar essa placa de vídeo.

No meu serviço tem um PC com esse mesmo processador e vou testar para ver se o resultado do cinebench 2024 se está próximo deste valor.

E essa temporada sua está muito alta.

O dinheiro é seu e você gasta como queira, mais não é trocando tudo que se aprende a resolver um problema.

Meu penúltimo PC eu usava um Xenon x3450 da mesma família dos primeiros core e empurrava com vontades a 100% de uso uma RTX 3060 12Gb.

A RTX 3060 não fica tão distante da 4060.

Para começar a resolver esse problema eu trocaria a pasta termica do processador, depois resetaria a BIOS para ter certeza que não tem nada na BIOS atrapalhando o desempenho.

Em seguida formataria a SSD do zero (faça backup do que é importante), e deixe a lateral do gabinete aberto e faça os testes.

Postado

@GuilhermeGB

Levei o PC a um técnico e, como suspeitávamos, o problema era realmente o processador. Depois de trocar a pasta térmica e ajustar a refrigeração, a CPU continuou tendo dificuldades até para tarefas simples. Testamos com outras peças também, como memória RAM e SSD, além de resetar a BIOS, mas nada resolveu. O tempo de uso e as altas temperaturas ao longo dos anos acabaram prejudicando bastante o desempenho.

Ainda assim, o PC rodou bom com uma GTX 1650kkkkkkk, mesmo com o processador sofrendo bastante. No fim, com método do DDU ainda consegui uma melhorar no desempenho da placa de vídeo. Ja ajudou bastante

Postado
Em 31/03/2025 às 19:40, Robin van Persie disse:

CapturadeTela(47).png.d7b0c5105b2f1f9045735689d6217592.png

Realmente, parece ser a temperatura do processador...

A temperatura do CPU esta em 76 graus, o que não tem nada de anormal. Seria se estivesse acima dos 90 graus, já que o limite do i59400F é 100 graus.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...