Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, há pouco tempo tive que devolver um multímetro ao vendedor porque, no meu entendimento, ele não fazia o que dizia fazer no manual.

No manual diz que, na escala de até 2mH, a resolução é de 1uH e a precisão é ±(2,5%+30D). No entanto, para indutâncias menores que uns 15uH, 20uH o multímetro mostrava sempre 0.

No mesmo manual diz que a indicação entre parênteses significa precisão para mais ou para menos e número de dígitos.

Trouxe um exemplo de outras medidas (Tensão AC e Resistência) porque a tabela do indutímetro fica longe dessas B. Especificações Elétricas e eu queria trazer um único print para o post.

zOv9Akb.png

Minhas perguntas:

1 - O que está na coluna Resolução não é o mínimo (guardada a variação em % para + e para -)? Se a resolução na indutância para mH é de 1uH, porque o multímetro, como falei, mostrava zero para indutores menores que uns 25uH?

2 - E o que significa esse número do dígitos? Na faixa entre 6v e 600v, o valor é mostrado com três casas decimais após a vírgula, é isso? Mas e na faixa 750v? Tem 10 dígitos depois da vírgula? Ou pio ainda, no ohmímetro, escala 60M... 25 dígitos? (Ou surreal, como era no multímetro que devolvi... 30 dígitos?)

• Membro VIP
Postado

Se seu multimetro for de 5 dígitos, a tabela acima está coerente. Mostre o modelo ou foto dele. Mostre a tabela da indutância. Também não tenho resposta pronta pro significado do xD.

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

tive que devolver um multímetro ao vendedor porque, no meu entendimento, ele não fazia o que dizia fazer no manual.

Se não filmou, devia. Pelo menos pra nos mostrar. Afinal a escala dos uH é muito útil pra muitas aplicações.

• Curtir 1
Postado

Era um ET-2082E, da Minipa, @.if, que tem 4 dígitos, no mostrador.

g1bWAjc.jpeg

A tabela (print de apenas essa parte do manual)

ZCXQalt.png

Link para o produto

https://www.minipa.com.br/OLD/multimetros/multimetros-digitais/406-et-2082e#especifica____es_t__cnicas

e para o manual completo

https://www.minipa.com.br/OLD/images/Manual/ET-2082E-1103-BR.pdf

Outras medidas todas bateram (dentro da tolerância prevista) com outros multímetros que tenho aqui. A indutância do indutor que falei, medi com um LCR-T4.

Esse ET-2082E é muito bom para outras medidas. Além de ser um instrumento parrudo e muito bem acabado.

Apenas não mediu indutância menor que uns 20uH, independente do tempo que eu deixasse o indutor ali, nos contatos.

Bem... quando aferi essa imprecisão, já estava decidido a devolvê-lo. Mas só como curiosidade, tentei medir sem os cabos, conectando o indutor direto nuns pinos banana inseridos no multímetro (terminais mA e COM), e mesmo assim continuava dando zero.

De início o mostrador mostrava "0.000". Mas deixando o indutor ali espetado, com o tempo ia mudando... "00.00", "000.0"...

A devolução foi suave, como sempre. Mas fiquei encucado tanto com a incapacidade de medir indutância pequena quanto com esse negócio de 30D. Como assim "30 dígitos" num display com apenas 4?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

O 30D não significa 30 dígitos. Dei uma googlada e achei algo como isso:

"EspecificaÁıes podem incluir tambÈm um range de dÌgitos adicionado ‡s especificaÁıes b·sicas de
precis„o. Isso indica em quantas unidades o dÌgito da extremidade direita pode variar. Desse modo, a
precis„o do exemplo anterior poderia ser indicada como ±(1%+2). Ent„o, para a exibiÁ„o de uma leitura de
100,0V, a tens„o real estaria entre 98,8V e 101,2V."

https://www.vortex.com.br/notas/abc_multimetros.pdf

Será que cola na sua dúvida? Só pra te irritar, será que você colocou as ponteiras nos bornes corretos?🤪

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, .if disse:

você colocou as ponteiras nos bornes corretos?🤪

rs... sim, botei e verifiquei váárias vezes. Indutores maiores, de 0,03mH por exemplo, o multímetro mede com precisão aceitável...

59 minutos atrás, .if disse:

Será que cola na sua dúvida?

Acho que deve ser por aí, mesmo. Pelo que entendi, o número D é o número de casas para o arredondamento do expresso pela porcentagem...

Ainda assim 30D, como está no manual, acho estranho... será que isso significa que, independente do que é mostrado no display, internamente o multímetro trabalha com 30 dígitos float?...

E agorinha mesmo estava xeretando indutímetros caseiros, @.if, e parece que não sou só eu que percebo que, para a escala de uH, multímetros não são mesmo tão precisos.

Encontrei uns projetos de indutímetro caseiro que me parecem quase fáceis de montar e bem bacanas aqui, aqui e aqui. (Lembrei da saga do @MOR_AL para gravar EEPROM do 16F628...)

E tem uns indutímetros mais simples de montar e que usam a escala mV do multímetro, até, aqui, aqui e aqui...

Figura-1-Esquema-eletronico-do-indutimet

Agora já foi e tô esperando chegar um desses:

S47fea3a06ed246798dc0c4075eabfc93R.jpg

Acho que um indutímetro dedicado vai ser melhor do que um outro, embarcado num multímetro, né?

No aguardo... E grato! 🙂

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

xeretando indutímetros caseiros

Certa feita também xeretei.. Na época quase fiz este

images?q=tbn:ANd9GcQ3Tljd1UwI9xQs-EzlSMi

acho que o site nem existe +. Nele havia alguma explicação. O pulo do gato é você ter algum com valor conhecido como padrão pra ajuste.

Também quando precisei sem ter nada pra medir, tinha gerador de sinal, osciloscópio e capacitor. bastou uma onda senoidal no L & C em paralelo, ajuste da freq pra maior amplitude, com F & C conhecidos bastou a fórmula da ressonância no excel.. hj em dia ficou charo.. tem calculadora online

50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Acho que um indutímetro dedicado vai ser melhor do que um outro, embarcado num multímetro, né?

Não diria necessariamente melhor. É que alguns já possuem indutímetro, além do + na vida lôka é pouco requisitado.

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58

image.png.2faaef01631d12927a8cf995d600585f.png

Veja se estou certo.

Faixa de 2mH = 2000uH. 

1 - Resolução de 1uH, significa que ele pode informar valores na casa de unidade de uH. Ex.: 32uH, 33uH.

2 - Precisão +/- 2,5%. Para a escala de 2000uH, significa que +/- 0,025 * 2000uH = +/- 50uH.

Se o valor real de seu indutor for 30uH, significa que ele pode ser informado entre 80uH e -20uH (que vai informar 0uH). E nem sei o que pode vir a ser 30D.

Se eu estiver errado, me corrijam.

MOR_AL

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ainda assim 30D, como está no manual, acho estranho... será que isso significa que, independente do que é mostrado no display, internamente o multímetro trabalha com 30 dígitos float?...

Agora me lembrei. Pode ter algo a ver.

Como diz o nosso colega... Certa feita... Decidi fazer um CAD na mão, do tipo C_AD_Delta_Sigma. Usava o PIC16F628A, que não possui CAD. 

Quando você quer medir valores pequenos, quase no limite inferior do instrumento (que foi o seu caso), ocorre que a percentagem de precisão perde o sentido.

No seu caso. 2,5% de 30uH daria 0,75uH, menor que a resolução do instrumento. Aí é que entra o tal 30D, que continuo a não saber o que significa. Pode ser de 3 dígitos menos significativos no CAD usado para medir a indutância. O "zero" deve ter entrado de gaiato aí. O CAD pode ter 200 bits, mas se a eletrônica do aparelho não possui precisão, então pode ser que apenas os oito bits mais significativos contenham o valor correto.

MOR_AL

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...