Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bem, eu tava jogando blood strike no pc, ai do nada ele começou a sair do jogo (eu uso o wine para abrir o blood strike) so que ate ai achei que era problema do jogo.

porém eu fui ver videos no youtube e ele começou a travar, o opera disse que era problema com as extensões, eu so precisei recarregar a pagina, porém depois, DEU UMA TRAVADA TÃO GRANDE QUE TRAVOU TUDO, OPERA,LINUX,TUDO; não dava pra abrir o terminal nem nada, so movimentar o mouse. Então o que eu fiz? reiniciei o sistema com aquele botãozinho que fica do lado do botão liga/desliga, so que na hora de reiniciar deu uma tela verde com pequenas listras pretas durante todo o processo de boot, e apareceu uma mensagem sobre firmware ou algo assim. Então eu desliguei o pc, e liguei de novo. Ai ficou normal.

edit: mesmo eu tirando todas as extensões a mensagem apareceu de novo

Captura de tela de 2025-04-04 16-12-45.png

• Rio McCloud alterou o título para Linux Mint congelando ao assistir vídeos e jogar
Postado

Qual configuração completa do seu computador, pode abrir o Opera pelo terminal, assim ficará mais fácio pra você quando aparecer essa mensagem: A Pagina travou.

Você vai digitar no terminal o seguinte comando: journalctl --list-boots , vai listar os logs das últimas inicialização, se aparecer vários, pode apertar tecla end ou setinha para baixo até chegar no útlimo, logo 0 representa inicialização atual, número um em diante logs anteriores.

Verifica o log pelo horário mais ou mesmo que ocorreu o travamento, travamento que você precisou reiniciar usando o botão, após isso vai digitar o seguinte no terminal: journalctl -b -X
esse é apenas um exemplo, você vai especificar o número ao qual corrresponder ao horário que ocorreu o travamento, exemplo, se for o 5, será journalctl -b -5, poderás verificar no log se tem alguma parte com letras em vermelhas ou algo do tipo, alguma coisa relacionada firmware também, pode postar aqui parte.

Postado

@tchagas é um Ryzen 5 5600gt, ASUS prime b550m-a, 16gb ram 3200Mhz, 1tb SSD NVMe M.2, cooler Master MWE Bronze 650w. Aliás, eu desinstalei o opera e tô usando o Firefox, e já aconteceu da página travar também, mas até agr só no YouTube.

Reached target final.target - Late Shutdown Services.
abr 04 16:03:14 EU[1]: systemd-reboot.service: Deactivated successfully.
abr 04 16:03:14 EU[1]: Finished systemd-reboot.service - System Reboot.
abr 04 16:03:14 EU[1]: Reached target reboot.target - System Reboot. (ESSE SYSTEM REBOOT 2 VEZES FOI O MOMENTO EM QUE APERTEI O BOTÃO)
abr 04 16:03:14 EU[1]: Shutting down.
abr 04 16:03:14 EU[10774]: Failed to connect to coredump service: Connection refused (essa linha estava em vermelho, provavelmente foi aqui que deu erro,não sei,so sei que depois de iniciar a tela ficou verde, apareceu a logo da ASUS porém a tela verde estava por cima e depois deu um erro de alguma coisa firmware)
abr 04 16:03:14 EU[1]: Syncing filesystems and block devices.
abr 04 16:03:14 EU[1]: Sending SIGTERM to remaining processes...
abr 04 16:03:14 EU systemd-journald[398]: Received SIGTERM from PID 1 (systemd-shutdow).
abr 04 16:03:14 EU systemd-journald[398]: Journal stopped

nessa mesma lista, encontrei essa linha: abr 04 16:03:30 EU kernel: ACPI: [Firmware Bug]: BIOS _OSI(Linux) query ignored

A BIOS ja estava atualizada

Postado

Core dump: É um arquivo que contém o estado da memória de um processo naquele momento que foi finalizado inesperadamente, que no momento parece que o serviço não está ativo ou foi desativado ou mesmo indisponível para o sistema.

Abra-o terminal, digite firefox e enter, vai abrir o mesmo, vai usando o mesmo na página que ocorre o travamento, quando acontece o erro, copie o que estará no terminal.
No terminal digita o seguinte comando: hostnamectl e enter, copie e cole saída na próxima resposta.

Verifique se o coredump está ativo ou não, no terminal: systemctl status systemd-coredump.socket

Obs: kernel: ACPI: [Firmware Bug]: BIOS _OSI(Linux) query ignored, uma mensagem do kernel dizendo que a BIOS do seu computador (firmware UEFI) tentou detectar se o sistema é o "Linux.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...