Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sempre tive problemas com desempenho, e olhando em um tópico agora pouco percebo que minha roda em x8.

Tudo esta conectado devidamente, minha placa-mãe possui apenas um slot.

3070.gif.da7fc8f8a9bccee82548acabe2ff4e5c.gif

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

Sempre tive problemas com desempenho, e olhando em um tópico agora pouco percebo que minha roda em x8.

Tudo esta conectado devidamente, minha placa-mãe possui apenas um slot.

3070.gif.da7fc8f8a9bccee82548acabe2ff4e5c.gif

Olá de novo.

Sugiro que use o CPU-Z ou o HWinfo, que são dois aplicativos que funcionam parecido com o GPU-Z, e nos forneça as informações da sua placa-mãe.

• Rio McCloud alterou o título para NVIDIA RTX 3070 funcionando em PCIe x8 ao invés de x16
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mr. Dopler disse:

@Falatu @Daviferreirax @Gabriel U

Ryzen 5 5500

16gb DDR4 

RTX 3070

NVMe 1tb 

Mancer A320-da

image.png.4ec16e5098b1f6282ec599ca221628b5.png

A conectividade da placa-mãe é o gargalo.

Ela suporta apenas PCIe 2.0 e 3.0. Sua placa de vídeo é PCIe 4.0. Felizmente, as gerações mais novas PCIe são retrocompatíveis. Isso significa que você não terá outros problemas a não ser uma limitação pequena de performance.

Mas, para essa limitação não ser tão grande, você precisa fazer sua placa de vídeo usar as 16 trilhas disponíveis para ela, e para isso, vai precisar resetar sua placa-mãe para as configurações de fábrica. Se tiver habilitado XMP para as memórias, ele vai desativar (mas você pode reabilitar manualmente depois). 

Postado

A alguns anos atrás eu tive esse problema da placa não ficar em x16. A minha ficava as vezes em x8 e outra vezes em x4. Fiz vários testes, limpei os contatos, resetei BIOS, removi e reinstalei a placa várias vezes e nada resolvia. Mas eu sempre testava com o gabinete na posição normal.

Um dia eu removi e e reinstalei a placa com o gabinete deitado na mesa e testei assim mesmo. Dei boot com ele ainda deitado e a placa ficou em x16. Quando desliguei o pc e coloquei o gabinete novamente em pé, voltou pra x8. Testei novamente deitado e ficou em x16. Descobri que era uma ligeira folga no slot pcie provocada pelo peso da própria placa de Vídeo que impedia o contato perfeito em toda extensão do slot.. 

Coloquei um suporte sob a placa fazendo uma ligeira pressão "pra cima" e não tive mais problemas.

Lembro que na época que pesquisei sobre esse problema também vi relatos de sujeita nos conectores pcie causarem esse problema - cheguei a limpar tanto o slot pcie da placa-mãe quanto os contatos da placa de vídeo com álcool isopropílico na época mas no meu caso não era esse o problema.

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 3070 funcionando em PCI-Express x8, e não x16
  • Coordenador
Postado

A especificação de PCI-Express apresentada no GPU-Z altera de forma dinâmica conforme a carga. Experimente abrir algum software de benchmark gráfico para enquanto estiver rodando abrir o GPU-Z e verificar.

No mais, garanta que o recurso de Resizable BAR / Smart Access Memory está habilitado na BIOS. Com ele ligado, o impacto do PCI-Express 3.0, em comparação ao 4.0, fica pequeno.

Postado

@Sergio Mega  Tive problemas com o gabinete em pé, ficava perdendo vídeo e reiniciando, estou usando a algum tempo com o gabinete deitado mas mesmo assim não fica em x16.

@KairanD  Fiz o teste porém nada de melhoria.

No mínimo entendo que pelo menos deveria chegar x16 3.0 ou 2.0 mas não consegui até o momento.

Na minha BIOS não possuo Resizable BAR / Smart Access Memory essas opções.

Postado
7 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

Tive problemas com o gabinete em pé, ficava perdendo vídeo e reiniciando, estou usando a algum tempo com o gabinete deitado mas mesmo assim não fica em x16.

@Mr. Dopler Se com o gabinete em pé você estava perdendo o vídeo e reiniciando então tem um grande indício de um problema físico no slot pcie da placa-mãe ou no conector pcie da placa da de vídeo.

Com certeza há um mau contato entre a placa de vídeo e o slot pcie da sua placa-mãe. 

A princípio eu apostaria que o problema é no slot pcie... 

O ideal seria poder testar sua placa de vídeo em outro pc e/ou testar outra placa de vídeo no seu pc. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...