Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, meu SSD Sata estava funcionando normalmente, passei uns dias sem ligar o PC e ontem resolvi ligar e pra minha surpresa o sistema não estava iniciando pelo SSD, então, iniciei pelo HD, e notei que o SSD não estava listado na parte onde tem os discos, reiniciei, troquei os cabos do SSD e continuou do mesmo jeito, entrei em gerenciamento de discos e vi que o SSD estava com apenas 1gb de armazenamento e nem alocado estava.

Será que perdi todos os meus arquivos ? Alguém pode me dar uma luz ?

Postado

@Sirsalgado , olá

Se no seu computador não aparece a letra do HD(tipo C; ou D;), ele perdeu a partição MBR. Mas aparece no gerenciador de disco a descrição do HD/SSD.

Recomendação não ficar utilizando o SSD/HD com os arquivos necessário para recuperar.

Neste caso melhor procurar uma assistência especializada em recuperação de HD( boa) para tentar recuperar o SSD com arquivos importantes.

Se quiser tentar por conta e risco: pode tentar pegar outro pc e instalar programas para recuperar os arquivos plugando o SSD/HD(tipo como HD/externo) neste outro computador, e rodar o programa para procurar os arquivos, lembre-se quanto mais mexer nele mais difícil pode ser recuperar os arquivos importantes.

• Curtir 1
Postado

@Sirsalgado

Então se os arquivos for importantes, se não mexer no HD/SSD dá recuperar levando uma assistência técnica especializada em recuperação de dados.

Só que custa um valor para ter certeza da recuperação, dependendo do caso tem usar programas pago de alto valor ou fazer algo que não todo mundo que sabe fazer. Se você dar uma olhada em alguns videos do youtube como é recuperação de dados por assistência tecnicas especializadas em dados.

Postado

Como @Kaze_jp menciou é possível você mesmo tentar recuperar os arquivos. Há vários aplicativos gratuitos na internet para isso, como o Recuva. Um dos melhores q usei na época foi o "PC inspector file recovery", ele tinha o modo de busca profunda (q era profunda mesmo, levava horas -ou dias -para terminar). Aqui no fórum você encontra outros exemplos.

Sendo apenas problema na partição, talvez seja possível restaura-la praticamente intacta. O que danifica a estrutura dos arquivos é ficar sobrescrevendo o SSD.

• Obrigado 1
Postado

Então, eu tentei usar o recuva, mas como o SSD não estava listado/alocado, ele não aparecia pra fazer a inspeção.

Mas, trago atualizações, consegui reviver ele hj, não sei exatamente o que eu fiz que deu certo, porém, fui ligar o PC hj pela manhã e logo na BIOS já estava com o nome da marca do SSD, coisa que antes aparecia apenas o código dele, e com a capacidade total.

Dei boot por ele e foi normal, todos os arquivos estavam lá. 👐

Obrigado pelas sugestões. ❤️

• Membro VIP
Postado

Já vi isso antes!

Quando ele apareceu com 1GB de armazenamento significa que estava no modo ROM e o 1GB mostrado é a capacidade da controladora dele.

Depois que ele foi desligado e religado, voltou ao modo normal, exibindo a capacidade das suas nands.

Em outras palavras ele morreu mas, passa bem.

Recomendo salvar todos os arquivos que puder porque este comportamento é um indício de corrupção da firmware e a qualquer momento o SSD pode ou não deixar de ser reconhecido ou entrar no modo ROM sem voltar mais.

A nível de usuário comum não existe programa que consiga recuperar os dados quando o SSD está no modo ROM ou não é reconhecido. Apenas equipamentos caros conseguem acessar e remontar a tabela de partição para recuperar os dados.

Abaixo minha explicação de como entrar no modo ROM caso queira saber mais sobre:

• Obrigado 1
Postado

Pois é, a primeira coisa que fiz foi fazer o backup de todos os arquivos, já estão safe, e o SSD, estou esperando ele dizer o seu adeus, por enquanto está normal.

Algo que eu fiz que me parece ter surtido efeito, foi tirar a bateria da placa-mãe, deixei a noite toda sem ela, de manhã recoloquei e ele deu sinal, não sei se foi exatamente isso que me ajudou, mas já tava desesperado, então, tava tentando de tudo.

Agradeço a todos de novo pelas sugestões e dicas. ❤️

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...