Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar uma situação que enfrentei recentemente com um SSD de marca genérica baseado no controlador Yeestor YS9082HP. Esse modelo estava funcionando perfeitamente até que, de repente, não foi mais reconhecido pelo sistema operacional (Windows). A única coisa que aparecia na BIOS era o nome 'YS9086BB-1', e o SSD não era detectado no Gerenciamento de Disco.

Após investigar o problema, percebi que o SSD havia entrado em ROM MODE, um estado de recuperação onde o controlador tenta se reconfigurar após uma falha de firmware ou leitura. O status na ferramenta MPTool (utilizada para recuperação de firmware) mostrava 'ROM MODE' e a versão do firmware estava identificada como HPS2818B.

Segui os passos de recuperação utilizando a MPTool para regravar o firmware, mas encontrei alguns erros ao longo do caminho. Inicialmente, o erro 'Flash ID Mismatching' apareceu, o que indicava que o arquivo de firmware não estava completamente compatível com a NAND instalada. Isso foi corrigido ao alterar a versão do firmware para HPS2818B + N48R. Porém, logo após, encontrei o erro '[5156] FAIL: FLASH R/W Test Failure', indicando que o teste de leitura/gravação falhou.

Após mais tentativas, outro erro apareceu: '[5015] FAIL: Get Firmware info fail', sugerindo que o firmware não foi corretamente gravado ou que o controlador não conseguiu validar o firmware após a escrita.

Em resumo, o que aprendi foi:

Flash ID Mismatching: O firmware e os parâmetros não eram compatíveis com a NAND, o que exigiu ajustes no arquivo de configuração.

FAIL: FLASH R/W Test Failure: Esse erro é um indicativo de que a memória NAND pode estar danificada ou em um estado de falha.

FAIL: Get Firmware info fail: O erro final sugeriu que a controladora não conseguiu reconhecer o firmware depois de regravado, o que é um indicativo de falha no chip NAND ou incompatibilidade total.

Soluções que tentei:

Utilização de diferentes versões do MPTool com suporte para NAND N48R e N38A.

Alteração do arquivo de configuração config.ini para desabilitar a verificação do firmware (CheckFW=0).

Testes com vários pacotes de firmware HPS2818B, mas sem sucesso.

Conclusão: Em casos como esse, a recuperação pode ser bem complexa, e, em muitos casos, a falha está no próprio chip NAND. Mesmo com o controlador e firmware corretos, pode ser que o SSD tenha chegado ao fim da vida útil devido à falha de memória.

Gostaria de saber se alguém aqui já passou por algo semelhante e conseguiu realizar a recuperação ou se existe alguma outra sugestão que eu possa tentar. Caso contrário, parece que esse SSD está irremediavelmente danificado.

Não gostaria de perder  esse SSD 😞 Obrigado!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Também estou me aventurando neste mundo de MPTools porém, sem conhecimento técnico, na base da tentativa e erro.

Sugiro verificar se na placa do SSD existe algum jumper para induzir o modo ROM e se tiver, fazer o curto e ver como ele é detectado neste modo, se vai aparecer o mesmo nome de antes ou se vai aparecer um nome diferente.

A minha teoria é que a MPTool da Yeestor só funcione corretamente quando o SSD está no modo ROM através do jumper e não no modo ROM por falha na controladora ou firmware.

Ainda neste ponto, depois que induzir o modo ROM pelo jumper, ligar o SSD no computador, verificar se ele está em atividade, consumindo energia ou aquecido, eventualmente pode ser que ele esteja fazendo ou realizando um teste de memória, ai neste caso, deixa ele ligado assim até que em alguns minutos ou horas termine o teste, reduzindo o consumo de energia e esfriando.

Depois disso desfazer o curto e ligar o SSD novamente, quem sabe por um milagre, ele retorne ao modo normal, já li alguns relatos sobre isso.

Esgotadas estas possibilidades, sugiro verificar quais ferramentas obteve e testou, se foram apenas do site russo ou se de outras fontes.

Segue abaixo a listagem de todas as ferramentas Yeestor que tenho aqui:

8231:

8231.jpg.4e072796bd268b00a5efaba14b55b94a.jpg

9082:

9082.jpg.282efab5ea73ef7b6b5d1e6de484f2f0.jpg

9083:

9083.jpg.0b728d147824a4517f0cf8d7701f7dc4.jpg

Eu não me prendo só nas 9082 e costumo testar todas, vai que uma delas funcione.

Minha sugestão é comparar as que você testou ai com as que tenho aqui e ver se tem alguma diferente que ainda não testou.

Outra alternativa seria rever a forma com identificou as Nands, se foi pelo que está escrito nelas ou se foi pelo que a MPTool detecta e exibe.

A minha metodologia de utilização da ferramenta Yeestor é mais ou menos assim:

Ainda tem uma série de detalhes de utilização das configurações da ferramenta em si e a comparação da mensagem de erro com a tabela que vem na ferramenta com a explicação detalhada do erro.

Por fim, no quesito pesquisa de campo pela ferramenta ideal, considero importante a marca e modelo do SSD que vem na etiqueta, pode ser que apareça algo na pesquisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...