Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Na empresa onde eu trabalho tem um servidor que serve de banco de dados e de arquivos com a seguinte configuração:

Windows Server 2019 / Intel Xeon E5-2609 / 16 GB de RAM / 1 SSD de 500 GB e outro de 1 TB

O problema é o seguinte uso o software Cristal Disk Info para ver como está os HD e SSD dos servidor e um HD desse servidor deu Alerta conforme imagem abaixo, porém na listagem não tem nenhum alerta só no status da saúde.

Devo me preocupar e trocar esse SSD ou não?

Sem título.jpeg

• Triste 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Cristal Disk Info Emitindo Alerta Critico SSD Kingston A400
  • Moderador
Postado

@Fabio Zanela, bom dia!

Esse SSD já passou muito da vida útil dele. É surpreendente que ele não tenha tido falhas, não sendo um SSD adequado para uso empresarial e de modelo conhecido pela alta taxa de falhas.

Sugiro a troca dele por um com MTBF respeitável, e garantia de hardware (que não tenha várias variações enviadas aleatoriamente como os Kingston NV), de preferência com foco no setor empresarial.

• Curtir 1
Postado

obrigado pela ajuda, temos um outro servidor de arquivos samba que poderia ser ativado porém precisaria de um software que eu conseguisse gerenciar ele a partir de uma máquina windows existe isso?

• Membro VIP
Postado

Também achei surpreendente a vida útil deste SSD, não era de se esperar tamanha duração sem ter tido problemas.

O aviso em si do estado critico dele tem por base critérios que eu desconheço mas, a contagem dele já indica que passou do limite normal e inexplicavelmente já deveria estar morto.

O caminho normal e natural nesta situação é como descrito acima, troca e descarta o SSD porém, do meu ponto de vista de Sucateiro de SSD ainda se pode brincar um pouco com ele, é claro que se levando em conta que não é mais confiável, que se pode perder dados usando ele.

Se escolher se divertir um pouco com ele antes de descartar, ai vão minhas sugestões:

Como se trata de um Kingston, sugiro inicialmente baixar e rodar o programa do fabricante:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Caso seu SSD seja listado nele, é porque se trata de um autêntico Kingston e eventualmente possa ter alguma atualização de firmware disponível para ele.

Caso tenha, a atualização do firmware faria com que os contadores fossem zerados e a mensagem de estado de saúde critico do Crystal deixaria de ser exibida.

Ratificando que neste caso o real estado físico das nands não muda, se elas estão ruins, vão permanecer ruins e se estiverem boas vão permanecer boas.

Caso não seja listado, é porque se trata de uma falsificação, neste caso outras possibilidades diferentes poderiam ser utilizadas.

Uma segunda consideração seria fazer um exame de superfície para ver o estado geral dos setores, lembrando que isso consome o contador e pode acabar por matar o SSD.

Considerando que não existam setores danificados e que a maioria deles ainda está boa ou excelente, a probabilidade do SSD sobreviver por muito mais tempo é alta, agora se houverem muitos setores danificados ou em alerta, significa que logo logo vai morrer.

Isso é só uma probabilidade porque "pela teoria da conspiração ou teoricamente conspirando" pode ser que exista alguma programação na firmware dele no sentido de obsolescência programada e assim mesmo estando com setores bons, ao atingir determinada contagem ele morre.

Eu tenho interesse pessoal em comprar a sucata dele para fins de estudo.

Postado

boa tarde

fiz o que me indicou baixei o software da Kingston e ele apresentou os seguintes dados na imagem abaixo

quanto tempo eu tenho até trocar esse SSD?

Sem título.jpg

• Membro VIP
Postado

Parabéns duplo, primeiro porque seu SSD é autêntico e segundo porque ele viveu muito acima da expectativa média.

Apesar do programa não indicar falhas na unidade, o indicador SSD Wear Indicator está em 0% o que já é o suficiente para condenar a unidade como não confiável e arrisco dizer que você não tem um tempo para troca ou que o tempo de troca simplesmente já passou, em outras palavras; já devia ter trocado ele antes.

Tem também mais dois indicadores em alerta Warnings e Overall que igualmente condenam o SSD.

Somando a tela do Crystal Disk info com a tela do KSM já pode assinar o atestado de óbito dele.

Fazendo uma comparação com um avião por exemplo; o indicador de vida útil do SSD poderia se comparar ao indicador de combustível do tanque do avião e é um verdadeiro milagre este avião ainda estar voando sem combustível.

Se o que este avião está transportando não tem valor comercial, pode continuar a usar até ele cair que não terá prejuízo algum mas, se a carga dele for importante, a sua melhor opção é trocar e não esperar o avião cair, o que pode acontecer a qualquer momento.

Agora, saindo da Matrix ou da visão normal que as pessoas tem sobre os SSDs, saindo do mundo como o conhecemos e entrando no mundo restrito dos fabricantes de SSDs estes indicadores podem não significar nada pois, se as Nands do SSD estiverem boas, sem setores danificados, a vida útil dele ainda tem muito pela frente.

Sugiro salvar o quanto antes os dados importantes.

Clique na aba de firmware e veja se tem alguma atualização de firmware disponível.

Caso tenha e opte por atualizar a firmware, os indicadores vão voltar a zero e o SSD volta a indicar 100% de saúde. Cabendo salientar que este processo implica em perda de dados.

• Moderador
Postado
Em 25/04/2025 às 10:23, Pincipi disse:

O aviso em si do estado critico dele tem por base critérios que eu desconheço mas, a contagem dele já indica que passou do limite normal e inexplicavelmente já deveria estar morto.

Esse aviso vem do TBW que a fábrica determina, ou seja, a garantia. Tem SSD que ultrapassa facilmente o período de garantia como os Samsung Evo SATA, mas outros é surpreendente que sequer cheguem perto como o A400.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
8 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Esse aviso vem do TBW que a fábrica determina, ou seja, a garantia. Tem SSD que ultrapassa facilmente o período de garantia como os Samsung Evo SATA, mas outros é surpreendente que sequer cheguem perto como o A400.

Exatamente.

@Fabio Zanela @Pincipi Da mesma forma que a maioria dos produtos são vendidos com garantia de 1 ano, isso não quer dizer que o produto vai durar apenas 1 ano. É apenas um tempo de garantia estimado pelo fabricante.

Como mencionado anteriormente, por você estar utilizando uma peça que não foi projetada para servidores, o mais recomendável é realizar a substituição o quanto antes. Prefira substituir por um SSD voltado para servidores e, além disso, assegure-se de que o servidor esteja configurado com redundância, a fim de prevenir a perda de dados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...