Ir ao conteúdo

Posso ser infectado com malware através de planilhas, arquivos de vídeo e PDFs?

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Olá, gosto de baixar vídeos da internet.
Li que existe vírus em vídeo mas que é preciso o player de vídeo executar algum script interno para que seja um problema e que usando um player de vídeo atual e atualizado como o VLC não existem problemas.

Li que PDFs também podem conter vírus mas para que seja executado depende do leitor de pdf e se ele permite execução de scripts.

E o mesmo para planilhas com VBA/Macro, só é problema se for uma planilha "má intencionada" e com macro habilitado para ser executado.

Minha pergunta é:

Se eu usar programas atualizados e depois de baixar vídeos (mp4, mkv, ts...) para meu computador eu rodar o anti vírus nesses arquivos baixados antes de executar (Kaspersky) e o anti vírus não detectar nada. Isso é o suficiente para considerar o arquivo "seguro" de assistir? (Sei que não existe seguridade 100% e que a tecnologia está sempre se atualizando, mas além disso, o que mais posso fazer? Baixar vídeos possuem quais riscos? Que tipo de "vírus" pode ser feito em arquivos de vídeo e como posso evitar caso queira assistir algo?

Postado

Uma dica que posso dar é configurar seu sistema operacional para mostrar as extensões dos arquivos (apesar de que no Linux isso não faz tanta diferença...). Já tive problemas com alguns sites que ao baixar um arquivo que se dizia ser de um tipo na verdade era um executavel. Por exemplo, ao baixar um arquivo supostamente do tipo "PDF", o arquivo tinha por nome "arquivo.pdf.exe".  Note que apesar de o nome conter ".pdf", este se encontra seguido por ".exe", e o que conta é a parte mais à direita. O problema é que quando o sistema está configurado para ocultar as extensões, esta parte fica oculta e o arquivo parece ser um "PDF"-até icone do aplicativo de pdf eles colocam para ficar igual! O mesmo ocorre com outros tipos de arquivo: docx, xlsx, mp4, etc...

• Curtir 1
Postado

@ruandiablo baixe de sites'' confiaveis'' preste atenção sempre no final do arquivo como o amigo acima citou 

se você baixou um PDF certifique-se de não ser um EXE

olhe atentamente o arquivo e quanto ele pesa etc 

a melhor coisa nesses casos é a malicia 

rodar o Kaspersky é bom deixei ativado o windows update/defender e sempre atualize o windows

não existe segredo sabe se o cara quiser te hackear ele vai

cuidado pra quando for baixar algo não cair em sites de propaganda de terceiros 

se algum site pedir ''permissão'' não aceite , você vai perceber porque o layout é sempre diferente meio esquisito etc 

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@ruandiablo Boa noite!

4 horas atrás, ruandiablo disse:

Li que existe vírus em vídeo mas que é preciso o player de vídeo executar algum script interno para que seja um problema e que usando um player de vídeo atual e atualizado como o VLC não existem problemas.

Li que PDFs também podem conter vírus mas para que seja executado depende do leitor de pdf e se ele permite execução de scripts.

Isso se dá através de vulnerabilidades de segurança. Invasores, tendo conhecimento de uma vulnerabilidade, desenvolvem arquivos que contém código feito para explorar tais vulnerabilidades e assim infectar o sistema da vítima. Por isso é importante manter os programas atualizados, com as correções de segurança mais recentes.

Não é tão comum ser infectado através de exploração de vulnerabilidades de segurança, se você mantém seus programas atualizados. No entanto, os antivírus modernos possuem módulos anti-exploit capazes de detectar e neutralizar ataques desconhecidos pelos dados de inteligência de ameaças.

E o mesmo para planilhas com VBA/Macro, só é problema se for uma planilha "má intencionada" e com macro habilitado para ser executado.

Macros, existentes em arquivos do Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint...) são pequenos scripts de código utilizados para a automação de certas tarefas, mas também podem ser usados para fins maliciosos. Hoje em dia, por padrão, macros são bloqueados e você precisa manualmente dar permissão para executá-los. Você só deve executar macros de arquivos do Microsoft 365 se realmente confia no remetente do arquivo.

Se eu usar programas atualizados e depois de baixar vídeos (mp4, mkv, ts...) para meu computador eu rodar o anti vírus nesses arquivos baixados antes de executar (Kaspersky) e o anti vírus não detectar nada. Isso é o suficiente para considerar o arquivo "seguro" de assistir? (Sei que não existe seguridade 100% e que a tecnologia está sempre se atualizando, mas além disso, o que mais posso fazer? Baixar vídeos possuem quais riscos? Que tipo de "vírus" pode ser feito em arquivos de vídeo e como posso evitar caso queira assistir algo?

Segurança digital requer uma série de "camadas": da parte do usuário, manter o sistema e programas atualizados, usar uma boa solução de segurança (antivírus) e ter boas práticas de segurança na internet são exemplos.

Como você mesmo disse, não existe nenhuma solução de segurança 100% inviolável, então não é porque seu antivírus disse que um arquivo é seguro que ele de fato é seguro. Se você tem receio de se infectar baixando arquivos, mantenha seus programas atualizados e baixe somente de fontes que você confia.

• Curtir 2
  • Rio McCloud alterou o título para Posso ser infectado com malware através de planilhas, arquivos de vídeo e PDFs?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...