Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma placa-mãe B650 da Maxsun e dois pentes de 16 GB Corsair, porém ao dar boot no PC ele somente liga os leds porém não dá vídeo, a placa-mãe acende o led indicando DRAM

IMG_20250429_224405.jpg

  • Rio McCloud alterou o título para Placa-mãe Maxsun B650 acende LED de falha na RAM
Postado
7 minutos atrás, Pedro Goldbach disse:

@FoxBlack A placa é nova, abri ontem, não acho que o problema seja sujeira nos contatos, talvez alguma incompatibilidade com as memórias ou defeito nas mesmas.

  

      Então, nesse caso -> peça a devolução/reembolso ou a troca por outra placa. Preferencialmente de uma marca mais confiável.

Postado

Olá Pedro,

Vamos precisar de mais informações para encontrar o problema real.

 

Qual o modelo das suas memórias? 

A sua placa-mãe é uma Maxsun Challenger B650M Wi-Fi? (Você pode ver o modelo escrito em cima dos slots de RAM na placa-mãe)

Postado

@pedroluis_scl Opa, o modelo é esse mesmo MaxSun B650 WiFi, as memórias são o kit de 2x16GB Coirair Vengeance.

Comprei ambos os produtos na Terabyte, e pedi uma atualização de BIOS na placa, então creio que esteja atualizada, o processador é um Ryzen 5 9600x e a placa de vídeo uma RTX 4060, no momento estou testando o PC sem a placa de vídeo para tira-la da equação. O pc liga porém não dá vídeo, já deixei ele ligado por uns 30 minutos para desconsiderar um teste de memórias. O único indicador é o LED apontando falha na DRAM como demonstrado na foto.

Postado
9 minutos atrás, Pedro Goldbach disse:

@FoxBlack Você acha que é mais provável o problema ser a placa-mãe do que as memórias em si então?

 

        Considerando a baixa qualidade da marca -> Sim!  Mas como comprou os itens recentemente e na mesma loja, já aproveita e faz a troca geral ou devolve e pede o reembolso total.

 

Postado

Eu falei em outro post, mas vou deixar dito aqui também:

Corsair é conhecida por ter instabilidade com os processadores AMD já tem um tempo, muito em parte pela vasta gama de CIs escolhidos para usar na memória, eles não usam apenas um tipo. Uma pesquisa rápida no Google e você encontra threads sobre isso nos fóruns Tom's Hardware , level1tech, techpowerup, bit tech e outros. Quanto a questão da Maxsun, não é necessariamente uma marca ruim, mas sim uma marca pouco ativa no ocidente, o que é algo vastamente diferente, e agora que os reviewers ocidentais estão pegando pra testar. Techspot já elogiou placas deles, PCMag considera seu exato modelo de placa um custo/benefício bacana com os cons sendo, na época do teste, o GUI da BIOS sendo um pouco imaturo e ela sendo básica em recursos, o que é de esperar numa placa de baixo custo, mas fora isso sendo muito sólida, Tom's hardware já testou placas e elogiou determinadas características delas, theoverclockpage já testou e elogiou placas que são Maxsun/Soyo ( compartilham muitas vezes as mesmas características em placas ). Não são, lógico, do nível de uma Aorus da gigabyte ou de uma Lightning PG da ASRock, mas definitivamente não são sem qualidade. Lembrando que a própria Gigabyte e ASRock tem modelos extremamente problemáticos ( vide Aorus Elite V1 ).

B650 Aorus Elite V1*

  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Pedro Goldbach disse:

@pedroluis_scl Opa, o modelo é esse mesmo MaxSun B650 WiFi, as memórias são o kit de 2x16GB Coirair Vengeance.

Comprei ambos os produtos na Terabyte, e pedi uma atualização de BIOS na placa, então creio que esteja atualizada, o processador é um Ryzen 5 9600x e a placa de vídeo uma RTX 4060, no momento estou testando o PC sem a placa de vídeo para tira-la da equação. O pc liga porém não dá vídeo, já deixei ele ligado por uns 30 minutos para desconsiderar um teste de memórias. O único indicador é o LED apontando falha na DRAM como demonstrado na foto.

 

Obrigado por confirmar e listar os modelos dos componentes!

 

De acordo com a lista de suporte de CPU, para esse processador é necessário a BIOS estar atualizada em sua última versão. Como você solicitou à Terabyte que ela viesse atualizada, o que nos resta é incompatibilidade das memórias mesmo... O ideal seria testar com outra memória para ver o comportamento do PC.

 

Encontrei também lista de suporte de memórias da sua placa-mãe, nela consta alguns modelos da Corsair. Mesmo a lista não contendo 100% das memórias do mercado, dá pra ter uma base. Dá uma olhada se o modelo específico da sua memória está por lá. Se estiver, sugiro confirmar a versão da BIOS (A última é a B4.9G).

 

A incompatibilidade com processadores AMD realmente existe, e pode ser o problema. Se com o teste com outra memória funcionar, sugiro a troca por outra RAM de fabricante diferente.

Postado

@NStão Levei na assistência técnica e testaram a placa com memórias Kingstom DDR5, porém mesmo assim nada de dar vídeo no pc, estou desconfiado que a BIOS possa não estar atualizada ou o problema é a própria placa.

Postado
13 minutos atrás, Pedro Goldbach disse:

@NStão Levei na assistência técnica e testaram a placa com memórias Kingstom DDR5, porém mesmo assim nada de dar vídeo no pc, estou desconfiado que a BIOS possa não estar atualizada ou o problema é a própria placa.

 

Pode ser, nos registros de atualização da BIOS podemos observar vários ajustes na otimização e compatibilidade de memórias ao longo dos meses.

 

image.thumb.png.7e325dd381f1efcdaa4fc41bfaf876e9.png

Postado

@pedroluis_scl Abri um ticket pedindo alguma confirmação de que a placa realmente foi atualizada para a Terabyte, caso a placa não tenha sido atualizada creio que nem reconhecerá o processador de nona geração também. Uma vez que originalmente o soquete AM5 é só pra sétima geração.

  • Curtir 1
Postado

O cara da assistência técnica comentou que o problema pode ser um curto devido a uns parafusos que estão em contato com o gabinete e com a placa, quer cobrar R$300 para remontar do zero, será que vale a pena? Fotos que ele me enviou em anexo.@Peuzik @NStão

IMG-20250430-WA0009.jpg

IMG-20250430-WA0008.jpg

Postado

Eu não creio que seja um curto pela placa estar apresentando os leds da maneira que supostamente eles deveriam funcionar, mas também não é uma possibilidade para se descartar, pois realmente está esquisito isso que se vê nas imagens. O que incomoda aqui é que ele tá pedindo 300 reais pra fazer um processo que você mesmo tecnicamente poderia fazer. Você decide o que fazer nessa situação, eu esperaria a terabyte responder seu ticket.

Postado
22 horas atrás, Pedro Goldbach disse:

O cara da assistência técnica comentou que o problema pode ser um curto devido a uns parafusos que estão em contato com o gabinete e com a placa (...)

 

Pode ser um curto sim, não podemos descartar essa hipótese. O ideal seria aguardar a resposta do ticket da Terabyte igual o @NStão  comentou. 

Agora se está muito ansioso, você pode fazer um teste de bancada. Com ele conseguirá identificar se o problema é um curto com o gabinete ou não.

 

 

22 horas atrás, Pedro Goldbach disse:

será que vale a pena?

 

Olha, eu não pagaria. Mas vai de você e do seu bolso.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!