Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal eu gostaria de saber quantas ventoinhas minha placa-mãe suporta, sem dar bo algum, vi alguns vídeos e o pessoal falava que eu tenho que ver as especificações de da placa e das ventoinhas pra n queimar nada e n causar problemas, mais aí que tá, eu n tenho nenhum conhecimento sobre isso mandei basicamente o que encontrei no site da placa e se vcs puderem me ajudar ficarei agradecido, sobre o meu gabinete irei deixar o link dele aqui https://www.kabum.com.br/produto/521357/gabinete-gamer-neologic-aquarium-view-pro-mid-tower-3-fans-argb-atx-preto-nlaqrmb

Veio com 3 fans nele e quero adicionar mais, então preciso de vcs rapaziada 

Screenshot_2025-05-02-03-25-23-628_com.android.chrome.jpg

• Membro VIP
Postado

Diz ali ter 3 conectores de FAN, um deve ser do air cooler, então sobram 2.

Cada um deve suportar 3 ou 4 fans. Mas se comprar uma controladora de fans que é alimentada pela fonte, pode usar quantas quiser.

O @1lokoste explica melhor.

Postado

@Pedroou obrigado irmão sobre as fans alimentada pela fonte basicamente onde se encontra? Como eu posso fazer isso só tira essa dúvida pf

• Membro VIP
Postado

Tem as fans comuns que vão direto na fonte, essas baratinhas de R$ 15,00. Tem as que vão ligadas em controladoras de fans, nesse caso você liga as fans na controladora e a controladora na fonte. 

• guilherme_dr alterou o título para Quantas fans minha placa-mãe Duex DX A520 suporta?
Postado

Fan que liga direto na fonte - conector Molex; não presta, é fan barata e fraca (pouco CFM e pressão) com nível de ruído constante, já que giram no máximo o tempo todo, mas se quer gastar R$10,00 - 20,00 por fan é o que tem. São boa opção para quem só se preocupa em enfeitar o gabinete com o "frufru" de LED gastando o menos possível.

Fan razoável (CFM, pressão) é a partir dos R$ 40,00 - cada. Deste tipo as mais baratas são:

Thermaltight TL-C12 - kit com 5 fans - R$ 199,00

Tinha este kit mais barato em outras lojas, mas já esgotou. Na Venturini era R$ 148,83.

Se você comprar uma controladora como esta do link, com PWM e ARGB, pode usar até 9 fans no gabinete, com apenas uma conexão num SYS_FAN da placa-mãe.

Controladora PWM e ARGB KBM - R$ 29,90 - KBM é marca da Kabum, tem a mesma controladora vendida como Gamemax e Rise Mode.

• Conexão:
  • 9 PMW (4Pinos)
  • 9 ARGB (3Pinos)
  • Acompanha controle remoto IR

Como a sua placa-mãe não tem conector de LED a controladora permite usar fan com LED ARGB (5v, 3 pinos) que é o padrão moderno, trocando cores (12) e efeitos pelo controle remoto IR e/ou o botão LED (ou Reset) do gabinete.

Sem comprar controladora voce pode ligar até 4 fans em cada um dos dois conectores SYS_FAN da placa-mãe.

Mas precisa ser fan que tenha conectores macho e femêa, para ligar enfileiradas (Daisy Chain) ou comprar cabo splitter, o detalhe é que dois cabos splitter vão custar o preço da controladora acima, aumenta a bagunça de cabos e não resolve o problema de fans com LED.

Como a placa-mãe não da suporte para LED, não pode usar fan com LED ARGB (sem controladora), só fan com LED Rainbow - que não muda de cores, não tem  efeitos "pisca-pisca"  e nem pode desligar.

Postado

@1lokos eu tô querendo só pra dar resfriamento no Pc mesmo por conta de ter apenas 3 fans que foram as que veio no gabinete, eu consigo desligar e alternas as cores, eu nem ligo pra os RGB prefiro todas desligadas ficam desligadas sempre

Abaixo deixei as 2 entradas que são 4 pinos

IMG_20250502_131510.thumb.jpg.10fa5f6fb63596bfce483094e4b9430d.jpg

IMG_20250502_131838.jpg

Postado

Não tem beneficio para a refrigeração encher o gabinete de fans, havendo casos de piorar as temperaturas devido a turbulência criada.

E se o gabinete for ruim de airflow - como os que tem vidro na frente dos fans; fans não consertam isso.

Em todo caso, nesse gabinete Neologic vieram  3 fans - 2 na na lateral do gabinete como entrada de ar, 1 na traseira como exaustão de ar quente.

Compre  mais 1 fan e coloque no teto perto do fundo como exaustor de ar quente. Se usa air cooler no CPU não coloque mais do que 1 fan no teto, mais vão prejudicar o fan do air cooler.

As fan do gabinete não usa alimentação pela placa-mãe, são ligadas direto na fonte via Molex. Então pode comprar uma fan PWM e ligar direto num dos SYS_FAN da placa-mãe. Tem essa Rise Mode Hex Turbine por R$ 26,99 - caso confie na marca. Promete 68 CMF mas como em outros modelos entrega uns 80% do anunciado então considere uns 50-55CFM, o que é OK.

Exemplo, com gabinete com bom airflow e fans de boa qualidade, de que menos fans é mais eficiente para a refrigeração - testadas com RPM no máximo e reduzida para 62%.

4-x-7-fans.jpg

Postado

@1lokos então no caso você me recomenda colocar apenas 1 fan, uma no teto pra saída de ar quente no caso?

@1lokos obrigado de vdd mano realmente eu tava pensando em comprar várias fans só pra colocar e deixar com mais resfriamento, já que com menos fans comprova ser melhor então vou optar por 2 ou 3 mesmo, você teria algum imagem que mostra uns bons locais pra colocar as fans onde possa ocorrer um bom fluxo de ar e uma boa saída de ar também?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!