Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom inicio de semana a todos!

Estou com um equipamento parado aqui em casa é um I5-4440 16gb de ram e não queria deixar ele só no home assistant.

Quero transformar o que tenho em um servidor de arquivos, mas também gostaria de continuar com o home assistant pois estou aprendendo ainda a mexer com ele.

Verifiquei o site Umbrel e o sistema deles tem o home assistant, mas não sei se é só o App ou se é o sistema.

Como faço para rodar um servidor de arquivos e o home assistant na mesma maquina?

O servidor é a forma mais fácil de guardar arquivos em um PC separado para poder acessar de qualquer lugar?

Vale a pena transformar um PC num servidor?

Não pretendo continuar pagando Onedrive.

Postado

Não sei seu objetivo, mas o Umbrel é pago:

https://umbrel.com/umbrel-home

Uns US$2.400

Mais fácil colocar seu PC em rede no Windows, criar uma pasta comum, deixar ela aberta e fazer o acesso pela rede

O que mais dificulta instalar um servidor é ter que entender bem, é possível, mas terá que estudar bem o LINUX antes, talvez encontre alguma versão aberta já customizada sem ter que pagar

Postado
7 minutos atrás, PedraX disse:

Não sei seu objetivo, mas o Umbrel é pago:

https://umbrel.com/umbrel-home

Uns US$2.400

Mais fácil colocar seu PC em rede no Windows, criar uma pasta comum, deixar ela aberta e fazer o acesso pela rede

O que mais dificulta instalar um servidor é ter que entender bem, é possível, mas terá que estudar bem o LINUX antes, talvez encontre alguma versão aberta já customizada sem ter que pagar

Então o sistema deles só é gratuito se eu comprar o hardware deles?

• GabrielLV alterou o título para I5-4440 com 16GB serve para Home Assistant e servidor de arquivos?
  • Moderador
  • Solução
Postado
6 horas atrás, Marcelotronic disse:

O servidor é a forma mais fácil de guardar arquivos em um PC separado para poder acessar de qualquer lugar?

Vale a pena transformar um PC num servidor?

Não, especialmente se você for um usuário doméstico e não uma empresa.

Embora qualquer hardware possa tecnicamente ser transformado em um servidor com o software adequado, essa prática não é recomendada. O motivo é simples: computadores comuns não são projetados para operar continuamente como servidores, especialmente para armazenamento de arquivos.

Se o objetivo é guardar arquivos, isso já implica a necessidade de redundância/múltiplas cópias. Caso um disco falhe, você precisa de outro para restaurar os dados com segurança.

Nada impede que você use um computador caseiro como servidor de arquivos. No entanto, é altamente recomendável manter backups em serviços de nuvem confiáveis como Google Drive ou OneDrive. Em caso de falhas elétricas, defeitos no hardware ou até acidentes domésticos, confiar apenas no seu servidor local pode resultar na perda total dos dados.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!