Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

Recentemente notei que no apartamento da minha namorada o roteador é conectado por cabo Coaxial (não sei se é padrão do prédio) mas percebo que a infernet dela é bem limitada.

Isso pode ser devido a conexão ser por cabo Coaxial? Ela é "pior" que o RJ45?

Outra coisa, se eu usasse um adaptador conversor de Coaxial para RJ45 (no roteador tem ambas as entradas), pode ser que melhore a qualidade do sinal?

Postado

@danilo001 Os dois meios de transmissão tem os seus prós e contras... Mas para redes (seja interna ou externa) o recomendado devido a velocidade é o cabo Ethernet (RJ45 ou Par Trançado, como queira).

No caso desse roteador citado, muito provavelmente a entrada dele seja somente via Cabo Coaxial (Principalmente se for a operadora Claro / Net). Então o cabo coaxial já vem assim do poste ou da central... Muitas vezes vem um cabo de fibra até um certo ponto e daquele ponto em diante (seja casa ou prédio) sai um cabo coaxial para entrar no roteador que fica dentro da residência.

As portas RJ45 que você está vendo provavelmente sejam as saídas para você conectar os dispositivos que possuem a entrada RJ45.

Para termos certeza, posta uma foto da parte traseira desse roteador mostrando todas as portas existentes.

Postado

@Fause Opa, segue a foto do roteador.

Eu vi que o conector que sai da parede é Coaxial, será que se eu fizesse um plano de fibra óptica tendo um roteador RJ45 seria possível fazer a ligação (sem usar o Coaxial)?

WhatsApp Image 2025-05-04 at 21.58.33.jpeg

Postado

@danilo001 Sim, com certeza... Mas ai você teria que trocar de operadora e optar por uma operadora que realmente trabalhe com a Fibra Ótica do começo ao fim. O roteador, por sua vez, já seria "emprestado" pela própria operadora, pois são conexões diferentes. Sem a necessidade de usar adaptadores, etc...

Não sei qual é a cidade, mas no interior de SP, posso recomendar a Vivo. Na minha opinião, é a melhor em questão de fibra ótica e a fibra ótica chega até o seu roteador dentro da sua casa ao invés de usar coaxial.

Ai sim você utiliza essas portas amarelas RJ45 para conectar o notebook ou desktop ou TV (se for o caso).

• Rio McCloud alterou o título para Velocidade de internet é limitada pelo cabo coaxial?
Postado

@danilo001 Modem Net/Claro que usa coaxial, vem com cabo Coaxial desde o poste até a casa do morador.

Fibra é outro padrão de conexão, a Claro disponibiliza, mas precisa ser ter o padrão no condominio também, não é só mudar de operadora igual o citado por @Fause , o local onde mora precisa ter o equipamento necessário para passar fibra para as pessoas que moram ali.

1 hora atrás, danilo001 disse:

será que se eu fizesse um plano de fibra óptica tendo um roteador RJ45 seria possível fazer a ligação (sem usar o Coaxial)?

Se você fizar um plano de fibra óptica, um técnico vai instalar modem de Fibra óptica com um cabo de Fibra óptica se na sua região já for 100% fibra, e dali pra frente será cabo RJ45.

Postado

4 horas atrás, danilo001 disse:

Isso pode ser devido a conexão ser por cabo Coaxial? Ela é "pior" que o RJ45?

3 horas atrás, danilo001 disse:

Eu vi que o conector que sai da parede é Coaxial, será que se eu fizesse um plano de fibra óptica tendo um roteador RJ45 seria possível fazer a ligação (sem usar o Coaxial)?

Você está confundindo. O Tipo de cabo da operadora até a residência pode ser Totalmente Fibra óptica até o modem ou Fibra até um determinado ponto e deste até o modem ser cabo coaxial. Agora a conexão do modem à placa de rede do computador é no padrão RJ45. Essa foto que apresentou por exemplo, nessas portinhas amarelas é conexão RJ45.

Agora para mudar para 100% fibra teria que entrar em contato com a operadora para verificar a disponibilidade. 

* Quando assinei a claro era Fibra/Cabo Coaxial. após uns 5 meses, mudaram para 100% fibra.

* O modem do plano 100% fibra é diferente do que usa cabo coaxial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...