Ir ao conteúdo

RX 560 ou RX 560XT da Mancer? Vale a pena arriscar marcas desconhecidas em 2025?

Ir à solução Resolvido por Rafael Timbu,

Posts recomendados

Postado

Fala, galera!

Minha Radeon R7 350 está nos últimos suspiros, e preciso de uma substituta. Minha máquina:

• Ryzen 5 5500
  • Gigabyte B450M DS3H V2
  • 2x16 GB DDR4 3200 MHz Kingston
  • SSD NVMe Crucial P3 1 TB + SSD BX500 + HD Seagate 1 TB
  • Fonte Corsair CX430

Uso o PC pra navegar, programar (VS Code, Android Studio), ver vídeos e produzir música (FL Studio, Ableton Live, etc.).

No trabalho, quando preciso rodar IA, uso servidor remoto com GPU dedicada, então não preciso de CUDA no momento - mas não descarto querer brincar com isso localmente no futuro.

Vi uma RX 560 (4GB) por R$ 445 no Boa Dica, mas só tem das marcas Bluecase e PCWINMAX, que não conheço e fico meio receoso quanto à qualidade.

Também achei uma RX 560 XT (8GB, 256 bits) da Mancer na Pichau por R$ 650. Desempenho parece bom, mas a marca é outra incógnita pra mim.

Marcas como Sapphire, PowerColor, Gigabyte e MSI só aparecem com modelos bem mais caros.

Alguém aqui já usou essas versões "alternativas"? Vale o risco pensando em estabilidade, barulho e suporte a longo prazo?

Toda sugestão é bem-vinda!

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Rafael Timbu disse:

da Mancer na Pichau por R$ 650. Desempenho parece bom, mas a marca é outra incógnita pra mim.

Mancer é uma marca da Pichau.

• Curtir 2
Postado

Acho que a cada 10 respostas que dou aqui no fórum, 9 são falando para jamais comprar mancer/duex/rise mode etc.
essas marcas mal servem para cooler e WC, quem dirá placa de vídeo.

• Confuso 1
Postado
4 horas atrás, ArturHW disse:

@Rafael Timbu Da AMD é RX 5600XT e RX 6600 as minimas de suas geracoes. Da Nvidia, GTX 1660, GTX 1070, RTX 2060 e RTX 3050 8GB (a de 8gb), as minimas para rodar jogos em FHD

Eu não vou jogar, então não preciso de uma placa com esse foco. Meu uso é mais técnico: programação, navegação e produção musical, e no máximo experimentar algo com IA no futuro.

7 horas atrás, Pedroou disse:

Mancer é uma marca da Pichau.

5 horas atrás, J. Flavio Melo disse:

Acho que a cada 10 respostas que dou aqui no fórum, 9 são falando para jamais comprar mancer/duex/rise mode etc.
essas marcas mal servem para cooler e WC, quem dirá placa de vídeo.

4 horas atrás, mtsesperanca disse:

Bom, de ambas a 5600 XT é a menos pior.

Não que a placa em si seja ruim (inclusive já tive uma), mas, Mancer é meio pegado.

Pesquisando mais, encontrei uma RX 570 4 GB da PowerColor (1725 MHz) por R$ 789,00. O que vocês acham desse preço? Ainda vale em 2025?

Também percebi que está bem difícil encontrar placas da geração RX 5000 (tipo 5500 XT ou 5600 XT) de marcas confiáveis - praticamente desapareceram.

Já da série RX 6000, a mais em conta que achei foi uma RX 6500 XT 4 GB da Gigabyte por R$ 1030,00, mas sendo 64 bits e com outras limitações, não sei se compensa esse valor a mais em comparação com a RX 570.

Alguma outra sugestão dentro dessa faixa de preço?

Postado
16 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Eu não vou jogar, então não preciso de uma placa com esse foco. Meu uso é mais técnico: programação, navegação e produção musical, e no máximo experimentar algo com IA no futuro.

Pesquisando mais, encontrei uma RX 570 4 GB da PowerColor (1725 MHz) por R$ 789,00. O que vocês acham desse preço? Ainda vale em 2025?

Levando em conta que não vai usar pra jogos, Rx570 entrega um ótimo resultado, só não acho que valha a pena pagar quase 800 reais por ela.
Dê uma pesquisada no mercado de usados da sua região, se for uma cidade grande, sempre aparece algum modelo bom e baratinho.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Levando em conta que não vai usar pra jogos, Rx570 entrega um ótimo resultado, só não acho que valha a pena pagar quase 800 reais por ela.
Dê uma pesquisada no mercado de usados da sua região, se for uma cidade grande, sempre aparece algum modelo bom e baratinho.

O problema é que, por ser usada, fico com receio da durabilidade. Eu só pretendo trocar a placa quando queimar mesmo, então gostaria de algo que me desse uma certa confiança a longo prazo.

Minha antiga R7 350 da Sapphire durou quase 8 anos, e é esse tipo de vida útil que eu espero da próxima também.

Alguém aí já comprou RX 570 usada e teve boa (ou má) experiência?

Postado
2 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

O problema é que, por ser usada, fico com receio da durabilidade. Eu só pretendo trocar a placa quando queimar mesmo, então gostaria de algo que me desse uma certa confiança a longo prazo.

Minha antiga R7 350 da Sapphire durou quase 8 anos, e é esse tipo de vida útil que eu espero da próxima também.

Alguém aí já comprou RX 570 usada e teve boa (ou má) experiência?

Hardware em geral não costuma dar problema, mas isso depende do tipo de utilização. Eu por exemplo usava muito climatizador enquanto estava no PC, o excesso de umidade no ar oxidou a solda da minha GTX 1060 e tive que levar pra fazer um rebaling, me custou 500 reais. Isso foi em 2021, hoje essa mesma placa está no pc do meu filho e funcionando perfeitamente.
Em 2017 quando comprei a 1060, vendi uma RTX 460 v2 para uma gráfica aqui perto de casa, e ela está lá até hoje funcionando perfeitamente, mais de 10 anos de uso (se não me engano comprei ela em 2013).
Existem sim os riscos, no geral se a placa foi bem cuidada, não tende a dar problema, mas não deixa de entrar o fator sorte, ela pode durar 20 anos ou 5, impossível saber com certeza.

Postado
31 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Hardware em geral não costuma dar problema, mas isso depende do tipo de utilização. Eu por exemplo usava muito climatizador enquanto estava no PC, o excesso de umidade no ar oxidou a solda da minha GTX 1060 e tive que levar pra fazer um rebaling, me custou 500 reais. Isso foi em 2021, hoje essa mesma placa está no pc do meu filho e funcionando perfeitamente.
Em 2017 quando comprei a 1060, vendi uma RTX 460 v2 para uma gráfica aqui perto de casa, e ela está lá até hoje funcionando perfeitamente, mais de 10 anos de uso (se não me engano comprei ela em 2013).
Existem sim os riscos, no geral se a placa foi bem cuidada, não tende a dar problema, mas não deixa de entrar o fator sorte, ela pode durar 20 anos ou 5, impossível saber com certeza.

Encontrei no Mercado Livre uma RX 580 8 GB da PowerColor por R$ 580,00, e outra por R$ 650,00. Como ela é mais forte que a RX 570, estou considerando, mas vou perguntar aos vendedores há quanto tempo de uso tem e em que condições estavam rodando.

Outra dúvida que surgiu: minha fonte é uma Corsair CX430 (430W), já tem bastante tempo de uso.

Na calculadora da Cooler Master, o consumo estimado ficou em 391W. Isso me parece meio no limite.

Acham arriscado rodar uma RX 580 nessa fonte, considerando a idade dela?

Postado
42 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Encontrei no Mercado Livre uma RX 580 8 GB da PowerColor por R$ 580,00, e outra por R$ 650,00. Como ela é mais forte que a RX 570, estou considerando, mas vou perguntar aos vendedores há quanto tempo de uso tem e em que condições estavam rodando.

Essas placas normalmente são recondicionadas, ou seja, ao menos uma avaliação na qualidade dos componentes e no próprio PCB foi realizada, o que é ótimo.

Por R$650 vale a pena uma investir na Rx580.

44 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Outra dúvida que surgiu: minha fonte é uma Corsair CX430 (430W), já tem bastante tempo de uso.

Na calculadora da Cooler Master, o consumo estimado ficou em 391W. Isso me parece meio no limite.

Acham arriscado rodar uma RX 580 nessa fonte, considerando a idade dela?

Essas plataformas fazem uma apenas uma estimativa de consumo.

RX 580 consome 180w (Em full Load), sobram 250w para o consumo do restante do sistema, mesmo que fique apertado o único prejuízo aqui é perder eficiência na fonte por estar usando próximo do seu limite, mas os 430w são suficientes.

Fonte você usa até ela pipocar ou até precisar de mais potência, se ela estiver bem condicionada no gabinete (Instalada na parte de baixo) tende a durar muitos anos.
Tenho uma XFX 450w rodando aqui desde 2011. Usei no meu PC até o fim do ano passado, agora está no pc do meu filho. Abri a uns dias pra verificar como estava, nenhuma sinal aparente de degradação.

Postado
41 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Essas placas normalmente são recondicionadas, ou seja, ao menos uma avaliação na qualidade dos componentes e no próprio PCB foi realizada, o que é ótimo.

RX 580 consome 180w (Em full Load), sobram 250w para o consumo do restante do sistema, mesmo que fique apertado o único prejuízo aqui é perder eficiência na fonte por estar usando próximo do seu limite, mas os 430w são suficientes.

Fonte você usa até ela pipocar ou até precisar de mais potência, se ela estiver bem condicionada no gabinete (Instalada na parte de baixo) tende a durar muitos anos.
Tenho uma XFX 450w rodando aqui desde 2011. Usei no meu PC até o fim do ano passado, agora está no pc do meu filho. Abri a uns dias pra verificar como estava, nenhuma sinal aparente de degradação.

A RX 580 que encontrei no Mercado Livre não é recondicionada - é de um usuário vendendo a placa antiga dele, aparentemente bem conservada. Já mandei mensagem perguntando quanto tempo de uso teve e pra que foi usada, só pra garantir.

Sobre a fonte: a minha CX430 está instalada na parte de cima do gabinete (meu modelo nem tem suporte pra fonte embaixo).

Nunca apresentou problemas, mas uma vez, rodando o FurMark, vi a linha de +12V cair pra 11.376V - e isso só aconteceu nesse teste extremo. No uso normal, tudo estável até hoje.

Então por enquanto vou manter a fonte e só ficar de olho, como você comentou.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, NIGHT FALL disse:

O vendedor me respondeu dizendo que a RX 580 teve apenas 6 meses de uso, mas que foi usada em mineração durante esse tempo.

Sabendo disso, você acha que ainda compensa pegar, considerando que o preço está bom (R$ 650,00), e que a placa aparenta estar em bom estado físico?

Postado
9 horas atrás, Rafael Timbu disse:

O vendedor me respondeu dizendo que a RX 580 teve apenas 6 meses de uso, mas que foi usada em mineração durante esse tempo.

Sabendo disso, você acha que ainda compensa pegar, considerando que o preço está bom (R$ 650,00), e que a placa aparenta estar em bom estado físico?

Produto de mineração é uma roleta russa, se tiver sido bem cuidada e refrigerada é ok, mas caso não pode ter sido bem deteriorada nesse tempo, fora o histórico anterior, por quantas mãos essa placa já passou, quanto tempo de uso ela realmente tem.

Se o vendedor tiver boa reputação no ML e te der algum tipo de garantia, pode até valer a pena. Você tem também a opção de comprar a placa e testar durante alguns dias, isso já é suficiente pra identificar algum problema existente nela, pois segundo Código de Defesa do consumidor você tem 7 dias pra desistir da compra, lembrando que em caso de desistência existe todo o transtorno de ter que ir aos correios reenviar a placa e ainda por cima arcar com o custo, agora se for um vendedor esporádico eu não arriscaria.

Postado
59 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Produto de mineração é uma roleta russa, se tiver sido bem cuidada e refrigerada é ok, mas caso não pode ter sido bem deteriorada nesse tempo, fora o histórico anterior, por quantas mãos essa placa já passou, quanto tempo de uso ela realmente tem.

Se o vendedor tiver boa reputação no ML e te der algum tipo de garantia, pode até valer a pena. Você tem também a opção de comprar a placa e testar durante alguns dias, isso já é suficiente pra identificar algum problema existente nela, pois segundo Código de Defesa do consumidor você tem 7 dias pra desistir da compra, lembrando que em caso de desistência existe todo o transtorno de ter que ir aos correios reenviar a placa e ainda por cima arcar com o custo, agora se for um vendedor esporádico eu não arriscaria.

Sim, é um vendedor esporádico, e na verdade a maioria das placas usadas no Mercado Livre que encontrei está sendo vendida por usuários sem reputação.

De qualquer forma, o Mercado Livre oferece 12 dias de devolução garantida, e pelo que sei, o frete reverso é pago por eles. Então, caso a placa apresente algum problema, posso devolver sem prejuízo.

Minha ideia é aproveitar esse prazo pra rodar testes como o FurMark e monitorar temperatura e estabilidade da placa. Se estiver tudo certo, sigo com a compra.

Postado
Em 07/05/2025 às 16:14, Rafael Timbu disse:

Essas da Mancer, Bluecase, PCWINMAX e  outras tantas marcas "genéricas", são placas "refurbished"*  ou novas, porém fabricadas da forma mais barata possível e usando chipset reciclado, já que não é mais fabricado.

* Já apareceu placa vendida no AliEX como "99% nova" que de tanto uso em mineração a memória ficou amarelada por superaquecimento, então os Chineses pintaram para parecer novas. 😜 

Então pode ser que uma usada de marca tradicional como XFX, ASUS... até tenha durabilidade maior.

Em todo caso, comprando a Mancer na Pichau tem 1 ano de garantia.

• Curtir 2
Postado

PCYES é uma distribuidora de hardware brasileira, não fabrica, compra produtos OEM (personalizados conforme o cliente quer) de outros fabricantes.

Já venderam alguns produtos bons, como por exemplo o fan Sangue Frio, que supostamente era OEM do Nidec Gently Typhoon - bem conceituado; não sei qual é o atual Sangue Frio 2.

A uns 5 anos teve uma polêmica de que supostamente estariam vendendo GPU "fake" - BIOS maquiado para parecer uma placa superior. Alias isso é comum com algumas RX580 vendidas atualmente no AliExpress, que são com chipset da RX570.

PCYes não é diferente da Mancer, que é uma marca do grupo Pichau, diria que a "segunda linha", sendo os produtos com a marca Pichau a "primeira linha", embora alguns OEM de boa procedência apareça com a marca Mancer, ex. o (descontinuado) gabinete Mancer Goblin que é o SAMA Q5, com qualidade suficiente para ser vendido no mercado dos EUA.

A PCYes (e Mancer) dão 1 ano de garantia, tem suporte relativo manuais e  drivers, tem boa nota no atendimento de reclamações no Reclame Aqui. Já estas outras marcas "genéricos" é mais... "comprou, boa sorte". 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Comprei uma RX 580 4GB porque o vendedor da 8GB simplesmente evaporou (clássico, né? rs). Só que a placa é um monstro e, como minha placa-mãe é micro ATX, acabei perdendo dois conectores SATA - alguém mais já passou por isso? Meu drive de CD virou peça de museu, mesmo quase não usando…

Agora, o problema bônus que ninguém comentou: a RX 580 pede DOIS conectores PCI-E, e minha Corsair CX430 só tem UM. Já vi que tem adaptador, mas o pessoal recomenda evitar, né? Alguém aí já usou adaptador por muito tempo sem dor de cabeça, ou realmente vale a pena trocar a fonte?

Pelo site da Cooler Master, meu setup precisa de 367W, mas pensando em upgrade futuro (ou pelo menos não ter que trocar fonte de novo tão cedo), acredito que o ideal seria partir pra pelo menos 500W, certo?

Vi uma Corsair TX550M por R$ 529,90 aqui no RJ, ela é boa? Vale o preço? Ou alguém sugere outras opções (modular, Gold, etc) que tenham um custo/benefício melhor?

E como se não bastasse, ainda tive mais uma surpresa: depois que coloquei tudo de volta no lugar e liguei de novo o computador, o chip de rede onboard simplesmente parou de funcionar! Alguém já passou por isso depois de trocar a GPU? Tive que pegar um adaptador USB de rede como solução rápida.

Ah, e pensando bem, será que não vale mais a pena pular direto pra uma RX 6600, mantendo minha fonte atual, ao invés de RX 580 + fonte nova? O valor final vai sair quase o mesmo, mas a RX 6600 entrega desempenho MUITO superior, consome bem menos energia (TDP de 132W contra 185W da RX 580), tem 8GB de VRAM GDDR6, suporte a tecnologias mais modernas e ainda evita a dor de cabeça de trocar a fonte agora. Alguém já fez esse upgrade e recomenda?

Quero ouvir experiências de quem já passou por essas:

- Perdeu SATA por causa do tamanho da GPU

- Usou adaptador PCI-E

- Ou já teve que trocar a fonte por conta de upgrade de GPU

- E, agora, também quem já ficou sem rede onboard do nada!

- E quem já fez a troca RX 580 -> RX 6600: como ficou o desempenho, fonte aguentou de boa?

Valeu galera!

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Resumo da história:

Tava planejando gastar até uns R$ 500 numa placa, aceitei gastar um pouco mais de 600, no fim gastei R$ 1.400 numa RX 6600 usada (Sapphire) no Mercado Livre.

Fiz os testes no Furmark, OCCT e 3DMark, tudo certo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!