Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde , peço a gentileza quem puder me ajudar estou tentando fazer um esquema e testei no Proteus mas não está acendendo nenhum LED , estava tentando fazer com auxílio do ChatGPT segue abaixo a conversa e deixei anexo o meu Projeto no Proteus também PDF do esquema elétrico :

Visão Geral

A seguir está a sequência completa, passo a passo, para montar no Proteus o circuito usando LEDs em lugar da placa arcade, de modo que:

Cada um dos 3 primeiros botões acenda um LED individualmente;

Ao pressionar simultaneamente os Botões 1+2+3, os três LEDs apaguem e apenas o LED 4 acenda;

Ao soltar qualquer um dos Botões 1–3, o LED 4 apague e os demais voltem a responder normalmente.

1. Preparação Inicial

Insira os CIs

Arraste para o esquemático um SN74HC11 (3-input AND, DIP-14 completo) e um SN74HC125 (quad tri-state buffer, DIP-14 completo).

Alimente os CIs

Conecte VCC (pino 14) de cada CI à rail +5 V.

Conecte GND (pino 7) de cada CI à rail GND.

Coloque os LEDs

Posicione 4 LEDs ao lado do SN74HC125. Cada LED sairá de uma saída Yx do buffer e terá um resistor de 220 Ω em série ao GND (ou ao +5 V, no caso de LEDs de canal de saída ativa baixa).

2. Montagem do SN74HC11 (Detecção do Combo)

Botões 1–3

Para cada microswitch (Botão 1, 2 e 3), mantenha um terminal ligado diretamente ao GND da rail.

O outro terminal de cada microswitch vai ao resistor de 100 Ω (filtro RC).

Filtro RC

Solde o resistor 100 Ω em série ao sinal do switch.

No nó após o resistor, posicione um capacitor 100 nF (MLCC) entre esse nó e GND.

Conexão ao SN74HC11

Nó filtrado do Botão 1 → pino 1 (1A) do SN74HC11.

Nó filtrado do Botão 2 → pino 2 (1B).

Nó filtrado do Botão 3 → pino 13 (1C).

Saída de Detecção

Pino 12 (1Y) do SN74HC11 é o sinal combo: ele vai HIGH apenas quando 1A·1B·1C = 1.

3. Montagem do SN74HC125 (Isolamento + Combo)

Pull-downs

Solde 4 resistores de 10 kΩ entre cada entrada A1–A4 e GND:

A1 (pino 2) → 10 kΩ → GND

A2 (pino 5) → 10 kΩ → GND

A3 (pino 9) → 10 kΩ → GND

A4 (pino 12) → 10 kΩ → GND

Buffers 1–3 (LEDs 1–3)

Entradas A1–A3 (pinos 2, 5, 9) ← nós originais dos microswitches (após filtro RC).

Enables OE1–OE3 (pinos 1, 4, 10) ← sinal combo (1Y do SN74HC11, pino 12).

Saídas Y1–Y3 (pinos 3, 6, 😎 → LEDs 1, 2 e 3 (cada com resistor de 220 Ω ao GND ou +5 V).

Funcionamento: enquanto 1Y = LOW, OEx = LOW → Yx reflete diretamente o switch → LEDs acendem conforme cada botão; quando 1Y = HIGH, OEx = HIGH → Yx entra em Hi-Z → LEDs 1–3 apagam.

Buffer 4 (LED 4)

Entrada A4 (pino 12) ← sinal combo (1Y do SN74HC11).

Enable OE4 (pino 13) → GND (sempre ativo).

Saída Y4 (pino 11) → LED 4 (com resistor de 220 Ω).

Funcionamento: quando 1Y = HIGH, A4 = HIGH → Y4 = HIGH → LED 4 acende; quando 1Y = LOW, Y4 = LOW → LED 4 apaga.

4. Teste no Proteus

Modo de simulação

Selecione Digital Interactive Mode (VSM) para lógica.

Acionamento

Pressione Botão 1: somente LED 1 acende.

Pressione Botão 2: somente LED 2 acende.

Pressione Botão 3: somente LED 3 acende.

Pressione 1+2+3 simultâneos: LEDs 1–3 se apagam, LED 4 acende.

Solte qualquer um dos 3: LED 4 apaga e os LEDs correspondentes aos botões ainda pressionados reascendem.

2.PDFBuscando informações... 2.7zBuscando informações...

O esquema elétrico eu montei baseado na sugestão do GPT , eu não entendo de circuitos integrados mas eu tentei fazer , preciso de ajuda para concluir isso , eu me disponibilizo a pagar um café pra quem me ajudar também , obrigado .

No PDF e no Esquema elétrico eu tinha esquecido de ligar o GND do Ci SN74HC125 mas mesmo conectando não funcionou 😰

• Amei 1
Postado
  Em 12/05/2025 às 14:05, BCP disse:

Os leds 1, 2, 3,  devem permanecer acesos  mesmo quando as chaves 1,2,3, forem soltas?

Expandir  

Foi a primeira coisa que me perguntei ao começar a ler o relatório...

Minha sugestão é a seguinte:

1- você diz que não entende de circuitos integrados

2 - Chat GPT pode errar, e as vezes erra feio...

3 - A sugestão dada por ele parece bem complicadinha de montar para um iniciante.

4 - Circuitos deste tipo podem envolver muitas variáveis, como fabricante, data de fabricação, falsificação... etc etc... e isso pode influenciar no funcionamento...

5 - Tentar isso como uma primeira abordagem, acho que é valido no quesito aprendizagem, mas vai te dar um trabalho lascado tentar achar e corrigir o defeito, caso ocorra.

Eu faria tudo de forma mais simples:

Comprando um Arduino chinês, do mais baratinho (que tenha interface USB), + os LEDs e os botões, você já consegue inserir um código simples que resolve isso de maneira fácil, barata e rápida.

Além do produto final ser mais confiável (montado por alguém iniciando),

e ainda poder mexer nas temporizações... etc moldando o código ao gosto do cliente.

Pode não parecer uma solução muito profissional (estando em um fórum de eletrônica, mas se está disposto a usar Chat GPT, não faz mal nenhum usar um Arduino).

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...