Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola

Como trabalho de home office - instalei uma segunda fibra aqui em casa. Ela esta operante na parte da frente da casa, enquanto a outra fibra esta instalada na parte de tras -  e elas estão cabeadas entre si no meu escritorio.

A ideia é quando uma cair - eu trocar o cabo na maquina de forma manual.

porém, queria saber se existe algum meio de colocar as 2 juntas  - não pra somar, mas sim pra uma assumir quando a outra cair - sem precisar ter que ficar trocando os cabos de forma manual.

== LIVE TIM 1GB + VIVO 600MB ==

Minha rede é WiFi 7 e 10GBps. = quer dizer a maquina da assinatura é - cabos sao - roteador do ponto vivo é - não sei informar se o modem da TIM q esta no local é (acredito q sim, porque ele é 1GB/2GB) - ligo a maquina direto nele - e no local tenho um roteador wifi7 onde ligo o cabo q vem do modem vivo q esta em outro lugar (o modem vivo talvez não seja wifi7/10Gbs)

valeu!

Daniel

• Moderador
Postado

@DanielRodrigo  Bom dia,

Sim, é possível fazer isso, mas para isso você precisará de um roteador com suporte para a Dual WAN com Failover, ou seja, onde você conecta as duas conexões de internet no mesmo roteador e configura uma como principal e a outra como secundária, assim, quando a WAN1 cair, ele automaticamente redireciona tudo para a WAN2.

• guilherme_dr alterou o título para Posso utilizar duas internets conectadas no mesmo PC? Como fazer?
Postado
12 horas atrás, DanielRodrigo disse:

enquanto a outra fibra esta instalada na parte de tras -  e elas estão cabeadas entre si no meu escritorio.

A ideia é quando uma cair - eu trocar o cabo na maquina de forma manual.

porém, queria saber se existe algum meio de colocar as 2 juntas  - não pra somar, mas sim pra uma assumir quando a outra cair - sem precisar ter que ficar trocando os cabos de forma manual.

Que significa "cabeadas entre si"?

Não há duas internet, e a noção de dois provedores não chega ao seu PC ou a algum PC na rede, em geral. Os provedores te oferecem equipamentos que são conectados à sua rede local,a tal LAN. Em geral nenhum computador é ligado diretamente ao provedor hoje em dia.

Em certos casos se pode ter a conexão do modem --- em modo bridge (ponte) --- ligado diretamente a um computador, como nos casos em que um computador atua como gateway da rede. Não é o normal em ligações domésticas.

8 horas atrás, guilherme_dr disse:

Sim, é possível fazer isso, mas para isso você precisará de um roteador com suporte para a Dual WAN com Failover, ou seja, onde você conecta as duas conexões de internet no mesmo roteador

Nem é preciso e nem está certo de que se instalar um aparelho desses vá funcionar. O problema é a noção  de "cair" uma conexão. Ela pode ficar inútil de lenta e o algoritmo do aparelho não perceber. E não faz muito sentido deixar uma conexão parada esperando só para o caso de outra falhar. E tem que ver se a falha é no roteador ou no acesso a internet que ele oferece, isso se não for nesse novo aparelho FailOver que falhe 😞 porque se ele parar fica sem nada... 

Esses aparelhos permitem em geral a conexão de vários provedores e alternam as conexões, em algo que o marketing deles chama de balanceamento de carga, mas não é.

12 horas atrás, DanielRodrigo disse:

WiFi 7 e 10GBps.

WiFi não faz diferença. E 10G também não porque seus aparelhos roteadores não trabalham nem perto dessas velocidades

Ligando mais de um provedor à rede

De todo modo pode ligar isso de vários modos. Uma maneira simples é colocar um switch na rede e conectar os roteadores dos provedores no switch. 

O provedor na rede apenas fornece o gateway padrão. E vice versa: mudando o gateway padrão muda o provedor. Simples assim, se estiverem todos na mesma rede IP.

Se os aparelhos tiverem performance similar pode até manter os dois ligados ao mesmo tempo e deixar a natureza escolher o provedor. Por exemplo, o provedor A em 10.0.0.1 e o provedor B em 10.0.0.2, DHCP com 100 endereços no primeiro e 100 no segundo, com o mesmo tempo de lease, pequeno. Quando liga um dispositivo na rede, cabo ou radio, ele vai buscar um endereço e será atendido pelo primeiro que responder. Se um roteador parar o outro continua atendendo, mas se o roteador estiver ok e a internet através dele não é difícil automatizar... 

No caso simples de um computador que não pode perder a conexão pode ser solução o usuário ao notar problema usando um dos gateways rapidamente alternar para o outro, usando duas placas de rede ligadas na rede com gateways distintos. E ligar os roteadores em paralelo em um switch de entrada. Um switch nivel 2 com 5 portas hoje em dia custa menos de 200 reais e permite até usar VLAN para uma opção adicional de alternar o provedor em uso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!