Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc não está ligando mais. Quando eu aperto o botão de ligar, eu sinto um leve estalo próximo à fonte como se tivesse querendo ligar, mas não acontece nada, a ventoinha da fonte também não liga. Mas percebi que qualquer hardware que está conectado à porta USB consegue "pegar" energia, como o mouse por exemplo.  Será que algum componente na fonte está com problema? Não tenho outra fonte pra testar. Será que também pode ser o processador que está com pouca pasta térmica e também possa estar impedindo a fonte de ligar? Eu não identifiquei nenhum capacitor estourado na placa-mãe e ainda não abri a fonte. Obrigado a quem puder dar alguma orientação.

20250511_213859.jpg

20250511_213912.jpg

20250511_213941.jpg

Postado
36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

Meu pc não está ligando mais. Quando eu aperto o botão de ligar, eu sinto um leve estalo próximo à fonte como se tivesse querendo ligar, mas não acontece nada

Esse "estalo" já é bem sugestivo.

Mas percebi que qualquer hardware que está conectado à porta USB consegue "pegar" energia, como o mouse por exemplo.

Existem linhas de alimentação diferentes, 5v, 9v, 12v etc, pode haver problema em uma linha e na outra não. Fora que a energia necessária pra alimentar um led é infinitamente menor que pra energizar toda a configuração.

Será que algum componente na fonte está com problema?

Não da pra saber, única forma é testando.

Será que também pode ser o processador que está com pouca pasta térmica e também possa estar impedindo a fonte de ligar?

Pasta térmica é um componente ligado a refrigeração, não alimentação. não interfere em nada, daria pra ligar o pc inclusive sem ela.

Eu não identifiquei nenhum capacitor estourado na placa-mãe e ainda não abri a fonte.

Podem haver componentes queimados sem necessariamente estarem com alguma característica que sejá possível identificar visualmente.

Não tenho outra fonte pra testar

Então recomendo que leve seu pc a uma assistência técnica.
Sem outra fonte ou mesmo outro hardware pra testar os componentes (placa-mãe, processador etc) fica complicado identificar o problema.

• Curtir 1
Postado

@Ronaldo Salustino uma observação, sob hipótese nenhuma abra uma fonte de alimentação sem ter competência técnica para isso. (não quis dizer ter o nível técnico e sim saber o que está fazendo)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Ronaldo Salustino disse:

Meu pc não está ligando mais. Quando eu aperto o botão de ligar, eu sinto um leve estalo próximo à fonte como se tivesse querendo ligar, mas não acontece nada, a ventoinha da fonte também não liga. Mas percebi que qualquer hardware que está conectado à porta USB consegue "pegar" energia, como o mouse por exemplo.  Será que algum componente na fonte está com problema? Não tenho outra fonte pra testar. Será que também pode ser o processador que está com pouca pasta térmica e também possa estar impedindo a fonte de ligar? Eu não identifiquei nenhum capacitor estourado na placa-mãe e ainda não abri a fonte. Obrigado a quem puder dar alguma orientação.

20250511_213859.jpg

20250511_213912.jpg

20250511_213941.jpg

Bom dia

A única forma de saber se a fonte tem algum problema é testando a fonte em outro computador ou testando uma outra fonte no seu computador.

A fonte de alimentação possui diversas tensões (tensões) e a maioria dela só aparece quando a fonte é ligada, e existe uma tensão chamada  +5V SB (standby) que ela é fornecida independente do PC está ligado ou não.

E é esse tensão de 5V SB que está alimentando o mouse outros periféricos USB 

E se algumas dessas tensão estiver faltando o PC não vai ligar, ou vai ligar e não vai dar vídeo.

Citação

As fontes de alimentação de PC fornecem diversas tensões para alimentar os componentes internos. As mais comuns são +3.3V, +5V, +12V, -5V e -12V. As fontes ATX, por exemplo, precisam fornecer essas tensões principais, além de +5V SB (standby) e, em alguns casos, -12V. 

Detalhamento das tensões:

+3.3V:

Utilizada por componentes como a placa-mãe e alguns chips. 

+5V:

Alimentava alguns componentes, mas com a evolução do hardware, o uso desta tensão diminuiu. 

+12V:

A principal tensão para alimentar a placa-mãe, CPU, placa de vídeo, HDs e outros componentes. 

-5V e -12V:

Essas tensões eram mais comuns em fontes AT (antigas) e são usadas em alguns casos específicos, como em alguns circuitos de vídeo. 

+5V SB:

Tensão de espera, utilizada para manter a placa-mãe parcialmente ligada, mesmo quando o PC está desligado. 

Considerações:

As fontes ATX modernas geralmente não fornecem as tensões -5V e -12V. 

A escolha da fonte de alimentação deve ser feita com base na potência necessária para os componentes do PC, considerando que a potência de cada linha (ex: 12V) é calculada pela corrente (amperes) vezes a tensão (volts). 

A pasta térmica não tem impedi do PC ligar.

Postado

Para testar somente a fonte, desconecte todos os cabos dela. Conecte o fio verde do cabo que vai para a placa-mãe a um fio terra (preto)-pode usar um clip. Se ela não ligar, é  defeito na fonte.

Se ela ligar, ainda não é sinal que ela está saudável. Tente conectar algumas cargas nela (HDs) e veja se ela consegue ligar. Se conseguir, pode ser que o defeito seja em outro componente.

• Obrigado 1
  • gustavodbg alterou o título para PC não liga mais: estalo próximo a fonte ao apertar o botão power
Postado

Então pessoal, fiz o teste de retirar a fonte do gabinete e ligar uma ponta de clips de papel no fio verde e outra no fio preto e a fonte deu sinal de vida. Vou checar as conexões novamente, dar uma limpada nos contatos, se de tudo não der certo, pelo menos posso falar para o técnico que não é a fonte que queimou.

Postado
4 horas atrás, Ronaldo Salustino disse:

Então pessoal, fiz o teste de retirar a fonte do gabinete e ligar uma ponta de clips de papel no fio verde e outra no fio preto e a fonte deu sinal de vida. Vou checar as conexões novamente, dar uma limpada nos contatos, se de tudo não der certo, pelo menos posso falar para o técnico que não é a fonte que queimou.

Tente ligar alguma carga nela, p. Ex HD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!