Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Estou muito desatualizado das configurações de montagem para um PC Gamer.

Atualmente tenho um PS4 e penso em migrar para a plataforma PC.

É possível montar algo legal com até 4 mil? Digo, sem monitor.

Poderiam sugerir algumas configurações? Há 15 anos atrás, não curtia AMD. Qual CPU acham melhor? Intel? E placa de vídeo AMD ou NVidia?

Outra coisa que também estou bem perdido é nas marcas de placa-mãe. Gostava da Intel, mas não fabrica mais desde 2016 kkkk

Por último, aí vão exemplos de jogos que curto: Call of Duty, God of War, Uncharted, The Last of US, Days Gone, etc

• Moderador
Postado

Se puder passar um pouquinho do 4k, tem uma config legal:

image.thumb.png.22b178adfcf420f2e18a3c1e4dfadf93.png

image.png.c5dee35ad3477afd0faecb494c9ee8aa.png

Link

Alternativas:

Se quiser investir em placa-mãe melhorzinha: ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

Alternativa de SSD: Kingston NV3 1Tb

Alternativa gabinete: Aigo Darkflash DK353

Se precisar de cooler pra melhorar temperatura do CPU, um AG400 ou um da Thermalright já ajuda, ambos saem em torno de R$130

Se for economizar, Ryzen 5 5500 e pegar um SSD com 500/512Gb

Exemplo do setup acima em jogos:

• Curtir 4
Postado
25 minutos atrás, gilles.vieira disse:

á 15 anos atrás, não curtia AMD. Qual CPU acham melhor? Intel? E placa de vídeo AMD ou NVidia?

AMD já deu "Steamroll" na Intel, agora comentar sobre as Radeons ou as RTX, é mais critico. Em questão de custo/benefício (Custo x Beneficio), AMD geralmente se sai na frente, agora se estamos falando de desempenho máximo, Nvidia se sai na frente.

Na build feita pelo Zalgo, eu mudaria a CPU para um 5 5500 visando pegar uma ram com qualidade maior e um AG400 como Cooler. Isso também para não passar do orçamento.
Claro, recomendações só são válidas pro dia da compra.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Sugestão de config para PC Gamer (até R$4.000,00))
Postado
1 hora atrás, Zalgo disse:

Se puder passar um pouquinho do 4k, tem uma config legal:

image.thumb.png.22b178adfcf420f2e18a3c1e4dfadf93.png

image.png.c5dee35ad3477afd0faecb494c9ee8aa.png

Link

Alternativas:

Se quiser investir em placa-mãe melhorzinha: ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

Alternativa de SSD: Kingston NV3 1Tb

Alternativa gabinete: Aigo Darkflash DK353

Se precisar de cooler pra melhorar temperatura do CPU, um AG400 ou um da Thermalright já ajuda, ambos saem em torno de R$130

Se for economizar, Ryzen 5 5500 e pegar um SSD com 500/512Gb

Exemplo do setup acima em jogos:

Obrigado pela resposta!

Gabinete, não ligo muito para beleza. Pode ser o mais simples possível. 

Quanto ao SSD, tenho um 2.5" e pensei em começar com ele, trocando por um M2 posteriormente. Vou assistir ao vídeo.

59 minutos atrás, Obama1617 disse:

AMD já deu "Steamroll" na Intel, agora comentar sobre as Radeons ou as RTX, é mais critico. Em questão de custo/benefício (Custo x Beneficio), AMD geralmente se sai na frente, agora se estamos falando de desempenho máximo, Nvidia se sai na frente.

Na build feita pelo Zalgo, eu mudaria a CPU para um 5 5500 visando pegar uma ram com qualidade maior e um AG400 como Cooler. Isso também para não passar do orçamento.
Claro, recomendações só são válidas pro dia da compra.

Você indica 32Gb de RAM? Ou quando se referiu sobre qualidade, quis dizer a marca?

• Curtir 1
Postado

Configuração recomendada (~R$ 4.000 em promoções)

CPU: AMD Ryzen 5 5500

GPU: Radeon RX 6600 8GB (ou RTX 2060 6GB, se achar em oferta)

Placa-mãe: A320, B450 ou A520 (com BIOS atualizada)

RAM: 16GB DDR4 (2x8GB) 3200MHz

Armazenamento: SSD NVMe 500GB

Fonte: 500~550W 80 Plus (Cooler Master, Corsair, Pichau Nidus V2, etc.)

Gabinete: com boa ventilação e suporte para GPU

CPU: Hoje os Ryzen são mais custo-benefício, especialmente o 5500 ou 5600. Intel está mais caro no mesmo nível de performance.

Placa de vídeo: A RX 6600 é a melhor custo-benefício nessa faixa. Muito mais forte que GPU integrada e roda todos esses jogos em Full HD no alto com boa taxa de quadros.

Placa-mãe: Vai de ASRock, ASUS, Gigabyte ou MSI. A AMD ainda dá suporte até hoje pra muitas placas AM4.

Observação:

Com R$ 4.000 não dá pra exigir Ray Tracing de última geração. Mas pra sair do PS4 e curtir 1080p com gráficos muito melhores, essa máquina já entrega muito bem.

@gilles.vieira

Postado

Pessoal, bom dia!

Muito agradecido pelas respostas!

Comecei a pesquisar me baseando nas configurações sugeridas e surgiu uma dúvida:

RX7600 ou RX6650 XT ? Não consegui diferenciá-las...

Outra dúvida: as CPUs sugeridas são socket AM4. Valeria a pena investir mais e adquirir um AM5? Em benefícios, a diferença é tão grande assim?

Obrigado mais uma vez!

Postado
2 horas atrás, gilles.vieira disse:

Pessoal, bom dia!

Muito agradecido pelas respostas!

Comecei a pesquisar me baseando nas configurações sugeridas e surgiu uma dúvida:

RX7600 ou RX6650 XT ? Não consegui diferenciá-las...

Outra dúvida: as CPUs sugeridas são socket AM4. Valeria a pena investir mais e adquirir um AM5? Em benefícios, a diferença é tão grande assim?

Obrigado mais uma vez!

O Kit AM5 seria composto de uma A620 ou B650 como placa-mãe, CPU Ryzen 5 7600 e memória 16gb 6000mhz, só essa brincadeira ai ficaria entre 2500~3000, consequentemente estouraria seu orçamento.

Postado
1 hora atrás, RedWooD disse:

O Kit AM5 seria composto de uma A620 ou B650 como placa-mãe, CPU Ryzen 5 7600 e memória 16gb 6000mhz, só essa brincadeira ai ficaria entre 2500~3000, consequentemente estouraria seu orçamento.

O que acha disso?

config1.jpg

• Moderador
Postado

Se está indo para gráfico integrado, tem que estar ciente que uns jogos não vão rodar de maneira satisfatória

No caso do 8500g, veja vídeo de testes com ela, dos jogos que tu mencionou:

Call of Duty, 1080p, gráficos baixos + FSR 1 Qualidade: ~67fps

God of War, 900p, gráficos baixos + FSR Equilibrado: ~52fps

The Last of US, 900p, gráficos baixos + FSR Performance: ~42fps

Eu teria preferência pelo 8600g, pouquinho mais forte que o 8500g e não esta num preço tão grande quanto o 8700g, veja comparação entre os 3

Para placa-mãe:

Esse modelo da Gigabyte precisaria mesmo estar num valor melhor, pois nessa faixa de preço, de alternativa teria a ASRock B650M-HDV/M.2, cujo VRM é melhor, vide análises do HardwareUnboxed e do Guiga Games (review Gigabyte e review ASRock)

Valores de temperatura na parte atrás do VRM, usando um Ryzen 7950X testando no Cinebench:

image.png.2302d1f4070cdcdc870dfd068f52a868.png

image.png.2f0eb453747ead579ce5a9b552c8c2fd.png

Obs: Isso não faz as placas em vermelho serem descartáveis, mas você precisa entender o limite delas e pagar um valor que condiz a qualidade entregue

E eu pegaria uma RAM melhorzinha, 5200Mhz em CL40 deixa a desejar um pouco...

No final, se você quer jogar (placa de vídeo dedicada) neste momento, é AM4, se quer investir no AM5 vai ficar um tempinho com gráficos integrados

Postado
1 hora atrás, Zalgo disse:

Se está indo para gráfico integrado, tem que estar ciente que uns jogos não vão rodar de maneira satisfatória

Eu teria preferência pelo 8600g, pouquinho mais forte que o 8500g e não esta num preço tão grande quanto o 8700g, veja comparação entre os 3

Para placa-mãe:

Esse modelo da Gigabyte precisaria mesmo estar num valor melhor, pois nessa faixa de preço, de alternativa teria a ASRock B650M-HDV/M.2, cujo VRM é melhor, vide análises do HardwareUnboxed e do Guiga Games (review Gigabyte e review ASRock)

Valores de temperatura na parte atrás do VRM, usando um Ryzen 7950X testando no Cinebench:

Obs: Isso não faz as placas em vermelho serem descartáveis, mas você precisa entender o limite delas e pagar um valor que condiz a qualidade entregue

No final, se você quer jogar (placa de vídeo dedicada) neste momento, é AM4, se quer investir no AM5 vai ficar um tempinho com gráficos integrados

Opa! Muito obrigado pela resposta.
Não coloquei a placa de vídeo na mensagem anterior porque já está meio que decidido que vai ser uma RX 7600. O micro, estava cogitando montar o AM5, mas realmente vai subir demais o orçamento. Ainda vou avaliar isso.
Vou estudar sobre o VRM que você citou.

• Curtir 1
Postado

@gilles.vieira Eu to montando uma configuração de AM5 tipo a sua e caso precise de mais orçamento pode usar as placa-mãe A620 que normalmente sao mais baratas que as B650. Por exemplo uma ASUS TUF Gaming ou A620 Prime (tem uma versão mais bombada de 4 pentes de Memória de 2 SSD) saem por 869, só ai ja são 100 pratas. Fora que tem versão mais simples delas mais baratas.

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Zalgo disse:

Para placa-mãe:

@Zalgo Onde encontro esse teste que você postou no screenshot?

• Gabriel Torres alterou o título para Sugestão de config para PC Gamer até R$ 4.000
Postado

@Zalgo Segunda vez que vejo post seu com gráficos de desempenho de placas-mãe para determinados processadores. Para aplicações mais básicas (internet + office) e jogos mais leves (Civilization 7 - penso em usar o 8600G), a placa-mãe altera o desempenho notadamente?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...