Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera estou querendo comprar uma GPU do meu primo que está com 2 ano de uso, a marca é da soyo(3060) e ele disse que comprou nova.

Mas na dúvida eu pedi foto de tudo, e conferi se o código de rastreio da caixa batia com o grudado na GPU, printei os dados do GPU z e pedi pro gpt analisar os dados presentes no GPU z com o dados das fabricantes mais conhecidas(ASUS, ASRock etc..) e felizmente tudo bateu certo, tanto como o código de rastreio, quanto os dados do GPU z.

Isso quer dizer que ela é nova mesmo?

(Os parafusos também estão com lacre, e fiz teste de desempenho nela)

Existe mais algum teste pra saber se ela é verídica ou recondicionada, ou os que fiz já comprova que ela é legítima?

Postado
8 minutos atrás, udanznh disse:

soyo

Recondicionada. Simples assim. Marca xing ling de baixo custo é muita inocência achar que é feita com componentes novos ou de boa qualidade.

printei os dados do GPU z e pedi pro gpt analisar

Chatgpt é só um gerador de lero lero, não tem discernimento pra fazer esse tipo de análise. Inclusive se você formular a pergunta um pouco diferente, dando a entender que não quer quer seja válido, ele responde o contrário.

Isso quer dizer que ela é nova mesmo?

É uma placa chinesa de baixo custo, muitíssimo provavelmente com componentes de baixa qualidade e/ou recondicionados, assim como todas as marcas chinesas de baixo custo.

• Curtir 1
Postado

Entendi. então o gpu z errou? porque os dados que ele mostra são os mesmos que uma 3060 da ASUS mostrou(como BIOS, chip...etc) eu conferi cada linha 

(Não é ironia, é dúvida real mesmo)

Mas sinceramente achei seu comentário bem leigo e com 0 argumentos sobre o que você falou. Vou esperar alguém que realmente entenda do assunto. valeu

Postado

@udanznh Qual é o preço que ele está pedindo? Se for até uns R$1000,00 (já acho muito), fique com ela!

A placa de vídeo está funcionando? Ele testou na sua frente ou te mandou vídeos recentes dela funcionando?

Essa pesquisa que você fez não significa que é uma placa que não passou por uma manutenção (se esse é seu medo)... Ela pode ter todas as informações de fabrica, todos os códigos e números de série, mas se ela já sofreu algum dano e passou por um "recondicionamento" ou se ela era utilizada para mineração, isso não saberemos!

Então, na minha opinião, se estiver beirando o valor que citei, pega ela e vida que segue.

• Obrigado 1
  • KairanD alterou o título para Como saber se uma GPU é legítima ou recondicionada? GeForce RTX 3060 Soyo
  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, udanznh disse:

Entendi. então o gpu z errou? porque os dados que ele mostra são os mesmos que uma 3060 da ASUS mostrou(como BIOS, chip...etc) eu conferi cada linha

A Soyo não deixa de ser uma RTX 3060. A diferença é que ela é uma RTX 3060 que foi montada a partir de uma GPU usada que foi surrada em mineração de criptomoedas.

Essas placas de marcas do AliExpress como Soyo, MLLSE e outras são assim. Eles pegam placas antigas e defeituosas provenientes de fazendas de mineração, retiram as GPUs e colocam em novos PCBs, com novas memórias, chips de BIOS e etc. Assim eles transformam sucata em "novas" placas.

A resposta do colega @Shaman93 está totalmente correta.

• Obrigado 1
Postado
25 minutos atrás, KairanD disse:

A Soyo não deixa de ser uma RTX 3060. A diferença é que ela é uma RTX 3060 que foi montada a partir de uma GPU usada que foi surrada em mineração de criptomoedas.

Essas placas de marcas do AliExpress como Soyo, MLLSE e outras são assim. Eles pegam placas antigas e defeituosas provenientes de fazendas de mineração, retiram as GPUs e colocam em novos PCBs, com novas memórias, chips de BIOS e etc. Assim eles transformam sucata em "novas" placas.

A resposta do colega @Shaman93 está totalmente correta.

Show, obrigado pelas informações. Então, eu estou com ela em mãos e fiz alguns testes de desempenho comparando com outras marcas e até agora tudo ok. Testei temperaturas em jogos como rdr2 e cyberpunk 2077 e não passa de 70°g, não sei se foi recondicionada ou não mas o desempenho estão bem ok. Fora o modelo é triplo fan com RGB, é um frufru bem da hora kkkk. Por 1200 acha que vale a pena? 

• Coordenador
Postado

O desempenho não vai ser diferente de outras RTX 3060... E a temperatura também não necessariamente será ruim nesses modelos chineses. A questão é realmente a durabilidade da placa, que é sempre incerta, justamente por conta da GPU usada em mineração. Pode durar muitos anos, assim como pode pifar na próxima semana.

Por R$ 1.200,00 eu fico na dúvida, principalmente por ser GPU recondicionada, mas infelizmente todo o mercado de placas de vídeo está com preços elevados, então não há muito para onde correr.

Entre as novas, antigamente havia a RX 6600 como opção, mas ela está cara agora e é pior que a RTX 3060.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...