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Onde trabalho temos uma RICOH C3004 e a possibilidade de inserir um pin na impressora para liberar a impressão. Acontece que muitos usuários não realizam essa configuração mesmo sendo instruídos e gostaríamos de evitar de ir máquina a máquina para fazer isso. Existe alguma forma de impedir impressões de sair caso um pin não esteja configurado para o usuário? Por ora não encontrei tal opção no Painel de Controle da impressora.

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1 hora atrás, IsaTheKid disse:

Onde trabalho temos uma RICOH C3004 e a possibilidade de inserir um pin na impressora para liberar a impressão. Acontece que muitos usuários não realizam essa configuração mesmo sendo instruídos e gostaríamos de evitar de ir máquina a máquina para fazer isso. Existe alguma forma de impedir impressões de sair caso um pin não esteja configurado para o usuário? Por ora não encontrei tal opção no Painel de Controle da impressora.

 

       O caso seria mais questão de hierarquia. Mas de qualquer forma:

 

          É possível configurar a sua impressora Ricoh C3004 para exigir um PIN (código de usuário) para todas as impressões, impedindo que usuários imprimam sem essa autenticação.

 

           

Citação

A Ricoh C3004 possui uma função chamada "Autenticação de Código de Usuário" ou "Printer Job Authentication" que permite restringir o uso de funções da impressora, incluindo a impressão, a usuários que não forneçam um código válido.

 

        A) Você precisará acessar o painel de controle da impressora ou o Web Image Monitor (interface web da impressora, acessível pelo IP dela em um navegador) com credenciais de administrador.

       B) No painel de controle ou no Web Image Monitor, navegue até as configurações de segurança ou gerenciamento de usuários.

       C) Procure por opções como "User Authentication Management" (Gerenciamento de Autenticação de Usuário) ou "Restrict Available Functions" (Restringir Funções Disponíveis).

       D) Selecione "User Code Authentication" (Autenticação por Código de Usuário) e habilite-a.  

 

 

Citação

Configurar a Autenticação de Trabalho de Impressão

  

      A) Dentro das configurações de "User Authentication Management", procure por "Printer Job Authentication" (Autenticação de Trabalho de Impressão).

     A.1) Opções:

              1) Entire (Total): Autentica todos os trabalhos de impressão. Trabalhos que não puderem ser autenticados serão exibidos no painel de controle e cancelados. Essa é a opção mais restritiva e provavelmente a que você busca.

              2) Simple (All): Autentica apenas trabalhos de impressão de drivers de impressora que suportam autenticação de usuário.

              3) Simple (Limitation): Permite especificar um intervalo de IPs que serão isentos de autenticação.

 

               * Escolha a opção "Entire" para forçar a autenticação de todas as impressões.

 

Citação

Registrar Códigos de Usuário

 

       A) Você precisará registrar os códigos de usuário na impressora (geralmente no Catálogo de Endereços da impressora ou em "Available Functions per User").

       B) Para cada usuário (ou grupo de usuários, se desejar), você pode definir um código de 4 a 8 dígitos.

 

Citação

Instruir os Usuários (Configuração no Driver de Impressão):

        

       A) Cada usuário precisará configurar o seu driver de impressão no computador para incluir o "Código de Usuário" (PIN) ao enviar um trabalho para a impressora.

       A.1) No Windows, geralmente isso é feito em: "Dispositivos e Impressoras" > Clique com o botão direito na impressora Ricoh > "Propriedades da Impressora" ou "Preferências de Impressão".

       B) Dentro das propriedades/preferências, procure por uma aba como "Detailed Settings", "Job Setup" ou "Job Log", e lá haverá um campo para inserir o "User Code" (Código de Usuário).

 

        * Se o usuário tentar imprimir sem configurar o código no driver, a impressão será cancelada pela impressora.

 

         Por Outro lado, volto a citar a questão da hierarquia. Quem não seguir regras, pode aplicar de início uma suspensão com desconto dos dias não trabalhados e em último caso demissão. 

 

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Vi soluções parecidas, mas não pareciam resolver o problema, vou tentar seguir este passo a passo.

 

Sobre hierarquia: moro e trabalho na Holanda, hierarquia aqui é "horizontal". "Força bruta" não só não funciona, como é mal visto.

 

Volto para dar o feeback sobre a solução.

 

Obrigada por ora.

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