Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal me ajudem por favor meu processador do título está chegando a 80 graus só com 40%  de uso , eu não sei como resolver isso a configuração do meu Pc além do processador a placa-mãe é uma ASUS tuf gaming b760 e d4 32 GB de memória GTX 1060 tenho 7 fans de gabinete 4 jogando ar pra dentro e 3 como exaustor, uma coisa q tô suspeitando é que o técnico que colocou o processador usou a pasta térmica q eu comprei mas não limpou a pasta térmica que veio com o cooler box será que pode ser isso? 

Postado

@Afnan fans rise mod de 120mm e um de 80mm e a fonte é uma core reactor da CPF de 650 w

@Middoken

Gabinete Gamer K-MEX Anjo Da Noite V3 Mid Tower CG-8FV3

E estou usando o cooler box q veio com o processador 

Postado

@Andelso Frontal do gabinete é fechada... Isso interfere bastante no fluxo de ar do gabinete.

Tenho um exemplo de um amigo, que substituiu o gabinete de frontal fechada para um de frontal aberta, e teve de 8° a 10° de diferença, só fazendo isso. Mas claro, as ventoinhas dele eram médias.

9 minutos atrás, Andelso disse:

@Afnan fans rise mod de 120mm e um de 80mm

Bom, suas ventoinhas não parecem ser das melhores.

Qual é o modelo dessa rise mode? Pois se for a Hex Turbine, é média e da para aceitar numa boa.

Pode ser que investindo num Air Cooler bom como o AG400 e melhorando talvez a forma como as fans estão jogando e empurrando o ar, resolva parcialmente, mas eu trocaria de gabinete.

Qual seria seu orçamento máximo para caso precise fazer algo do tipo?

Postado
11 minutos atrás, Middoken disse:

@Andelso Frontal do gabinete é fechada... Isso interfere bastante no fluxo de ar do gabinete.

Tenho um exemplo de um amigo, que substituiu o gabinete de frontal fechada para um de frontal aberta, e teve de 8° a 10° de diferença, só fazendo isso. Mas claro, as ventoinhas dele eram médias.

Bom, suas ventoinhas não parecem ser das melhores.

Qual é o modelo dessa rise mode? Pois se for a Hex Turbine, é média e da para aceitar numa boa.

Pode ser que investindo num Air Cooler bom como o AG400 e melhorando talvez a forma como as fans estão jogando e empurrando o ar, resolva parcialmente, mas eu trocaria de gabinete.

Qual seria seu orçamento máximo para caso precise fazer algo do tipo?

Eu  não lembro mais.qual.o modelo das fans porque faz tempo que eu uso elas desde 2018, eu comprei um Air cooler ontem a noite um da gamdias boreas e1 410 mono ainda está pra chegar e sobre o gabinete infelizmente não tenho condições agora se comprar um melhor  quais modelos até 400 reais quando eu puder comprar vcs sugerem?

Postado
4 minutos atrás, Fause disse:

Valeu irmão pelo feedback, mas agora tá impossível de comprar um gabinete, estou procurando uma solução imediata no momento com o gabinete atual 

Postado

@Andelso Você consegue retirar o vidro frontal do seu gabinete? Deixar ele sem nada na frente só com os FANs para ver se melhora?

Melhorar com certeza melhora hehehe... Já fiz isso no gabinete de um amigo e deu uma diferença grande. Hoje ele deixa sem vidro, nem precisou trocar o gabinete. Só tem 3 FANs jogando ar para dentro (frontal) e 1 na traseira jogando ar para fora.

Outra coisa interessante, já que você falou sobre a pasta térmica, era retirar o cooler e ver como está a situação... As vezes o cara deixou até sem pasta, vai saber!

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Core i5 12400F chegando a 80 graus
Postado

Uma observação é que mesmo com o stock cooler não era pra estar atingindo 80 graus a 40% de uso ( pode verificar testes do Laminar RM1 por aí, 80 graus é o máximo do máximo que deveria atingir sob cargas pesadas, maioria dos testes capa em 75 [ com um som bem alto, mas capa ] ), então realmente me parece anormal, principalmente com o sistema tendo outros fans, mas como disseram provavelmente é culpa do gabinete, que olhando imagens me parece uma verdadeira estufa, um gabinete daqueles "office" seria melhor resfriado, sendo sincero, pelo que deu pra ver. Sério, esse gabinete deve funcionar exatamente como uma estufa pra salgados. Vidro pra todo lado e mínima saída de ar, com uma fonte de calor no meio.

Obs: eu dei uma exagerada para dar um efeito dramático.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Andelso disse:

quais modelos até 400 reais quando eu puder comprar vcs sugerem?

Se você já tem as ventoinhas e comprou um Air Cooler, só usar elas no Gamemax Defender.

Se não consegue comprar nada por agora, faça o que o colega disse e retire a parte do vidro da frente do gabinete, provisoriamente.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Fause disse:

@Andelso Você consegue retirar o vidro frontal do seu gabinete? Deixar ele sem nada na frente só com os FANs para ver se melhora?

Melhorar com certeza melhora hehehe... Já fiz isso no gabinete de um amigo e deu uma diferença grande. Hoje ele deixa sem vidro, nem precisou trocar o gabinete. Só tem 3 FANs jogando ar para dentro (frontal) e 1 na traseira jogando ar para fora.

Outra coisa interessante, já que você falou sobre a pasta térmica, era retirar o cooler e ver como está a situação... As vezes o cara deixou até sem pasta, vai saber!

Obrigado irmão vou tentar retirar a parte da frente e sobre a pasta ele colocou sim eu tava junto com ele e foi nesse sábado agora problema é que ele colocou a pasta q eu comprei e não retirou a q veio no cooler box do processador 

• Curtir 1
Postado

O CPU cooler Boreas E1-410  que comprou é suficiente para o i5-12400F - que é um CPU frio, o meu nunca chega a 60 graus (jogos, não perco tempo com testes de estresse) com o air cooler DeepCool Gammax 400 V2 cuja performance térmica é similar a do E1-410.

4 horas atrás, Andelso disse:

tenho 7 fans de gabinete 4 jogando ar pra dentro e 3 como exaustor.

Tem mais fans do que é necessário, caso usasse fans com bom CFM, mas esses Rise Mode é "CFM 50" fake, na prática é uns 35. O que pode fazer para melhorar o airflow é rearranjar os fans da forma que esta na foto abaixo.

Se deixar a fan no teto perto da frente soprando para fora estará roubando ar fresco que entra pela fan da frente antes que chegue na fan do air cooler.

Outra coisa, monte as fans por dentro da frontal do gabinete, afastando dos fans do vidro, assim conseguem puxar mais ar do exterior por estas grelhas laterais. Veja como neste vídeo do X3 Mesh, que também tem a bobagem do vidro "colado" nos fans.

Fractal_North_Case_Airflow_side_view_02.

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Middoken disse:

Se você já tem as ventoinhas e comprou um Air Cooler, só usar elas no Gamemax Defender.

Se não consegue comprar nada por agora, faça o que o colega disse e retire a parte do vidro da frente do gabinete, provisoriamente.

Parece ser um bom gabinete por um bom preço mas realmente agora é impossível e vou ver se retiro a parte da frente do vidro valeu irmão pelo feedback 

6 minutos atrás, 1lokos disse:

O CPU cooler Boreas E1-410  que comprou é suficiente para o i5-12400F - que é um CPU frio, o meu nunca chega a 60 graus (jogos, não perco tempo com testes de estresse) com o air cooler DeepCool Gammax 400 V2 cuja performance térmica é similar a do E1-410.

Tem mais fans do que é necessário, caso usasse fans com bom CFM, mas esses Rise Mode é "CFM 50" fake, na prática é uns 35. O que pode fazer para melhorar o airflow é rearranjar os fans da forma que esta na foto abaixo.

Se deixar a fan no teto perto da frente soprando para fora estará roubando ar fresco que entra pela fan da frente antes que chegue na fan do air cooler.

Outra coisa, monte as fans por dentro da frontal do gabinete, afastando dos fans do vidro, assim conseguem puxar mais ar do exterior por estas grelhas laterais. Veja como neste vídeo do X3 Mesh, que também tem a bobagem do vidro "colado" nos fans.

Fractal_North_Case_Airflow_side_view_02.

Obrigado amigo vou ver se consigo fazer essas modificações e realmente não sabia que essas fans eram tão ruins pois a marca é uma boa marca 

• Haha 1
Postado

@Andelso Faça o que o colega sugeriu, isso vai realmente ter um diferencial na temperatura do seu processador. Caso não seja o esperado, recomendo voltar um pouco os olhos a esses 80 graus em 40% de uso... Parece um pouco estranho, vale considerar.

Enfim, quando tiver dinheiro para comprar um gabinete sem precisar remover a parte frontal, pode ir no que eu recomendei ou que o outro colega lá em cima indicou, ambos são bons, a diferença é que o Montech 903 air Max vem com ótimas ventoinhas.

Abraço!

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Middoken disse:

@Andelso Faça o que o colega sugeriu, isso vai realmente ter um diferencial na temperatura do seu processador. Caso não seja o esperado, recomendo voltar um pouco os olhos a esses 80 graus em 40% de uso... Parece um pouco estranho, vale considerar.

Enfim, quando tiver dinheiro para comprar um gabinete sem precisar remover a parte frontal, pode ir no que eu recomendei ou que o outro colega lá em cima indicou, ambos são bons, a diferença é que o Montech 903 air Max vem com ótimas ventoinhas.

Abraço!

Obrigado meu irmão também to achando estranho demais até porque eu tive um i5 3330 antes desse 12400f e o máximo q ele chegou foi a 70 graus e já usava essas fans , agora a tarde me veio uma questão a fonte está com os dois conectores de CPU na placa-mãe 8+4., será q isso tá fazendo o processador ficar com muita energia e ficando quente, eu posso tá falando uma besteira grande kkk , outra coisa que reparei o processador está sempre com frequência alta nos jogos acima de 4000 MHz segundo o afterbuner , são coisas q tô vendo pra ver se acho o motivo dessa temperatura 

Postado

Não tem nada anormal, o i5-12400 F tem boost de 4.4 GHz, então é normal que em jogos ou outro uso intensivo  fique acima dos 4 GHz.

As conexões da fonte com a placa-mãe também não tem nada a ver, o fornecimento de energia para o CPU é feito pelo VRM (módulo regulador de tensão) da placa-mãe. Em todo caso verifique com o HWInfo64 qual a tensão (tensão) esta sendo fornecida para o CPU.

Além da circulação de ar precária do gabinete* pode ser que o cooler box Intel ten ha sido montado errado, por exemplo, não tiraram o plástico de proteção da pasta térmica ou não encaixaram os pinos da forma correta.

* Quantidade fans - ainda mais fracos; não implica bom airflow, e do jeito que as fans estão montadas no topo do gabinete estão deixando o fan do air cooler com "falta de ar". 

1 hora atrás, Andelso disse:

... pois a marca é uma boa marca 

É bom rever o conceito sobre "boa marca", essa é popular porque vende produtos baratos - de fabricação barata; não porque sejam de boa qualidade. É o "custo-beneficio" fake, paga barato, mas não recebe o que espera. 😉 

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

Não tem nada anormal, o i5-12400 F tem boost de 4.4 GHz, então é normal que em jogos ou outro uso intensivo  fique acima dos 4 GHz.

As conexões da fonte com a placa-mãe também não tem nada a ver, o fornecimento de energia para o CPU é feito pelo VRM (módulo regulador de tensão) da placa-mãe. Em todo caso verifique com o HWInfo64 qual a tensão (tensão) esta sendo fornecida para o CPU.

Além da circulação de ar precária do gabinete* pode ser que o cooler box Intel ten ha sido montado errado, por exemplo, não tiraram o plástico de proteção da pasta térmica ou não encaixaram os pinos da forma correta.

* Quantidade fans - ainda mais fracos; não implica bom airflow, e do jeito que as fans estão montadas no topo do gabinete estão deixando o fan do air cooler com "falta de ar". 

É bom rever o conceito sobre "boa marca", essa é popular porque vende produtos baratos - de fabricação barata; não porque sejam de boa qualidade. É o "custo-beneficio" fake, paga barato, mas não recebe o que espera. 😉 

Obrigado irmão fóruns como esse são a melhor saído pra não comprar errado graças a todos vcs vejo agora q a marca não é boa, você me indica irmão fans bons q não não sejam tão caras? Eu uso esse programa que citou e a tensão está normal a questão do cooler box irei ver isso valeu 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!