Ir ao conteúdo

Devo trocar minha Corsair CV650 para usar com uma Radeon RX 6800 XT?

Ir à solução Resolvido por Zalgo,

Posts recomendados

Postado

Estou montando novamente um PC, e apos adquirir as pecas me aparece uma placa de Vídeo RX 6800 XT num preço atrativo e resolvi comprar (a ideia ate então era pegar uma rx6700 xt)

Como eu ja tinha comprado todas as outras peças me surgiu a preocupação quanto a fonte.

- Ryzen 5 5500 (pretendo fazer upgrade futuramente para 5600, 5800xt ou 5700x3d)

- RX 6800 XT GIGABYTE

- 2x16 3600mhz asgard tuf

- 1TB NVMe

- ASUS TUF B450 PRO GAMING (atx)

- 4 fans ARGB risemode

- Fonte Corsair CV650

Devo trocar imediatamente de fonte ou aguardo para trocar junto do processador em um futuro upgrade?

Postado
13 minutos atrás, Maicon Becker disse:

Devo trocar imediatamente de fonte ou aguardo para trocar junto do processador em um futuro upgrade?

Sim, recomendo a troca, o teclab testou a CV650 e apresentou ripple elevado, vale lembrar que ripple alto diminui consideravelmente a vida útil do hardware.

O techpowerup recomenda pelo menos uma boa fonte de 650w para suportar adequadamente uma configuração com a RX6800XT, uma excelente fonte seria a MSI MAG A850GL, que tem 10 anos de garantia.

https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-6800-xt/31.html

Postado

As fontes da linha CV da Corsair tão indo de mau a pior, eu recomendaria uma dessas q são mais conhecidas e vão lhe atender.

image.thumb.png.232f3578ed99f9814b13fa5e178802e3.png

Qnt a cpu se for pra permanecer em Am4 n acho q compense comprar outro, mas levando em consideração o custo-benefício dos q você citou o 5700x3d é o melhor.

Postado

@Tiberio  eu só indico a MSI mesmo, e diria o mesmo da gamemax, mas como a maioria aqui do forum sempre indica essas 3, e já me crucificaram por falar da a650bn, prefiro botar logo as 3 juntas auahauhauhauhauhauha

Postado

@Tiberio Agradeço o conselho, sera que consigo levar esse kit com uma GAMDIAS CYCLOPS M1 750w? Ou uma GAMEMAX GX800w?

Ambas consigo na faixa de R$ 450/480 o que ja me ajudaria.

@G4R0D  sera que uma 650 suporta? Considerando um r7 5700x3d no kit futuramente?

Postado
6 minutos atrás, Maicon Becker disse:

Agradeço o conselho, sera que consigo levar esse kit com uma GAMDIAS CYCLOPS M1 750w? Ou uma GAMEMAX GX800w?

Evitaria, a Gamdias Cyclops anda morrendo com pouco tempo de uso, já as GX da Gamemax andam apresentando Coil Whine.

Postado

Que sinuca de bico em

@Tiberio acha que eu teria algum problema indo em uma MSI MAG 650 como o amigo sugeriu? não pretendo fazer nenhum outro upgrade fora esse processador e nem overclock, seria vender tudo futuramente caso necessário.

Postado
2 minutos atrás, Maicon Becker disse:

acha que eu teria algum problema indo em uma MSI MAG 650 como o amigo sugeriu?

A MSI MAG A-BN é uma fonte Tier C, não sendo adequada para usar com placas de vídeo que tenham consumo acima de 200w, ela tem o capacitor principal subdimensionado.

Uma opção seria pegar a MSI MAG A650GL, que é uma fonte robusta e adequada para suportar uma RX6800xt.

• guilherme_dr alterou o título para Devo trocar minha Corsair CV650 para usar com uma Radeon RX 6800 XT?
Postado

XPG Pylon 650w gira em torno de 350-420 reais ( quando o estoque tá bom, atualmente os preços estão mais altos ) e tem a XPG Kyber 850W ( obs: nem sei se ainda tá por aí, mas evitar a 750, 850 teoricamente é ok, pelos testes do Hardware Busters e depois alguns do teclab, mas a 750 não ) entre 499 e 580 reais. 

NZXT C750 tá uns 410, fonte legal também.

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Maicon Becker disse:

Não sei se imediatamente é a palavra certa, mas que seria no mínimo legal, seria. Se quiser pode até manter a sua atual.

A Corsair CV também está no Tier C, e tem potência suficiente para usar com uma 6800XT:

Consumo médio em jogos:

image.png

Pico visto em jogos:

image.png

Agora se for comprar uma nova mesmo, de alternativas custo-benefício:

Galax Omega 650wRise Mode Zeus 650w, ambas fora de estoque no momento.

No máximo talvez uma NZXT C750, em outro tópico fiz um comentário sobre ela:

Em 20/05/2025 às 20:07, Zalgo disse:

No caso desse modelo da NZXT, senti falta de um relatório no Cybenetics, teria esse review que a considera uma custo-benefício, e aparentemente ela tem um capacitor principal da Nichicon de 105ºC, que é bem legal. O 'ruim' dela, é que não sei como anda o RMA da NZXT por aqui, precisaria dar uma busca maior sobre isso.

Num geral, eu acho essa fonte interessante até, nesse valor de uns ~R$400 mesmo, nada acima, considerada uma Tier C, acho tranquilo pelo preço de agora.

Postado

@NStão Obrigado pelas recomendações, acredito que vou ir nessa NZXT, para ja ter uma folga na carga, preço dela esta bem em conta.

@ZalgoObrigado pelas informações, ja me deixa mais tranquilo saber que posso ficar com essa fonte ate conseguir vender, vou comprar essa NZXT, preço bem interessante e ja fica com uma gordurinha energética haha. 

• Moderador
Postado

Opa, considerei sim!

Em testes de estresse, via Prime95, consumiu 117W:

image.png

Nesse teste do Youtube, de exemplo, veja que o consumo em jogos é até mais baixo que do teste acima. Você está seguro com 650W!

• Amei 1
  • Moderador
Postado

Tristemente nessa faixa de preço é o que está tendo disponível, seria melhor que algumas com regulação de grupo como a Nidus.

Se desse pra aumentar um pouco o orçamento, já teria a XPG Core Reactor II 650w

Lembrando que essa NZXT é uma 'capada' da NZXT modular, tem teardown aqui, capacitores poderiam ser melhores, mas pelo menos são 105ºC

Correção do vídeo feito via comentário: Topologia DF (Double Forward) e DC-DC

De alternativa pensável (embora ainda acho que a NZXT seja suficiente pro caso do OP):

Pichau Cluster 750w - LLC, DC-DC, review do Teclab aprovando ela, com review Cybenetics, no limite do orçamento, garantia poderia ser melhor na minha opinião...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!