Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há umas duas semanas ele começou com isso quando jogava o GoW Ragnarok, acontecia se eu deixasse o jogo aberto pausado e fosse fazer outra coisa longe do PC. Como so acontecia nessa situação, cheguei a achar que era memory leak ou outro problema no jogo.

Recentemente começou a fazer em qualquer momento, seja jogando, seja só com a BIOS aberta, como uma vez aconteceu.

Não cheguei a testar as memórias com nenhum software porque congelou e reiniciou no processo. Mas troquei por outras com menos de mês de uso que funcionavam perfeitamente em outro sistema e o problema continua. As memórias que tirei do meu, coloquei nesse sistema também e nenhum problema aconteceu, então acho que posso descartar problema na memória.

As temperaturas não são elevadas. Monitorei pelo afterburner e nem a gpu nem o CPU passaram de 63°c quando um dos reiniciamentos aconteceu.

Recentemente troquei pro vídeo onboard, sem gpu e ele ficou mais estável. Não reiniciou depois de umas poucas horas. Religuei a GPU, depois de limpar os contatos tanto dela quanto da placa-mãe, e ele parecia normal por bastante tempo, mas acabou dando tela preta, voltou pra imagem que estava antes mas com tudo congelado, em seguida reiniciou.

Config:

Ryzen 5700g

RTX 4060ti MSI 

Fonte MSI MAG A650BN

• Jasiel alterou o título para PC congela e/ou reinicia(Ryzen 7 5700g + RTX 4060ti)
Postado

Perdão, placa-mãe b550m aorus elite.

Memória não mencionei porque como disse, já testei com outras e o problema persistiu, bem como as memórias que uso testei em outro PC e não deram problema algum
As minhas são  duas Asgard Valkirye 2x16GB
As que coloquei no lugar são também duas Asgard Tyr 2x8gb

Atualização: Removi a GPU e estou usando só o vídeo onboard, já usei por algumas horas e não congelou nem resetou, testei inclusive com um jogo leve que o 5700g aguenta e nada de congelamento ou reset. Estou infelizmente achando que o problema é causado pela GPU. Achei que tinha a chance de ser a fonte por não fornecer energia suficiente, mas os resets aconteciam mesmo sem estressar o sistema, e agora, sem a GPU, estressando razoavelmente não tem problema nenhum.

• Obrigado 1
Postado

@JonatasDSO os resets ocorrerem mesmo sem estressar o sistema não são necessariamente sinal de o problema não ser fonte, apenas observando. Também não estou falando que é, mas sim que é bom testar devidamente.

O stress colocado por esse processador mal é equiparavel ao gasto da GPU numa situação comum/média. 

E é bom lembrar também que GPUs amd tem a tendência de informar o gasto somente do chip grafico e não da placa toda.

Postado

@NStão Felizmente parece ser esse o caso. Coloquei em outro PC minha GPU, as memórias originais e meu SSD para testar inclusive se era o windows apresentando problemas.

Testei por umas duas horas, das quais pelo menos 20 minutos foram com o furmark puxando 100% da GPU e nenhum reset ou congelamento.

Segundo teste foi usar meu PC completo trocando apenas a fonte. Deixei meio gambiarra pra não ter muito trabalho, mas só deixei de ligar dois HDs(que só servem pra backup e nem foram acionados durante os resets) e duas ventoinhas. Não acredito que isso contamine o teste porque a fonte que estou usando é 50w a menos ainda do que a minha original.

Cheguei inclusive a testar o GoW Ragnarok, onde comecei a ter esses problemas e até agora tudo normal.

Acho que posso bater o martelo que é na fonte o problema. Levarei em breve numa assistência pra averiguar.

• Solução
Postado

ATUALIZAÇÃO FINAL:

Passei praticamente todo o domingo testando tudo, como descrito no meu último post. Quando me dei por satisfeito de que o problema era a fonte, decidi ligar tudo de volta do jeito original: todas as minhas peças de quando começou a dar o problema, inclusive a fonte. Resultado: não deu mais problema.
Pode ser um típico caso de Informágica, mas está tudo funcionando como deveria e dois dias depois não deu mais um reset ou travamento, mesmo voltando o cabo de força pra régua ao invés de direto na tomada, jogando, etc.
Pra não dizer que está tudo 100% igual ao que era, troquei o conector 8pin de alimentação da GPU. Minha outra fonte tem os dois 8pin bem próximos um do outro, mas essa fonte da MSI mag tem uma distância considerável entre os dois, quase um palmo. Por motivos de péssima organização de cabos, eu usava o conector da ponta, o mais distante da fonte, por exemplo: [FONTE]------------------8pin----------8pin.. Como já estava remontando tudo, organizei de um jeito que o primeiro 8pin chegava até a entrada da GPU, cheguei a cogitar trocar isso lá no começo dos testes mas o cabo não vinha de jeito nenhum, devia estar mega preso lá atrás do gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!