Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo certo?

Estou com um orçamento de R$2.600 para investir em uma nova GPU e encontrei duas opções interessantes dentro desse valor:

RTX 4060 com 3 fans

RTX 5060 com 2 fans

Minha dúvida é: qual delas vale mais a pena atualmente?

A 4060 me parece mais robusta em termos de resfriamento por ter 3 Fans, o que pode ajudar na eficiência térmica e talvez até na durabilidade. Por outro lado, fico receoso de abrir mão das possíveis melhorias de desempenho e novas tecnologias da geração 50.

Gostaria de saber a opinião de vocês — principalmente de quem já testou ou acompanhou benchmarks de ambas. Agradeço demais pela força!

Postado

5060 sem duvida nenhuma, ela já tem desempenho de 4060Ti com o preço de 4060.

6 minutos atrás, Arpin Lursene disse:

RTX 4060 com 3 fans

essas 3 fans só aumentam o preço mesmo, e a diferença na temperatura é coisa de 5-7 graus em stock e menos que 3-4 em stress, então não vale a pena na minha opinião , na verdade, 4060 nem vale mais a pena.

• Curtir 2
Postado

@Arpin Lursene qual seu sistema atual? Verifique se a sua placa-mãe e processadores suportam ao menos PCIe 4, se for, pegue a 5060. Com PCIe 3 é mais chato pra você, porque há uma perda de desempenho meio estranha com a 5060, devido a ela ser PCIe 5 x8. Ai nesse caso tem a 4060 TI da Inno3D na Chipart a 2820, se for PCIe 3 a compatibilidade do teu sistema.

Postado

eu recomendo esperar o lançamento da 9060xt e ver os comparativos dela com a 5060, alias tudo que temos de review da 5060 ate o momento se trata do que a nvidia quer que você saiba, os reais testes só vão começar a sair e ser feito depois do lançamento, quando a nvidia liberar os drivers para geral. eu ainda tenho por mim q a 5060 vai ter o mesmo problema q a 5060ti de 8gb, por ser pci 5.0 8x, considerando que va usar ela em uma placa pci 4.0

Postado

Desculpe o linguajar, mas tá comendo cogumelo, Vinícius? A placa já lançou tem um tempo, e já tem uma pá de reviews de verdade pra tirar conclusões ( hardware unboxed lançou uma assim que o lançamento oficial se deu, no meio da viagem deles pra Computex, enquanto TechPowerUp e outros fizeram agora após voltarem de viagem, os resultados tão aí ). Tecnicamente melhor custo/benefício lá fora no momento [ especificamente olhando o msrp, resolução 1080p ]( não posso dizer que seja o mesmo aqui, mas né ), apesar dos vários defeitos dos drivers das placas Blackwell. E sim, o 8x pode ser um problema, mas para pcie4 tá bem negligivel, ruim mesmo seria se fosse numa placa-mãe PCIe 3. Pessoalmente não seria minha compra de GPU, mas é uma compra perfeitamente entendível, bem mais que a 60 ti de 8gb. O grande problema, no entanto, e ai você tem razão, é que a 9060XT vem aí e fazendo cruzamento de dados com o vazamento dos resultados de sintéticos ( que não são bons, mas isso é da arquitetura, visto que a bacana 9070XT também não tem resultados bons em parte desses sintéticos ) da 9060XT com a 9070XT, junto do que se tem das especificações vazadas, a placa vai ser bem interessante. Agora, a que preço chegará no Brasil ? Esse é o grande ponto. Aqui ninguém nunca sabe como vai estar o mercado, não há previsibilidade.

Postado
Em 27/05/2025 às 22:17, Arpin Lursene disse:

RTX 4060 com 3 fans

RTX 5060 com 2 fans

Não use numero de fans como critério para escolher GPU ainda mais de gerações diferentes, a 5060 tem PCB pequeno, pode usar até mesmo apenas 1 fan - operando na faixa dos 70 graus. 

ZOTAC RTX 5060 SOLO 8 GB - o inconveniente é que um fan só tende a trabalhar com mais rotação, gerando mais ruído.

card3_small.jpg

Em alguns jogos, em 2K e 4K a RTX 5060 8GB entrega mais FPS que a RTX 4060 TI 16 GB

Até R$ 3.000,00 ou compra uma RTX 5060 agora, ou aguarda a RX 9060 XT 8 e 16 GB aparecer no mercado - o que deve ser em meados de junho; e se testes independentes vão confirmar se é realmente melhor que a RTX 5060Ti.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!