Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo certo?

Sou novo por aqui e, pra ser sincero, não entendo muito de computador ainda.

Estou enfrentando um problema e queria ver se alguém consegue me dar uma força.

Atualmente estou usando uma placa de vídeo dedicada (RX 550), mas quero usar um segundo monitor. O problema é que esse segundo monitor tem uma entrada diferente, então comprei um conversor — só que não funcionou. Percebi que na minha placa-mãe MCR-A520M-DXV4 as conexões são compatíveis com o segundo monitor, então tentei ligar por ela, mas o monitor não é reconhecido.

Pesquisando, vi que pode ser necessário ativar os gráficos integrados do processador para que funcionem junto com a placa de vídeo dedicada. Meu processador é um Ryzen 5 3400G, que tem gráficos integrados (Radeon Vega), então teoricamente isso deveria ser possível.

O problema é que na BIOS da minha placa-mãe não encontrei nenhuma opção para ativar os gráficos integrados. Fucei várias abas, pesquisei, pedi ajuda pro Gemini, pro ChatGPT… mas até agora nada resolveu 

Se alguém já passou por isso ou tiver alguma ideia do que posso tentar, qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Agradeço demais desde já

Postado

@Mersoo você só tem como usar 1 GPU dedicada ou 1 GPU integrada, não da pra usar Vídeo onboard e Vídeo dedicado ao mesmo tempo mesmo que seja pra monitores diferentes.

47 minutos atrás, Mersoo disse:

não encontrei nenhuma opção para ativar os gráficos integrados

isso deve ser porque o sistema detectou a gpu dedicada e desativou a integrada automaticamente

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Mersoo Na BIOS, conseguiu acessar o menu de configurações avançadas ou tem algo desse tipo ? Se achar, precisa procura algum lugar que fale sobre iGPU, se encontrar, é ali que irá ativar para usar a GPU e o vídeo integrado ao mesmo tempo.

O problema é que sua placa-mãe é remarcada da Mancer, então algumas coisas podem mudar o nome e lugar, mas é basicamente isso, precisa fuçar de novo na BIOS e ver se acha o menu avançado e algo relacionado com iGPU, e colocar em alguma opção quer permita onboard e PCIe ao mesmo tempo.

1 hora atrás, Mersoo disse:

pedi ajuda pro Gemini, pro ChatGPT

IAs, busca o que é conhecido como resposta, como a placa-mãe é de fabricante diferente das comuns, o melhor é pedir ajuda em fóruns, o uso de IAs acaba não sendo uma boa ideia para perguntar sobre como ativar o iGPU na sua placa-mãe em específico.

A ativação do iGPU também irá consumir memória RAM, já que é a memória RAM que vira o VRAM de vídeo integrado.

16 minutos atrás, Mascote01 disse:

não da pra usar Vídeo onboard e Vídeo dedicado ao mesmo tempo mesmo que seja pra monitores diferentes.

E o iGPU ? O uso de vídeo integrado e vídeo dedicado em mais de um monitor ? Eu sempre vi falar de ativar isso, e sempre foi dito que dá, inclusive foi o foco da minha resposta aqui, como sendo uma solução para uso de 2 fontes de vídeo diferentes.

• Curtir 3
  • Solução
Postado
25 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Mersoo você só tem como usar 1 GPU dedicada ou 1 GPU integrada, não da pra usar Vídeo onboard e Vídeo dedicado ao mesmo tempo mesmo que seja pra monitores diferentes.

Em teoria, dá. O Rafael Coelho respondeu essa pergunta.

Postado

@RobertoGB @Elder Nauvirth @Mascote01 Obrigado pessoal. Marquei como solucionado a pergunta. Fico grado pelo tempo e disposição de todos. Como foi falado vou perder um pouco da memória RAM e não quero isso, então creio que vou abandonar a ideia e buscar outra solução. Obrigado

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Não consigo ativar os gráficos do meu processador Ryzen 5 3400G

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!