Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho experienciado um péssimo desempenho no meu pc ja faz um tempo, tô pra formatar ele mas to prostergando isso até conseguir adquirir um M2.

Enfim, dois jogos tão tendo um desempenho deplorável... são eles Escape From Tarkov e CS2 (acredite)

Tarkov é uma porcaria nos termos de otimização e todo wipe novo vem com uma penca de bugs/problemas de desempenho, conexão etc isso todo mundo já sabe. Só que normalmente isso se resolve com o tempo, o que não é o caso. Meu desempenho ta horrivel, mesmo jogando em mapas que nunca deram esse tipo de problema antes, é stuttering, drops de frame, tempo de loading absurdo, coisas que eu tinha quando jogava num pc muito inferior a esse, e que ja tive com mapas novos, por algum tempo, mas depois se resolveram.

Tenho amigos com maquinas mais fracas que rodam tranquilamente o game. Sobre o CS, de um tempo pra ca o jogo ficou insuportavel, ele simplesmente CONGELA em momentos aleatórios, geralmente ao morrer ou trocar de camera no casual. O tempo de loading é absurdo, já me fez entrar em comp no terceiro round por conta disso. Uns dias pra trás tava insuportavel, era toda partida no minimo umas 3 ou 4 travadas. Tendo que fechar o jogo fazendo Logout no PC, se não não tinha jeito. Depois de umas 4 partidas ele estabilizava, mas continuava a dar freeze com menos frequência. Umas semanas pra cá diminuiu a frequência, mas ainda acontece, tanto é que acabou de acontecer e vim aqui escrever esse tópico.

Outros jogos roda de boa, jogo Squad em qualidade alta/ultra tranquilo, jogos como The Witcher 3 no talo também, roda Bodycam nas configurações de performance com um frame rate estável, Arena Breakout no ultra também... o único B.O são nesses dois jogos.

Uma coisa que notei é que tambem de um tempo pra ca, do nada, meu MSI parou de funcionar. Eu usava ele pra setar o tarkov a 60frames porque isso ajudava a estabilizar o frametime, o que aumentava a fluidez, mas ele não aparece mais em nenhum jogo ao ligar o monitoramento. Drivers de Vídeo atualizados.

Config. GTX 1080, Ryzen 5 3600, 16gb ram 3200mhz (ja tá com aquela config na BIOS pra destravar a RAM), HD 1 TB (quando tarkov ta nele, 12 a 18 minutos pra entrar na raid), SSD 250g (tarkov nele, 5 a 8 minutos de loading)

• J.Augusto F alterou o título para Péssimo em jogos - Tela Congelando no CS GTX 1080 e Ryzen 5 3600
  • Membro VIP
Postado

@Orangotango Vuador Bom dia

A primeira coisa a se fazer é fazer o msi afterburner, pois com ele que vamos descobrir qual é o vilão nessa história.

O dos principais causadores de congelamento, são "temperatura e fonte de alimentação" e você não passou nem um dessas informações.

Passe o modelo dessa fonte de alimentação, porque se o mesmo não for de qualidade o desempenho será afetado.

É preferível uma fonte de 500 Watts boa do que uma de 800 Watts  duvidosa.

Agora sobre temperatura, se for esse o problema, rode os jogos com a lateral do gabinete aberta.

• Curtir 1
Postado

@Orangotango Vuador

10 horas atrás, Orangotango Vuador disse:

CS2 (acredite)

Pois acredito, até em computador com Ryzen 7 7800X3D e RTX 4070Ti 12GB esse jogo tá dando stuttering.

Acontece que, o CS2, tem diversos problemas com otimização, diferente do que era o CS:GO que rodava até numa torradeira sem travar.

Dependendo sua versão do driver, isso colabora para que tenha stuttering no CS2, se você usa o G-SYNC ligado, também... Inúmeros fatores colaboram para isso, e muitos, apenas aceitam ou esperam atualizações para resolver seus problemas, tem até gente que cobra para fazer otimização no CS2.

Claro, seu problema pode ser outras coisas, como temperatura por exemplo, siga o que o colega instruiu e tire uma print ( ou faça um pequeno vídeo ) com o MSI Afterburner.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/06/2025 às 23:02, Orangotango Vuador disse:

Bom, tenho experienciado um péssimo desempenho no meu pc ja faz um tempo, tô pra formatar ele mas to prostergando isso até conseguir adquirir um M2.

Enfim, dois jogos tão tendo um desempenho deplorável... são eles Escape From Tarkov e CS2 (acredite)

Tarkov é uma porcaria nos termos de otimização e todo wipe novo vem com uma penca de bugs/problemas de desempenho, conexão etc isso todo mundo já sabe. Só que normalmente isso se resolve com o tempo, o que não é o caso. Meu desempenho ta horrivel, mesmo jogando em mapas que nunca deram esse tipo de problema antes, é stuttering, drops de frame, tempo de loading absurdo, coisas que eu tinha quando jogava num pc muito inferior a esse, e que ja tive com mapas novos, por algum tempo, mas depois se resolveram.

Tenho amigos com maquinas mais fracas que rodam tranquilamente o game. Sobre o CS, de um tempo pra ca o jogo ficou insuportavel, ele simplesmente CONGELA em momentos aleatórios, geralmente ao morrer ou trocar de camera no casual. O tempo de loading é absurdo, já me fez entrar em comp no terceiro round por conta disso. Uns dias pra trás tava insuportavel, era toda partida no minimo umas 3 ou 4 travadas. Tendo que fechar o jogo fazendo Logout no PC, se não não tinha jeito. Depois de umas 4 partidas ele estabilizava, mas continuava a dar freeze com menos frequência. Umas semanas pra cá diminuiu a frequência, mas ainda acontece, tanto é que acabou de acontecer e vim aqui escrever esse tópico.

Outros jogos roda de boa, jogo Squad em qualidade alta/ultra tranquilo, jogos como The Witcher 3 no talo também, roda Bodycam nas configurações de performance com um frame rate estável, Arena Breakout no ultra também... o único B.O são nesses dois jogos.

Uma coisa que notei é que tambem de um tempo pra ca, do nada, meu MSI parou de funcionar. Eu usava ele pra setar o tarkov a 60frames porque isso ajudava a estabilizar o frametime, o que aumentava a fluidez, mas ele não aparece mais em nenhum jogo ao ligar o monitoramento. Drivers de Vídeo atualizados.

Config. GTX 1080, Ryzen 5 3600, 16gb ram 3200mhz (ja tá com aquela config na BIOS pra destravar a RAM), HD 1 TB (quando tarkov ta nele, 12 a 18 minutos pra entrar na raid), SSD 250g (tarkov nele, 5 a 8 minutos de loading)

Bom dia a todos na discussão.

Parece que seu sistema vai precisar de revisão dos componentes principais, uma leve remoção de arquivos residuais inúteis do Windows Update, e possivelmente uma desfragmentação do disco. Além disso, pode ser que você tenha pacotes de drivers desatualizados no seu computador, e a depender do caso, vai precisar fazer manutenção na sua Política de Grupo do Windows Update (receio que ele esteja desatualizando seus drivers acidentalmente, o que não seria novidade, já que esse é um problema crônico dele).

Além disso, está usando Windows 10 ou 11 nesse processador?

Postado
Em 05/06/2025 às 07:54, Edvaldo J. Frederico disse:

@Orangotango Vuador Bom dia

A primeira coisa a se fazer é fazer o msi afterburner, pois com ele que vamos descobrir qual é o vilão nessa história.

O dos principais causadores de congelamento, são "temperatura e fonte de alimentação" e você não passou nem um dessas informações.

Passe o modelo dessa fonte de alimentação, porque se o mesmo não for de qualidade o desempenho será afetado.

É preferível uma fonte de 500 Watts boa do que uma de 800 Watts  duvidosa.

Agora sobre temperatura, se for esse o problema, rode os jogos com a lateral do gabinete aberta.

Então, o MSI afterburner simplesmente não está monitorando nenhum jogo. Já reinstalei ele, configurei para aparecer o monitoramento em sobreposição, junto com o Rivatuner e nada...

Quanto a fonte, uma Cx550, nunca tive problemas com ela.

As temperaturas estavam mais altas antes de eu limpar meu gabinete, tirei o pó e a temperatura baixou, quanto está exatamente não consigo informar, visto que o MSI resolveu parar de funcionar... 

Em 05/06/2025 às 10:35, Middoken disse:

@Orangotango Vuador

Pois acredito, até em computador com Ryzen 7 7800X3D e RTX 4070Ti 12GB esse jogo tá dando stuttering.

Acontece que, o CS2, tem diversos problemas com otimização, diferente do que era o CS:GO que rodava até numa torradeira sem travar.

Dependendo sua versão do driver, isso colabora para que tenha stuttering no CS2, se você usa o G-SYNC ligado, também... Inúmeros fatores colaboram para isso, e muitos, apenas aceitam ou esperam atualizações para resolver seus problemas, tem até gente que cobra para fazer otimização no CS2.

Claro, seu problema pode ser outras coisas, como temperatura por exemplo, siga o que o colega instruiu e tire uma print ( ou faça um pequeno vídeo ) com o MSI Afterburner.

Eu li algo sobre isso no fórum da Steam, pessoal com maquinas muito boas tendo esse problema de congelamento sem solução. Outro detalhe é que o proprio loading do game demora pra caramba, coisa de 5 minutos só pra cair no menu. O lance é: Eu nunca tive problemas com o Cs2 desde que lançou, começou recentemente. Sobre o MSI, mesma coisa que disse pro colega, não to conseguindo monitorar nenhum jogo com ele, eu abro, configuro e ele não aparece a sobreposição. 

13 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia a todos na discussão.

Parece que seu sistema vai precisar de revisão dos componentes principais, uma leve remoção de arquivos residuais inúteis do Windows Update, e possivelmente uma desfragmentação do disco. Além disso, pode ser que você tenha pacotes de drivers desatualizados no seu computador, e a depender do caso, vai precisar fazer manutenção na sua Política de Grupo do Windows Update (receio que ele esteja desatualizando seus drivers acidentalmente, o que não seria novidade, já que esse é um problema crônico dele).

Além disso, está usando Windows 10 ou 11 nesse processador?

Boa noite amigo, obrigado por se juntar a nós pra tentar resolver o problema.

Estou usando Windows 10 pro x64. 

Sobre essas sugestões que você deu, como posso prosseguir com isso?

• J.Augusto F alterou o título para Péssimo em jogos - stutterings e quedas de frames no CS GTX 1080 e Ryzen 5 3600
  • Membro VIP
Postado
Em 14/06/2025 às 21:49, Orangotango Vuador disse:

@Gabriel U E Então amigo, alguma sugestão?

Olá de novo, desculpe a demora.

Seguem algumas sugestões caso ainda precise:

1. Pause os principais serviços de escrita e processamento do Windows.
Se o seu computador estiver apresentando extrema lentidão (por usar HD em vez de SSD), e/ou devido a problemas como o Disco em 100% por exemplo, esse passo ajuda a tornar seu computador mais responsivo enquanto as outras correções são aplicadas. Esse ajuste é temporário.

1.1 Pressione Windows + R, e digite services.msc (pressione Enter depois).

1.2 Na lista de Serviços do sistema, clique duas vezes no topo da coluna Nome, e coloque os serviços em ordem alfabética invertida.

1.3 Ache os seguintes serviços: Windows Update, Windows Search, Sysmain.

1.4 Selecione um por um, para abrir as Propriedades.

1.5 Coloque o Tipo de Inicialização em Desativado, e clique no botão Parar, até que ele não fique mais disponível. Clique em Ok para salvar.

1.6 Abra o seu Gerenciador de Tarefas e veja se o seu disco ou a CPU estão com uso alto, ou se ele diminuiu.

1.7 Verifique também se o seu computador ficou mais responsivo apenas com esse ajuste.

2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows.

Esta etapa garante que os recursos críticos do Windows estejam corretamente instalados e funcionando. Se algo falhar aqui, pode ser necessário reinstalar o sistema inteiro do zero.

2.1 No Menu Iniciar, pesquise por cmd e abra o Prompt de Comando como Administrador
2.2 Execute dois comandos de verificação: sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth
2.3 Caso a execução de uma das verificações pareça pausada, clique na parte preta da tela e pressione Enter (para despausar).

2.4 Reinicie o computador quando ambas terminarem.

3. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização).

Alguns problemas no Windows podem surgir, se o arquivo de hibernação (hiberfil.sys) se corromper espontaneamente. Assim, ao desativá-lo, o sistema pode excluir o arquivo e reescrevê-lo depois, quando o usuário o reativar.

3.1 Ainda no CMD como Administrador, execute o seguinte comando: powercfg -h off, pressionando Enter.

3.2 O comando não retornará nenhum feedback ou mensagem, e o Prompt pode ser fechado depois disso.

3.3 Seu disco deve ter ganhado alguns GBs de espaço livre depois desse passo.

4. Exclua os arquivos residuais do Sysmain.

O Sysmain é um serviço de aprimoramento do Windows. Ele funciona "anotando" a ordem em que arquivos são necessários para executar cada programa no seu computador, e ele entra em ação toda vez que você abre algum aplicativo. Quando você abre o aplicativo outras vezes, o Windows lê as anotações dele e acha os arquivos mais rápido, tornando a inicialização do programa mais rápida. Algumas vezes, alguns desses arquivos podem se corromper, e apagá-los fará com que sejam reescritos.

4.1 Considerando que o Sysmain ainda está desativado desde o primeiro passo do tutorial, pressione Windows + E e entre no seu disco do Windows (Disco Local C, geralmente).

4.2 Ache a pasta Microsoft, e depois a pasta Prefetch (dê a permissão de Administrador para abrir).
4.3 Pressione Ctrl + A para selecionar tudo, depois Shift + Del (para deletar permanentemente).
4.4 Após confirmar a exclusão, reative os serviços desligados no primeiro passo, refazendo os passos do tópico 1.

Me avise quando terminar estes passos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!